sexta-feira, 12 de maio de 2023

 O Cântico dos cânticos  

O livro de Cantares de Salomão ou “Cânticos dos Cânticos”  expressa a relação de Salomão pela sua noiva, Sulamita, de Sulamita por Salomão. É o um cântico que fala sobre o amor em todas as suas vicissitudes: sua reciprocidade, sua intensidade, suas idas e vindas, os dramas familiares, etc. O Cântico é a quintessência das quintessências, a mais bela canção de amor. É o “santo dos santos” do relacionamento humano...é uma alegoria do relacionamento entre Jesus e a sua igreja...

E inicia no verso 1: "Beija-me o meu amado com os beijos da tua boca, pois os seus afagos são melhores do que o vinho mais nobre". O que é melhor para a Amada? O beijo ou o vinho? Para Sulamita o mais importante é a intimidade, o mais importante é o convívio, é a intensidade do relacionamento é o conhecimento. Enquanto que o vinho é mentiroso, é inconsequente, é irracional e artificial.... Em Efésios Paulo exorta os cristãos a “não se embriagarem com vinho que há contendas, mas enchei-vos do Espirito”

Depois ela diz: “O cheiro do seu perfume é suave; o seu nome é como perfume derramado”. Perfume é intimidade, caracteriza, o perfume é o seu nome, diz o Cantico. O seu nome é o seu caráter, é aquele que é. É o grande eu Sou; o Elohim, criador de tudo que há no mundo. Yahweh é aquele que faz a promessa, se relaciona... Eu sou o que sou. Eu sou o pastor, eu sou a porta, eu sou a ressureição e a vida. Quando chamamos pelo seu nome, nos despertamos para o infinito e a eternidade...

No meio da jornada da vida cristã enfrentamos adversidades, ela diz “A noite me feriu. Sou negra, no entanto, sou bela, filhas de Jerusalém”. A noite aqui é o sinônimo de sombra, provações, errancias. É quando confessamos nossas sombras intimas, nossa tristeza recorrente, nosso desespero oculto...ela diz: tu sabes quem sou, no entanto, sou bela. Minha beleza está no meu amado, que irradia sua luz sobre a minha noite...

Ela vai mais longe e diz para o amado:

“Dize-me tu, que meu coração ama

 Onde levarás o teu rebanho a pastorear

 onde será teu repouso na hora do meio dia

para que eu não tenha que me cobrir à aproximação dos teus companheiros.

Ela quer saber onde ele estará ao meio dia! Afinal, o que a bem amada pede nessa hora do meio dia, na qual as sombras são banidas? Ela pede para estar na luz, una (sem disfarce, sem noite) e nua (verdadeira), desvelada. Ela pede seu apocalipse – revelação o que está oculto, ela pede seu desvelamento. Ela não quer esconder mais nada, pois é apenas na aceitação da sua verdade que ela poderá conhecer o repouso, o perdão, não mais pensamentos acusatórios, agora....nada mais para esconder do seu noivo....

O noivo então lhe diz: Se tu ignorares a bela dentre as mulheres sai, escuta os sinais...

O noivo lhe diz duas coisas: “Sai” e “escuta os sinais”. “Sai” é sair da escuridão, saia do medo; “sai” será dizer “Abre-te”; abre o teu ser, confessa ao Deus que é infinito e eterno. “Sai” é a palavra que Yeshua dirige a seu amigo lazaro “sai do tumulo”, Sai desse falso eu, desse eu que não lhe caracteriza, mas lhe engana....

“Escuta os sinais” escuta a palavra de Deus, escuta os profetas, escuta o antigo e o novo testamento. Escuta os homens de Deus que dão testemunho a respeito de Deus....

Nenhum comentário:

Postar um comentário