domingo, 29 de outubro de 2023

 Reforma protestante – Romanos 1.17 

Introdução

Estamos numa época de cancelamento nas redes sociais. Se você discorda do posicionamento do “politicamente correto”, ou seja, do pensamento progressista, defendido pela mídia e pelo governo federal, logo é cancelado, enterrado vivo. Um exemplo, esses dias o supremo tribunal federal estava votando em favor do aborto, se voce não concordasse era taxado e cancelado.

E o Martinho Lutero em seu tempo, século XVI, fora cancelado, taxado, negativado, contas suspensas, etc. O próprio Papa Leão X, chamou Lutero de “porco selvagem”, ou “javali selvagem”. O documento papal que cancelou Lutero era “Ex surge domine”, um homem escanteado pela igreja, seus livros foram queimados e fora excomungado pela igreja católica. Muitas pessoas até afirmava que ele tinha problemas mentais...

1)     Quem foi Lutero

Ele nasceu em Eisleben na Alemanha no dia 10 de novembro de 1483. Seu pai se chamava Hans Luther e sua mãe Margarete. Tivera uma educação religiosa muito severa. Consequentemente, adquiriu fobias religiosas, tinha muito medo da ira de Deus. Alguém lhe perguntou: “Voce ama a Deus?”, ele respondeu: “eu tenho medo de Deus, medo que o seu juízo caia sobre mim”. Constantemente Lutero estava no confessionário confessando seus “pecados” aos padres e, em seguida, tinha que orar um monte de Pai nosso e Ave Maria.  Um vazio permanecia em sua alma... 

Hans Lutero queria que seu filho fizesse direito, advocacia. Tornou-se um dos melhores alunos, no final do terceiro ano, tornou-se bacharel em Filosofia. Mas, durante uma tarde, voltando à cavalo para sua casa, debaixo de uma chuva intensa e com muitos raios, um raio quase lhe atingiu, então no gesto de desespero para não morrer, fez uma promessa: “Ajude-me Santa Ana e me tornarei um monge”.

Quando Lutero foi celebrar sua primeira missa, toda sua família estava presente. Na igreja católica durante a missa acreditam que acontece um milagre sobrenatural, ou seja, o pão se transforma no corpo de Cristo e o vinho no sangue de Cristo. No momento em que Lutero levantou o cálice para consagrar, sumiu-lhe as palavras, ficou muito nervoso, nenhuma palavra saia dos seus lábios. Seu pai, escondendo o rosto com vergonha, achando que o filho havia esquecido as palavras. 

MAS O QUE VERDADEIRAMENTE PASSOU PELA CABEÇA DE LUTERO, FOI O SEGUINTE PENSAMENTO: COMO EU, UM HOMEM PECADOR, CHEIO DE FALHAS, PECADOS, TERIA CONDIÇÃO DE SEGURAR O CALICE QUE COMPUNHA O SANGUE DE CRISTO!

Lutero não concordava com muitos ensinamentos da igreja católica. Não aceitava a venda da salvação e das bênçãos, a igreja está cobrando para ter a salvação e receber as bênçãos de Deus. Não aceitava a venda de relíquias dos santos, para ele aquilo era um comercio que não tinha validade espiritual alguma. Não aceitava o papa como vigário de Cristo, como representante de Cristo na terra. 


Quando estava no seminário deparou-se com a Bíblia sagrada. Lutero como dedicado que era, começou a meditar nas sagradas escrituras e, se deparou com Romanos 1.17: “O justo vivera por sua fé”. Ali ele descobriu que Deus nos justificou em Cristo em Jesus, a morte de Cristo, era suficiente para perdoar os nossos pecados.

NO livro "O peregrino" quando o personagem chamado cristão, começa sua trajetória, ele tem um fardo em suas costas – que é o seu pecado. Ele sabe que tem um fardo nas costas; as pessoas da vila não reconheciam esse fardo, mas ele sabia. Então, cristão, começa sua trajetória. A primeiro obstáculo que se depara é uma montanha chamada lei; ele tenta escalar mas não consegue; a lei revela nossa incapacidade de livrar-nos dos nossos pecados. Até, que o cristão, vê a cruz, e a fivela que carregava o fardo caiu das suas costas e cai num cemitério e, então, ele fica livre. Cristo cumpriu a lei e levou nossos pecados (fardos).

Por causa das indulgências, Lutero afixou em 31 de outubro de 1517 às 95 teses. Contrapondo os ensinos das indulgências do Papa Leão X. Foi desse ato de afixar as 95 teses da Igreja de Wittenberg, que nasceu a Reforma, isto é, que to­mou forma o grande movimento de almas que em todo o mundo ansiavam voltar para a fonte pura, a Palavra de Deus.

  Conclusão: dieta de Worms

Lutero é convocado na dieta de Worms, em 1521. Ele é forçado a se retratar e abrir mão dos seus ensinamentos e dos seus livros. Mas ele responde: “Se não me refutardes pelo testemunho das Escrituras ou por argumentos - desde que não creio somente nos papas e nos concílios, por ser evidente que já muitas vezes se engana­ram e se contradisseram uns aos outros - a minha cons­ciência tem de ficar submissa à Palavra de Deus. Não pos­so retratar-me, nem me retratarei de qualquer coisa, pois não é justo nem seguro agir contra a consciência. Deus me ajude! Amém." 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário