quarta-feira, 15 de junho de 2016

UMA PERGUNTA...

QUANDO A IGREJA USA A BÍBLIA PARA DEFENDER AS DOUTRINAS DENOMINACIONAIS E SEUS COSTUMES, ELA ESTÁ PRATICANDO QUAL TEOLOGIA?:

1) A Teologia Bíblica. 
2) A Teologia Sistemática.
3) A Teologia do N.T.
4) A TEologia do V.T.
5) A Teologia Dogmática.

AGORA VAMOS À MINHA RESPOSTA – Espero que você, leitor, não acrescente nada ao que eu escrever. Se você pensar que eu disse algo que não está escrito aqui, assuma como teu pensamento. 
          NÃO É A TEOLOGIA BÍBLICA  - Quem defende costumes de igrejas e doutrinas denominacionais, ou seja, aquilo que a denominação pensa, não pratica a teologia bíblica. A TEOLOGIA BÍBLICA SE BASEIA, DE MANEIRA PURA E SIMPLES, AO QUE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA. A BÍBLIA NÃO SE POSICIONA POR COSTUMES DENOMINACIONAIS, NEM POR DOGMAS DAS RELIGIÕES CRISTÃS. Se assim o fosse, ela teria que se posicionar por uma denominação, escolher qual seria o costume mais santo, mais sagrado. Diante disso temos a seguinte lição: Os costumes denominacionais, as liturgias, os dogmas das igrejas, não estão acima da Bíblia. Qualquer igreja que tratar seus membros baseando-se nos costumes denominacionais, foge da Bíblia, logo, foge dos pensamentos do próprio Deus da Palavra. 
          NÃO É A TEOLOGIA DO N.T. NEM A TEOLOGIA DO A.T. – A Teologia do A. T. baseia-se dos livros canônicos do A.T. para extrair seus ensinos. A Teologia do N.T. se baseia nos 27 livros canônicos para extrair seus fundamentos. O Teólogo do N.T. não pode extrapolar as informações do N.T. para, com isso, fundamentar suas ideias. Os pensamentos, os ensinamentos do teólogo, do professor, do pastor, devem estar “colados”, enraizado, de maneira profunda, aos escritos dos apóstolos, de Cristo, presentes no N.T. Usar o N.T. para defender costumes de homens, de regiões, de denominações, É FUGIR DO PROPÓSITO ORIGINAL E SANTO DO N.T.

        NÃO É A TEOLOGIA SISTEMÁTICA - 
A Teologia Sistemática sistematiza as doutrinas bíblicas, visando um melhor aprendizado do estudante. Nela estudamos Angeologia, Soteriologia, etc. Jamais se estuda, em TH.Sist. doutrinas e costumes de denominações. 

          Só nos resta uma alternativa: A TEOLOGIA DOGMÁTICA
A palavra grega  “dogma”, significando, originalmente, “opinião” ou  “juízo”, “crença”.
          De acordo com R.N. Champlin, “a Teologia Dogmática, como um sistema, começa pela Teologia Bíblica, mas nunca termina aí.  Uma pare do dogma consiste em interpretação, o que significa que as diversas denominações cristãs conseguem derivar das Escrituras diferentes dogmas...” (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, São Paulo: Hagnos, 2001, VL D-G).
          Concordo com esse pensamento de Champlin sobre a Teologia Dogmática, e por isso defendo a ideia de que a Teologia Dogmática, mesmo com toda a sua importância, não é 100% Bíblica. 
          Na verdade, o ato de fazer teologia é humano, assim, teologizar é uma ação do estudante, do teólogo para compreender as a Escrituras Sagradas e seus ensinos. Nessa ação, cada um pode ter a sua interpretação. Mas não nos esqueçamos:“NENHUMA INTERPRETAÇÃO HUMANA TEM MAIS VALOR DO O QUE ESTÁ ESCRITO NAS SAGRADAS ESCRITURAS.” Se eu estou falando alguma heresia, aqui, que me combatam, com textos bíblicos. 
Precisamos entender que “A Bíblia é a fonte primária da teologia dogmática. Porém, a teologia dogmática, em seu resultado final, não é totalmente bíblica, pois o teólogo trilha por caminhos extrabíblicos: evidências culturais, religiosas, históricas, científicas, com o objetivo de melhor entender a verdade bíblica. Nesses caminhos, encontramos, como resultado final:

·         Verdades bíblicas: Conclusões da teologia dogmática que são bíblicas.

·         Verdades extrabíblicas – Conclusões da teologia dogmática, que são verdadeiras, porém não são integralmente bíblicas.

·         Pensamentos humanos – Pensamentos de teólogos que são bons, aproveitáveis, porém não são bíblicos.

·         Pensamentos antibíblicos – Conclusões que contradizem a Bíblia.” (João Moreno de Souza Filho, Teologia do N.T., 2016.)

·         “PROBLEMA NA TEOLOGIA DOGMÁTICA -  Um dos grandes problemas da teologia dogmática é o uso da Bíblia para a defesa de dogmas já estabelecidos. Essa ação faz com que o estudante, o cristão, fuja do terreno bíblico puro e simples e viva nas vielas dos pensamentos humanos. Isso era comum na Idade Média, época na qual a Igreja Católica usava a Teologia Bíblica para sustentar seus dogmas, suas doutrinas.” (João Moreno de Souza Filho, Teologia do N.T.2016.)
 Diante do que falei, a resposta à pergunta “QUANDO A IGREJA USA A BÍBLIA PARA DEFENDER AS DOUTRINAS DENOMINACIONAIS E SEUS COSTUMES, ELA ESTÁ PRATICANDO QUAL TEOLOGIA?” éTEOLOGIA DOGMÁTICA.

Só para vocês terem uma ideia do que falo, faço algumas perguntas sobre os costumes em muitas igrejas:
1)      Qual texto bíblico dá base para um pastor proibir os jovens namorados de pegarem na mão? (isso existe em algumas cidades).
2)      Qual texto bíblico diz que teatro na igreja é pecado? (Isso existe em igrejas mais radicais).
3)      Qual texto bíblico diz que mulher andar de bicicleta, de saia, está pecando contra Deus e que por isso não entrará no céu? (Isso acontece em algumas cidades do Brasil).
4)      Qual texto bíblico diz que ...Podem continuar perguntando.

EU SOU CONTRA OS COSTUMES DENOMINACIONAIS?

Não. Eu sou conservador com relação aos usos e costumes. Porém eu não sacralizo meus costumes nem acho que eles são mais santos do que os de outras denominações. O erro não é ter costume. O erro é ter costume e rejeitar o próximo, porque é diferente, criticar outras igrejas, como se Deus não estivesse nelas..ISSO É FRUTO DA DOGMÁTICA e não da teologia bíblica que defende o amor. 
OBS:  Não me critique se não atendi a tua expectativa. Eu fui chamado para o ministério do ensino para levar o povo de Deus à reflexão bíblica, há mais de 30 anos,quando ainda era adolescente, em Maceió, AL. Sejamos mais biblicistas, pois um avivamento só vem quando estamos “colados” à bíblia. Só me critique se eu, nesse artigo, feri algum texto sagrado, fui de encontro, de maneira clara, a algum ensinamento bíblico. Pergunte-se para você mesmo: Alguma vez eu já usei a Bíblia para defender o que não é bíblico? Essa ação é santa? Deus concorda que usemos a bíblia para defender o que não está em sua Palavra? Essa reflexão, bem feita, eliminará muitas brigas denominacionais entre muitos crentes, especialmente entre os conservadores, os ultraconservadores, os neoconservadores, etc.  
Um abraço a todos.

Prof. João Moreno de Souza Filho.
            WhatsApp (19) 9 8324-6484


Nenhum comentário:

Postar um comentário