quarta-feira, 28 de novembro de 2012


O poder da esperança. 1 Pedro 1:1-9.

·        O que é esperança? Desejo acompanhado pela expectativa ou pela crença na realização (de algo); desejar com expectativa de obter; esperar com confiança”.

1)    Pedro – homem cheio de esperança!

·        Pedro, discípulo de Jesus Cristo, chamado pelo mestre, antes era pescador.  Quando Pedro decidiu seguir a Cristo, não teve volta. Com o passar do tempo, ele se tornou o mais comprometido com O mestre, um discípulo devotado e obstinado, cuja lealdade não conhecia fronteiras. Jesus alertou Pedro, quanto a obstinação de Satanás de arruiná-lo, mas Pedro subestimou (Lc 22:34).

·        O leal, valente e corajoso Pedro falhou com o seu Senhor. Ele negou, deliberada e abertamente, que era um dos 12 discípulos. Ele virou as costas para aquele que o amara o suficiente para alertá-lo não apenas uma ou duas, mas três vezes (Lc 22:61-62).
·        Esperança. Ressurreição de Jesus! Na primeira manhã de domingo de Páscoa, Jesus ressuscitou dentre os mortos e enviou uma mensagem cheia de graça à Pedro (Mc 16:7). Pedro tornou-se um dos principais discípulos de Jesus.

2)    Sorrindo em meio à dor (1 Pe 1:1-2).

·        A coisa mais importante que devemos saber sobre esses “desconhecidos dispersos” é que eles estavam enfrentando um período de sofrimento e perseguição. Alguns desses cristãos estavam sofrendo porque estavam vivendo uma vida de santidade, fazendo o que era bom e correto; outros estavam sofrendo censura por causa do nome de Cristo, sendo recriminados por pessoas não salvas. Pedro escreveu para encorajá-los a darem bom testemunho aos seus perseguidores.

·        A primeira boa noticia que Pedro nos deus foi fazer-nos saber que somos eleitos por Deus. Fomos escolhidos pelo Senhor. Essa escolha foi feita segundo a presciência dele e pelo poder do Espírito Santo, para que possamos obedecer a Jesus, sendo purificados pelo Seu sangue.

3)    REGOZIJANDO-SE EM TEMPOS DIFÍCEIS.

·        TEMOS UMA VIVA ESPERANÇA (1 Pe 1:3). Para os que não estão salvos, a esperança não passa de uma fantasia mental, como pedidos que fazem a uma estrela cadente. Ou, espero ganhar na loteria. “Espero que tudo dê certo”. Isso não é esperança, é apenas uma ilusão. A ESPERANÇA É COMO UMA ANCORA. NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO NOS ESTABILIZA DURANTE AS TEMPESTADES DA VIDA, MAS, AO CONTRÁRIO DA ÂNCORA, ELA NÃO NOS DETÉM”.

·        TEMOS UMA HERANÇA PERMANENTE (1 PE 1:3-4). Um lar seguro no céu. E nosso lugar está reservado sob a constante e onipotente proteção e a vigilância de Deus, o Todo-poderoso. Nada pode destruir essa herança, maculá-la, diminuí-la ou substituí-la.

·        TEMOS UMA PROTEÇÃO DIVINA (1 Pe 1:5). Estamos protegidos pelo mais eficiente sistema de segurança disponível: o poder de Deus. Não como nos perdemos no processo do sofrimento. Nenhuma desordem, nenhuma enfermidade e nem mesmo a própria morte podem nos enfraquecer ou ameaçar a derradeira proteção do Senhor sobre nossa vida.

·        TEMOS UMA FÉ EM DESENVOLVIMENTO (1 PE 1:6-7).  A expressão AINDA QUE indica que a alegria é incondicional, não depende das circunstancias que nos rodeiam (Rm 8:18; II Co 4:17). Os versículos seis e sete revelam três coisas significantes sobre as provações:

·        1) as provações são frequentemente necessárias, pois testam a genuidade de nossa fé, e ao mesmo tempo, ensinam-nos a sermos humildes. VALORES DA VIDA: Primeiro, valor primário: a água por exemplo; valor secundário: um instrumento de metal; valor terciário ou subjetivo: ouro ou uma fotografia.

·        2) as provações são angustiantes e ensinam-nos a ter compaixão, A fim de que nunca menosprezemos  as adversidades dos outros ou cruelmente os forcemos a sorrir enquanto passam por ela.

·        3) as provações vem sob variadas formas. A palavra variadas se originou de um interessante termo grego, poikolos, que significa matizado ou de muitas cores.  As provações vêm em uma variedade de formas e cores. São diferentes, assim como nós somos. Algo que dificilmente afetaria voce pode tirar meu chão, e vice-versa (2 Co 12:7-10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário