quinta-feira, 15 de novembro de 2012


 Sarepta: lugar de treinamento. 1 Reis 17:8-16.

·        Depois de Elias ter passado no segundo estágio de seu treinamento como homem de Deus, no riacho de Querite, um período mais exigente de treinamento o esperava num lugar chamado Sarepta. Todo homem que fosse usado por Deus como Elias o foi nos anos seguintes deveria passar primeiramente por um treinamento avançado (1 Rs 17:8-9).

1)    SAREPTA.
·        Deriva de um verbo hebraico que significa “fundir, refinar”. É interessante perceber que, na forma de substantivo, Sarepta quer dizer “cadinho”. Cadinho ou "crisol" é um recipiente em forma de pote, normalmente com características refractarias, resistente a altas temperaturas, onde se fundem materiais a altas temperaturas. Ou seja, Sarepta viria a ser realmente um “cadinho” para Elias: um lugar planejado por Deus para refinar ainda mais seu profeta e fazer uma grande diferença para o restante de sua vida.
·        Primeiro foi pra Querite – cortado dos demais e para colocar Elias na linha de Deus. Agora é o momento de fazer uma obra mais profunda, ou seja, vou aumentar o fogo da fornalha e derrete-lo para que possa moldá-lo, de maneira muito mais exata. PROVAS PRODUZEM SEMELHANÇAS COM CRISTO.

2)    O PLANO DE DEUS PARA ELIAS.
·        Deus não se esqueceu de Elias mesmo enquanto estava passando pelo calor do fogo refinado (Is 49:16). DEUS SABE ONDE ELE ESTÁ! “Então veio a palavra do Senhor” (v.8). Deus sabe onde nós estamos. Às vezes nos esquecemos disso. Há momentos em que até achamos que Deus se esqueceu de nós. Ele não esqueceu (Isaias 41:10: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”. Josué 1:9 “sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

·        DEUS SABE AONDE ELIAS ESTÁ INDO. “dispõe-te, e vai a Sarepta...e demora-te ali”, é o que Deus diz a Elias. Você se lembra das instruções anteriores que Deus deu a Elias? Ele teria de viver no riacho. Agora, o Senhor está dizendo: “Vá para Sarepta e fique lá”. “Sarepta”, que pertence a Sidom, estava localizada bem a oeste, na costa do Mediterraneo, a pelo menos 150 Km de Querite. O Rei Acabe estava procurando Elias em todos os lugares.

·        “ordenei a uma mulher viúva que te dê comida”. A viuva pobre iria ajudar o famoso profeta Elias que estivera diante da face do Rei de Israel  É um lembrete maravilhoso de que normalmente sãos as coisas mais humildes que nos preparam para as grandes tarefas.

3)    As provas de Elias. Dois testes (1 Rs 17:10-11).
·        O teste da primeira impressão. Que surpresa! Bem vindo a Sarepta, Elias! Era esta a pessoa que iria sustentá-lo? Já fez alguns planos? Então, de repente, tudo é diferente daquilo que você havia planejado. Mas as coisas não são apenas diferentes... mas piores.

·        O teste das impossibilidades físicas (1 Rs 17:13-14). A viúva mantinha os olhos na impossibilidade: um punhado de farinha, um pouco de azeite, um pouco de lenha. Elias arregaçou as mangas e se concentrou somente nas possibilidades. Elias esteve no Querite. Viu a prova da fidelidade de Deus. Sobreviveu ao riacho seco. Obedeceu a Deus, e sem hesitação, viajou até Sarepta. Você só acredita naquilo que você provou ou viu. ( VS. 15e 16) lição da obediência!

CONCLUSÃO: 1) a orientação de Deus é surpreendente;  não tente analisa-la; 2) os primeiros dias são os mais difíceis; não desista (primeira impressão); 3) as promessas de Deus dependem de obediência; não deixe de fazer a sua parte: Elias: levante-se!; 4) as provisões de Deus são justas; não deixa de agradecer-lhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário