terça-feira, 14 de março de 2023

 “Mas enchei-vos do Espírito”  Ef 5.18 

Introdução

O vinho – o álcool não é um estimulante, é um depressivo. Pois deprime primeira e principalmente os centros mais altos de todo o cérebro. Controlam tudo quanto dá ao homem autocontrole, sabedoria, entendimento, discriminação, julgamento, equilíbrio, e poder para analisar tudo. O resultado da embriagues é a dissolução. As pessoas que estão bêbadas entregam-se a ações desenfreadas, dissolutas e descontroladas. Resultados da embriagues:

A embriagues esbanja, sim! Esbanja o nosso tempo, esbanja nossa energia, esbanja nossa pureza, esbanja nossa capacidade de raciocionar, de calcular, de compreender e perdemos todo o equilíbrio. Jogamos pela janela as coisas mais preciosas da vida... 

A embriagues sempre empobrece. O pobre bêbado vem sem nada, olha novamente para o filho pródigo. Lá estava ele, coitado: o dinheiro tinha acabado, tudo tinha desaparecido, e ele estava tentando conservar-se vivo comendo bolotas que eram dadas para alimentar os porcos “E ninguém lhe dava nada”. Ele não possuía absolutamente nada.

Já o que o Espírito faz, porém, é exatamente o oposto. O Espirito Santo é estimulante, estimula todas as faculdades...a mente e o intelecto... o coração... e a vontade. A Plenitude do Espirito Santo nos torna mais humanos, pois nos torna como Cristo.

1)     Por quê ser cheio do Espirito Santo?

“Agora”, diz o apostolo, “Voces devem encher-se, não de vinho, mas do Espírito, para vencer todas as dificuldades da vida”. Que dificuldades? Uma das primeiras é de harmonizar-se uns com os outros: “sujeitai-vos uns aos outros no temor de Deus” (Ef 5.21). 

Depois ele vai pra dentro de casa, relacionamento entre marido e esposa Ef. 5-22-32). Por quê existem tantas dificuldades no relacionamento conjugal? Por quê o numero de divórcios crescem assustadoramente? A resposta do apostolo é que só há um meio, e é o seguinte: que os homens e as mulheres se encham do Espirito Santo! 

Em seguida o apostolo passa para o relacionamento de pais e filhos. Parece que o apostolo está escrevendo para os nossos dias! Porque este é um dos nossos maiores conflitos, como todos nós sabemos – delinquência juvenil (o jovem indo para o caminho dos vícios e do tráfico); ideologias mundanas, como a de gênero; falta de autoridade dos pais na criação dos filhos, etc. E a resposta do apostolo é que só há um meio, e é o seguinte: que pais e filhos se encham do Espírito Santo!

Este é o único meio pelo qual as dificuldades são resolvidas, em todos os aspectos da vida. Quando o assistente de Martinho Lutero adoeceu, o reformador orou por cura de forma audaciosa: “Implorei ao Todo-Poderoso com grande vigor. Ataquei-o com suas próprias armas, citando das escrituras todas as promessas que conseguia lembrar, segundo as quais as orações devem ser respondidas, e disse-lhe que ele precisa conceder-me o meu pedido se quisesse que continuasse a crer em suas promessas”.

Quando John Wesley estava atravessando o Atlantico, surgiram ventos contrários. Ele estava lendo em seu gabinete, quando percebeu certa confusão a bordo do navio. Quando soube que os ventos estavam desviando a embarcação de seu curso, ele respondeu em oração. O vento se acalmou e o navio continuou seu curso.

2)     Quando estamos cheios do Espírito

Ajuntamento. “Falando entre si com Salmos, hinos e cânticos espirituais...” (Ef 5.19). A referencia diz respeito a comunhão cristã, o momento de reunião dos santos. O Salmista falando dos santos, afirma: “Quanto aos fiéis que há na terra, eles é são os notáveis em que está todo o meu prazer” (Sl 16.3). Em Atos fala sobre o culto da igreja primitiva: “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações” (Atos 2.42). “Salmos, hinos e cânticos espirituais...”, quando nos reunimos temos Salmos, hinos e cânticos espirituais... é uma comunhão com Deus e com os santos. 

Adoração. “...cantando e louvando de coração ao Senhor” (Ef 5.19). A essência de tudo tem que ser de “...coração”. Joel admoesta o povo de Deus: “...voltem-se para mim de todo o coração... rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor...pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor...” (Jl 2.12-13). Jesus chamou a atenção dos religiosos: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15.8).   Paulo exorta: “...cantai salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração” (Cl 3.16).

“De coração” refere-se à sinceridade ou à interioridade do louvor cristão autentico “fazendo musica no coração, destinada aos ouvidos de Deus”. Os cristãos cheios do Espirito Santo têm um cântico de alegria no coração, e o culto publico cheio do Espírito. É uma celebração jubilosa, alegre dos atos poderosos de Deus. 

Gratidão. “Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 5.20). Hoje presenciamos muito no seio da igreja o “espírito de buscapé” que retrata o famoso desenho animado de uma família de ursos bem caipiras. O Zé buscapé vivia sempre resmungando; como o povo de Israel que pereceu no deserto. Mas, o crente cheio do Espirito Santo, no entanto, está cheio, não de queixas mas, sim e ações de graças. 

Aqui, no versículo 20, vemos a da trindade que direciona nossa devoção. Quando estamos cheios do Espirito Santo, damos graças ao Nosso Deus e Pai por todas as coisas recebidas, outorgadas a nós, coisas pequenas e coisas grandes, e em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. No terceiro capitulo em sua oração aos irmãos de Efésios, Paulo cita também a trindade: “...ajoelho-me diante do Pai...por meio do seu Espírito...para que Cristo habite em vossos corações mediante a fé...” (Ef 3.14-17).

Submissão. “Sujeitando-vos uns aos outros, por temor a Cristo” (Ef 5.21). Infelizmente, tem gente que se diz ser cheio do Espirito Santo, é batizada no Espirito Santo, vai no monte (no vale e se acha super espiritual) no entanto, é agressiva, arrogante e não se submete à autoridade. O Espírito Santo, contudo, é um espirito de humildade, de hierarquia, de sujeição, e aqueles, que receberam a sua plenitude sempre revelam a meiguice e a mansidão de Cristo. 

Aqueles que estão verdadeiramente sujeitos a Jesus Cristo não acham dificuldade em submeter-se uns aos outros. Paulo acrescenta que o ato submeter está alicerçado “no temor de Cristo”.

Conclusão: O verbo “enchei-vos” está em quatro modos:

Primeiro, está no modo imperativo. Portanto, “enchei-vos” não é uma proposta alternativa mas, sim, um mandamento autoritário. Ser cheio do Espirito é obrigatório, não é opcional “Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar” (At 2.39).

 Segundo, está na forma plural. Ou seja, é endereçada à totalidade da comunidade cristã. Ninguém dentre nós deve ficar bêbado; todos nós devemos encher-nos do Espirito” Nos diz Atos: “Todos ficaram cheios do Espirito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espirito os capacitava” (Atos 2.4).

Terceiro, está na voz passiva. O sentido é “deixai o Espirito Santo encher-vos”. Portanto, o que é essencial é evitar tudo quando entristeça o Espirito Santo e dar vazão a Ele pela fé, acreditar que ele possa te encher, sem nenhuma incredulidade.

Quarto, está no tempo presente. No grego há dois imperativos, um que descreve uma ação única e um presente quando a ação é continua. Quando Jesus disse: “Enchei dágua as talhas” (Jo 2.7), as talhas deviam ser enchidas de uma só vez. Porém, quando Paulo diz: “Enchei-vos do Espirito”, o que subentende que devemos continuar ficando cheios. Portanto, o ato de se encher do Espírito Santo é continuo e acontece todas as vezes que buscamos a sua face.

Aos derrotados, Paulo diria: “Enchei-vos do Espirito, enchei-vos da sua presença, hoje é dia de se renovar, de se restaurar,  de se fortalecer na presença dEle”. Aos vitoriosos, ele diria: “Continuai enchendo-vos do Espirito. Dai graça por tudo aquilo que vos deu até agora. Mas não digais que já chegaste ao alvo. Pois há mais, muito mais, ainda para vir...” 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário