terça-feira, 31 de outubro de 2023

 Apocalipse – A trindade no Apocalipse Ap 1.1-8 

Introdução

Para muitos o livro de apocalipse é um texto confuso, cheio de nuances incompreensíveis. Contudo, o livro de apocalipse é como uma pintura impressionista. Semelhante a pintura “O grito” de Edvar Munch, muito de perto o entendimento da pintura é complexo. Tudo que vê são pinceladas de várias cores de tinta e muito e cenas sobrepostas. Contudo, fique um pouco longe da pintura, e o quadro vai se tornando mensurável, interpretativo. 

E o que emerge da pintura não é apenas uma cena, mas o estado de espirito que ela evoca. É assim que devemos abordar o livro de apocalipse. Se nos aproximarmos demasiadamente dele, observando apenas para os detalhes, tudo parece um pouco desconcertante, difícil de entender. Mas de um passo para trás, olhe para o panorama geral e o livro de apocalipse vai se tornando mais claro...límpido.

Também, o livro de apocalipse baseia-se em um estilo de literatura chamado “apocalíptico”, utilizado em textos escritos entre 400 a.c e 200 d.C. A característica fundamental do texto apocalíptico é a intenção de oferecer uma perspectiva divina sobre a história. João está nos mostrando o mundo – o mundo real em que vivemos -, no entanto olhando para ele da perspectiva do céu.

1)     Saudação

Os tempos eram difíceis, o mundo era governado pelo imperador Domiciano que perseguia vorazmente a igreja primitiva. Quem mandava e desmandava era o Império Romano.  Parecia que a igreja seria consumida pelo império romano! João está na ilha de Patmos, perseguido, preso, sozinho. Será que a igreja teria futuro? E lá na ilha, na prisão, é lhe dado as revelações de tudo que irá acontecer.

Ele inicia com uma saudação “graça e paz” vindo das três pessoas da trindade. “Daquele que é, que era e que há de vir” (v.4) – que é Deus Pai. Depois “dos sete Espíritos” (v.4), Deus Espirito Santo. E por fim, “De Jesus Cristo” (v.5), Deus Filho. O Pai, o Filho e o Espirito Santo – a santíssima Trindade – são a fonte de conforto para os cristãos primitivos.

Deus o todo Poderoso, nossa primeira fonte de consolo.  “Daquele que é, que era e que há de vir” (v.4). “Eu sou o Alfa e o Omega, diz o Senhor Deus, o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-Poderoso” (v.8). Portanto, a primeira benção para os cristãos perseguidos, é que eles têm um Pai Eterno que é Todo-Poderoso. 

Arqueólogos encontraram uma inscrição em Éfeso, uma das igrejas para a qual João escreveu, que diz: “Roma o teu poder nunca vai acabar”. Para os discípulos, o poder romano era uma ameaça presente bastante sério. Parecia que o poder romano duraria para sempre. Contudo, o poder romano foi destronado pelos bárbaros em 476 d.C.

João enfatiza que a eternidade somente pertence a Deus, não a Roma! Deus é aquele “que é, que era e que há de vir” (vs 4, 8). O apostolo não começa no passado com alguém “que era”, mas no presente eterno como alguém “que é”. Trata-se de um eco da revelação de Deus a Moisés na sarça em chamas, quando ele diz: “Eu sou o eu sou” ou “Eu serei o que serei” (Ex 3.14,15). Deus já existia antes de Roma e Deus continuará existindo depois de Roma.

Deus é Todo-Poderoso. A inscrição em Éfeso afirmava “Roma o teu poder nunca vai acabar”. Não diz “a tua gloria”, ou “a tua cultura”. Fala sobre “o teu poder”. Roma pensava que era um império Todo-Poderoso. Mas em apocalipse 1.8, o Senhor diz: “Eu sou...o Todo-Poderoso”.

Segundo “que há de vir”. Seria de esperar que ele dissesse que ele é “o que é, o que era e o que será”. Isso seria o presente, o passado e o futuro do verbo “ser”. Mas Deus muda o verbo quando fala do futuro. Ele é. Ele era. E ele está por vir. Deus vai intervir na história. Ele voltará, cumprirá a sua promessa.

“Onde está essa sua vinda que ele prometeu?” (2 Pe 3.3-4). Ou, “não vemos nenhum sinal de julgamento divino, por isso deve se tratar de um mito”. No entanto, Pedro diz que as pessoas “se esquecem deliberadamente” que Deus interveio para destruir o mundo no tempo de Noé (Vs. 5,6). Há aqui um precedente, Deus interveio para julgar o mundo, ele intervirá novamente para fazer o julgamento do mundo.

Olhe, ele está vindo com as nuvens” e “todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram”, e todos os povos da terra “se lamentarão por causa dele”. Assim será! Amém (Ap 1.7). 

Espirito Santo, nossa segunda fonte de consolo. A graça e a paz vêm do Espirito que está sempre presente “Graça e paz para vocês...da parte dos sete espíritos diante do seu trono” (v.4). Precisamos nos conectar ao mundo do apostolo João. Ele usa constantemente símbolos, números e imagens para transmitir sua mensagem. E um dos símbolos favoritos é o numero sete. Os sete estão entrelaçados ao longo do livro. O numero sete é um símbolo de completude ou perfeição. 

Assim, os sete espíritos ou o Espírito Sétuplo é a maneira de João dizer que o Espirito é completo ou perfeito. O Espirito de Deus está sempre presente e observa tudo. Ele está em toda parte e tudo é patente aos seus olhos. O Espirito nos conecta ao Pai (Ap 1.4) e ao Filho (Ap 5.6). O próprio Pai e também Jesus estão presente conosco por meio do Espirito. Pelo Espirito somos filhos de Deus e nos relacionamos como “Aba Pai”.

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.  O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus...  Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.14-16,26). 


Jesus Cristo é a nossa terceira fonte de consolo. O versículo 5 fala de “Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o governante dos reis da terra”. Ao longo do livro de apocalipse, João usa repetidamente a palavra “testemunho” ou “testemunha” e é uma das maneiras favoritas de João falar sobre os cristãos. O que é ser cristão? São aqueles que servem como testemunhas de Jesus, mesmo que isso significa a morte deles.

“Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida Apocalipse” (Ap 12:11).

Todavia, aqui no versículo 5, somos apresentados a Jesus, a ultima “testemunha fiel”. Ele é nosso modelo e padrão. Devemos ser fieis como ele foi; devemos ser testemunhas como ele foi uma testemunha. Em Atos 11, pela primeira vez os discípulos foram chamados de “cristãos”. 

O testemunho de Jesus o levou ao sofrimento, ao Gólgota e, a morte e morte de cruz. No entanto, a morte não era o fim. Pois ele ressuscitou e se tornou “o primogênito dentre os mortos” (Ap 1.5). Ele ressuscitou, ele venceu a morte e recebeu um corpo perfeito. Para onde ele for seu povo o segue. Segui-lo poderá nos conduzir ao sofrimento, no entanto também nos conduzirá muito além, para a gloria”

“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando” (1 Pedro 4:12-13).

Conclusão

Nos dias dos apóstolos o império romano estabeleceu o culto ao imperador. Augusto foi deificado pelo senado romano e chamado de “filho de Deus”. Os imperadores começaram a ser conhecidos como “o salvador do mundo”, “o senhor”, “o benfeitor”. Caligula, o pior imperador romano, se autodeificou e proclamou a “boa nova”.

No entanto, no versículo 5, ele é chamado de “soberano dos reis da terra”. Para o cidadão romano, o governante era Domiciano, para os cristãos, para as testemunhas, o governante era Jesus Cristo. O Apostolo Paulo em sua carta a igreja de Filipenses afirma a superioridade de Jesus em relação aos governantes desse mundo.

 “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fl 2:9-11). 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário