sexta-feira, 30 de novembro de 2012


A chamada de Jeremias – Jr 1:5,6-8,18.

·        Quanto a biografia de Jeremias sabemos pouco: o nome de seu pai, Hilquias; a vocação deste sacerdote e o local de nascimento, Anatote.

·        “a minha identidade ( “quem sou eu”) não tem inicio quando começo a me compreender. Há algo anterior que me leva a refletir sobre mim, e é o que Deus pensa a meu respeito”.

1)    SOU APENAS UM JOVEM!

·        A missão que Jeremias recusou foi a de ser um profeta, duas convicções: DEUS VIVE E É PESSOAL E ATIVO.

·        O mundo está atravessando um momento difícil e complexo: “a função do profeta é convocar as pessoas a viverem bem, da forma certa – a serem humanos”. Não podemos ser humano se não temos relação com Deus!

·        UM PROFETA leva as pessoas a conhecer a Deus; quem Ele é, suas características, palavras e ações.
·        o Profeta suscita nossa ira ao rejeitar nossos eufemismos, revelar nossos disfarces (hipocrisias)  e, então, trazendo à tona nossos atos mais cruéis e motivos egoístas, exibindo-os onde todos possam ver”.

2)    ALEGANDO INCAPACIDADE, CASUÍSMO.

·        “...Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança”.
·        OU SEJA, Nossas desculpas, para fugirmos do chamado de Deus: “Eu não tenho experiência, sou apenas uma dona de casa; não fiz nenhum curso de teologia; sou apenas um humilde pregador e não tenho suficiente escolaridade; não tenho tempo disponível, me falta autoconfiança!”

·        Subterfúgios: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerás?” (Jr 17:9).
·        Existe uma enorme diferença entre o que nós pensamos que podemos fazer e o que Deus nos chama a realizar.

·        NÃO DIGAS: Não passo de uma criança, porque a todos a quem eu te enviar irás, e tudo quanto eu te mandar falarás, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações sobre os reinos para arrancares e arruinares e também para edificares e plantares (Jr 1:9-10). Verbos: arrancar, derribar, destruir, arruinar, edificar e plantar.

3)    DUAS VISÕES
3.1) VARA DE AMENDOEIRA.
·        “veio ainda a palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1:11-12).

·        A amendoeira é uma das primeiras árvores a florescer na região da Palestina. Enquanto a terra ainda está sob os efeitos gélidos do inverno, as acalentadores flores surgem naturalmente, sem avisar, surpreendendo-nos com a promessa da primavera.

·        “Por que eu velo sobre a minha palavra para cumprir”. Estas palavras, como a flor da amendoeira, são promessas, uma antecipação do que está para acontecer. Elas se transformam em algo. Amendoeira (hebraico: Shaqued) e Velo (shoqued): na língua hebraica são parecidas. 

·        Ou seja, Estou velando a minha palavra como um pastor vela por seu rebanho. Nenhuma das palavras, que me ouviste dizer deixará de se cumprir.

3.2) PANELA DE ÁGUA FERVENTE.

·        Outra vez, me veio a palavra do Senhor, dizendo: que vês? Eu respondi: vejo uma panela ao fogo, cuja boca se inclina do norte (Jr 1:13).

·        São inimigos marchando para uma invasão (Jr 1:14-16). Esta guerra iminente está relacionada ao julgamento de Deus. A água fervente irá lavar a terra. “A água quente tem o dom de purificar”.

·        “a guerra viria interromper aquele modo de vida inútil, tolo, impuro e indolente, obrigando-o a voltar seus olhos para o que é essencial e eterno: vida e morte, Deus e a humanidade, fé e descrença, aliança e obediência”.

 CONCLUSÃO: "eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze".


Nenhum comentário:

Postar um comentário