terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

 Apostasia e o Anticristo 2 Ts 2.1-12 

Introdução

Os irmãos de Tessalônica estavam passando por perseguições desde que confessaram sua fé em Jesus Cristo. Abalados, perguntavam-se se o dia do Senhor já havia chegado. Eles estavam sendo influenciados por profecias, palavras ou uma carta falsa atribuída ao apostolo Paulo. O apostolo exorta: “Não se deixem abalar nem assustar tão facilmente por aqueles que dizem que o dia do Senhor já começou” (2 Ts 2.2). Em resposta, Paulo explica que o dia do Senhor, sua segunda vinda “parusia”, ainda não havia chegado.

Paulo explica aos tessalonicenses que, embora a volta de Cristo seja iminente, existem sinais que ainda teriam de se cumprir antes desse maravilhoso e esperado evento. Primeiro, diz o apostolo, que haverá uma grande rebelião contra Deus e tudo o que procede de Deus. Essa rebelião tem duas faces: uma profunda e generalizada apatia em relação à fé em Jesus Cristo e à Palavra de Deus, seguida de violenta rebelião contra o Senhor e seus seguidores em todo o mundo (Mt 24.10-12).

Os principais pontos da doutrina bíblica inegavelmente ensinados nas escrituras serão colocados de lado e será dito às pessoas o que elas quiserem ouvir. “O Espírito afirma claramente que nos últimos tempos alguns se desviarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a ensinamentos de demônios” (1 Tm 4.1).

Segundo, surgirá o “homem da iniquidade” (2 Ts 2.3). Paulo usa o artigo definido: “o homem”. Não é uma organização. Não é um movimento. É uma pessoa. João nos esclarece sobre o surgimento de “muitos anticristos” ao longo da história “Voces ouviram que o anticristo está por vir, e muitos anticristos já apareceram. Por isso sabemos que chegou a hora final” (1 Jo 2.18).

No entanto, “o homem da iniquidade” será o pior de todos “ele se exaltará e se oporá a tudo que o povo chama de Deus... e se fará passar por Deus” (2 Ts 2.4). Será uma pessoa fora do comum. Esperará receber a adoração dos povos do mundo, e buscará essa adoração.

 1)     O perigo da apostasia

O que é apostasia? É não ficar firme em Cristo e seu evangelho até o final “Demas, havendo amado mais o mundo secular, me abandonou...” (2 Tm 4.10). Portanto, apostasia é afastar-se do Deus vivo “Tende cuidado, para que nenhum de vós mantenha um coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo” (Hb 3.12). a pessoa volta, como disse o apostolo Pedro: “...o cão volta ao seu vômito e mais: a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal” (2 Pe 2.22). 

Como ocorre a apostasia? Primeiro, o coração se torna endurecido diante dos mandamentos de Deus; recusa-se a acatá-los, porque com toda franqueza, o pecado parece mais atraente. Segundo, vem a murmuração, insatisfação, reclamação, rebeldia e justificação, etc. Terceiro, depois bem uma rebeldia obstinada e desobediência causada pela descrença.

Hoje eu vi no Instagram o cantor Kleber Lucas que foi um dos cantores mais conhecidos no Brasil afirmando que a música do Leo Santana bagunçou a sua cabeça, até tentou dançar a música – mas, segundo ele vai dar confusão – e,  pois não para de pensar na musica e ele diz: “A musica está na cabeça, não sai da cabeça, até tentei cantar um cântico aquele mais alvo que a neve, mas veio a musica do Leo Santana na minha cabeça”

2)     “Homem da iniquidade”

Sua identidade. A palavra anticristo significa um Cristo substituto ou um Cristo rival. O prefixo grego “anti” pode significar duas coisas: “contrario a” e “no lugar de”. Satanás não apenas se opõe a Cristo, mas também deseja ser adorado e obedecido no lugar de Cristo. Ele surgirá da grande apostasia, rebelião contra Deus (2 Ts 2.3); será uma pessoa, será objeto de adoração (2 Ts 2.4) e usará falsos milagres (2 Ts 2.9). 

Seu caráter. Ele é chamado de “homem da iniquidade”, “filho da perdição” (2 Ts 2.3), aquele que “se opõe a Deus” (2 Ts 2.4). “Aquele que se exalta acima de todos os demais”, que se proclama Deus (2 Ts 2.4), “iniquio”. Ao longo da história, identificaram o anticristo com vários personagens: Calígula, Nero, Vespasiano, Tito, Domiciano, Hitler, Stalin, Gobachov, Papa João Paulo II e, atualmente, ao presidente da França Macron.

 Contudo, o anticristo será um homem sem lei e viverá e agirá na absoluta ilegalidade. Ele será transgressor consumado da lei de Deus e dos homens. Ele é a própria personificação da rebelião contra as ordenanças de Deus. O homem da iniquidade realizará sonhos de Satanás sobre a terra, liderando a mais ampla e mais profunda rebelião contra Deus em toda a história.

Ele é chamado filho da perdição (2 Ts 2.3). Não apenas seu caráter é sumamente corrompido, mas seu destino é claramente definido. Ele é um ser completamente perdido e designado para a perdição. Ele será lançado no lago de fogo (Ap 19.20; 20.10). Ele é o “iníquo” (2 Ts 2.8). A palavra grega anomos, traduzida por iníquo, significa ilegal, aquele que vive a margem da lei. O Anticristo será um homem corrompido em grau superlativo. 

O anticristo se oporá a Deus abertamente e perseguirá implacavelmente a igreja “...se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus...ostentando-se como se fosse o próprio Deus”. O profeta Daniel diz que ele “proferirá palavras contra o Altíssimo” (Dn 7.25) e “contra o Deus dos deuses, falará coisas incríveis” (Dn 11.36). O apostolo João declara: “...abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome” (Ap 13.6). 

O Anticristo será objeto de adoração em toda terra (2 Ts 2.4). Ele se assentará no santuário de Deus e vai reivindicar ser adorado como Deus. Adoração é um tema central no livro de apocalipse: a noiva está adorando o cordeiro, e a igreja apóstata está adorando o anticristo. O carnaval é uma adoração ao anticristo. A nova era anuncia a chegada de um novo tempo, em que o homem vai curvar-se diante do “Matrea”, o grande líder mundial. “O mundo está pronto para endeusar qualquer novo Cesar que consiga dar à sociedade caótica unidade e paz”.

O anticristo vai realizar grandes sinais na terra. Ora, o aparecimento do iniquo é segundo a eficácia de Satanas, com todo poder, e sinais e prodígios da mentira” (2 Ts 2.9-10). As pessoas andam em busca de sinais e serão facilmente enganadas pelo anticristo. Ele vai ditar e disseminar falsos ensinos (2 Ts 2.11). “Todos os habitantes da terra adoração a Besta, ou seja, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no Livro da vida do Cordeiro...” (Ap 13.8).

 Conclusão:

“E. agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detem” (2 Ts 2.7).

A palavra grega Kairós, traduzida por “ocasião oportuna” revela-nos que o anticristo só aparecerá no momento certo, ou seja, no momento determinado por Deus. Assim como houve a “plenitude do tempo” para a vinda de Cristo (Gl 4.4), também haverá uma “plenitude do tempo” para o surgimento do Anticristo.

O que o detém? Algo está detendo a sua chegada em nosso meio! É Deus? É o anuncio do evangelho que ainda não chegou em todas as nações? É o Espirito Santo que está com a sua igreja? O que sabemos, no entanto, é que há uma força detentora de dimensões sobrenaturais. É possível que Paulo tivesse em mente alguma figura angelical – como o arcanjo Miguel – que estava conservando o mal sob restrição durante o período da pregação até a sua manifestação aberta.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário