sexta-feira, 10 de março de 2023

 

Suicídio um tema atual


O que é o suicídio? É o ato de dar cabo da própria vida de maneira voluntária e intencional, ou “O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, usando um meio que acredita ser letal” (https://bvsms.saude.gov.br/10-9-dia-mundial-de-prevencao-do-suicidio)

Existem cinco relatos de suicídio na Bíblia. O caso de Saul e seu escudeiro são os dois primeiros, que diz: “...Então Saul puxou sua própria espada e atirou-se sobre ela....seu escudeiro...lançou-se de igual modo sobre a sua espada e também suicidou-se ao lado de seu rei” ( 1 Sm 31,4,5). Em seguida vemos Aitofel, conselheiro de Absalão, que pôs fim a vida enforcando-se “...pôs todos os seus negócios em ordem e logo em seguida enforcou” (2 Sm 17.23). E o quarto relato na Bíblia é de Zinri, que morreu em meio às chamas que ele mesmo provocara no palácio “Quando Zinri percebeu que a cidade ia ser tomada, entrou no castelo do palácio real e o incendiou em torno de si e morreu” ( Rs 16.18). E o último exemplo de suicídio é o de Judas Iscariotes que se enforcou “Judas...foi e enforcou-se” (Mt 27.5); o livro de Atos dos Apóstolos descreve como foi o seu suicídio: “...Judas comprou um campo. Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras todas se derramaram” (Atos 1.19). 

Ao estudar esses suicídios descobrimos que esses cinco homens viviam sob uma pressão a qual não conseguiam lidar. Estavam encurralados, a maioria deles por suas próprias ações, e não encontraram saída. Em todos os casos de suicídio na Bíblia, as pessoas estavam à beira do desespero. Elas precisavam de ajuda.

O suicídio não é algo sem importância. É bem provável que alguns que estão ouvindo já tenham pensado em pôs fim a própria vida. Se alguém perto de você sofre com pensamentos suicidas, é preciso procurar ajudar desesperadamente para essa pessoa e com urgência. 


O que podemos dizer sobre a questão de destruir a si mesmo? Kal Bart diz o seguinte em sua dogmática Eclesiástica: “Devemos partir do inequívoco fato de que, quando a autodestruição é o exercício de uma suposta e usurpada soberania do homem sobre si mesmo, trata-se de uma violação frívola, arbitrária e criminal do mandamento, e portanto, um autossassinato. Privar um homem de sua vida é um assunto para Aquele que a deu, e não do próprio homem”

Ao se propor destruir a si mesmo, você viola, de modo criminoso, um direito que não lhe pertence. É direito de Deus tirar a vida tanto quanto à prerrogativa dele dar a vida. O suicídio é um assassinato. É homicídio supremo. Também é a morte cruel suprema, por meio da qual seus restos são deixados para que as pessoas mais próximas os encontrem e prestem algum tipo de serviço digno por você. Nenhum homem ou mulher vive ou morre completamente sozinho. Você não pode dar fim à própria vida sem deixar um rastro trágico na vida de seus entes queridos. 

Se você tiver um filho, um amigo, ou um parente que fala sobre suicídio, essa pessoa precisa de ajuda. Intervenha em favor dela. Quando ouvir a palavra sucidio, uma luz  vermelha deve se acender em sua mente. Não ria diante disso, Talvez não seja uma piada. Quando alguém está pensando em tirar a própria vida, ela precisa de ajuda. Ore – mas faça algo mais que orar. Acompanhe a pessoa até um conselheiro ou um psicólogo e fique do lado, o amor e a esperança na graça de Deus.

Nunca subestime o poder da Palavra de Deus de curar e restaurar a esperança. O profeta Jeremias estava passando por muitas aflições, ele diz: meu corpo está envelhecido e a minha pele, meus ossos esmagados. Estou envolvido em grande amargura e lamento. Estou cercado de muros, e não consigo escapar, estou atado a pesadas correntes. Tornei-me objeto de zombaria de todo o meu próprio povo, nas suas canções eles se encarnecem da minha pessoa o tempo todo. Estou me alimentando de urvas amargas e de fel. Não tenho paz. Mas, ele não deixa a tristeza tomar conta dele: Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança. A sua misericórdia é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim, renovam-se plenamente cada manhã! Grande é a tua fidelidade. (Lm 3).

E termina dizendo para si mesmo: “Sendo assim, digo a mim mesmo: a minha porção é o Senhor, portanto, nele depositarei toda minha esperança”. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário