terça-feira, 25 de outubro de 2022

 Elias e a vinha de Nabote – 1 Rs 21 

Introdução

O homem que muitas vezes é repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29.1). Ou, “Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente”. Neste versículo Deus está revelando a verdade sobre si mesmo e sobre o homem que, teimosamente, se recusa a ouvir a voz do Senhor.

O termo “homem” se refere à humanidade em sentido genérico – homens e mulheres. A pessoa em questão é aquela que “endurece a cerviz”. A versão na linguagem de hoje traduz essa expressão por “teima em não se corrigir”. Em outras palavras, trata-se da pessoa que ouve e não reage – uma pessoa ensurdecida por sua vontade inflexível. Deus diz que tal pessoa depois de muitas repreensões “será quebrantado de repente se que haja cura”.

1)     Uma linda vinha

Os desejos podem se tornar fonte de pecado e crueldade. “...Nabote...possuía uma vinha ao lado do palácio, rei de Samaria... Disse Acabe a Nabote: Dá-me a tua vinha para que me sirva de horta...” ( Rs 21.1-2). Nabote é um homem simples que tem um pequeno pedaço de terra onde plantou uma vinha. Esta vinha que fora herdada de seu pai, por acaso estava ao lado do majestoso palácio do Rei Acabe. 

A vinha estava ao lado do majestoso palácio do rei Acabe. Então, certo dia, Acabe desejou essa vinha: “Quero este pedaço de terra. Dou-lhe até outra vinha ainda melhor em troca deste pedaço de terra. Se você preferir, posso pagar em dinheiro”. Interessante, que Acabe possuía terrenos melhores do que aquele que agora cobiçava, mas seu coração pecaminoso lhe fazia desejar exatamente o que o outro possuía. Que não se lembra da história de adultério de Davi e Golias? Desejo a mulher de Urias...

Porém Nabote disse a Acabe: Guarda-me o Senhor de que eu dê a herança de meus pais” (1 Reis 21.3). De acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia ao Senhor “A terra não poderá ser vendida definitivamente, porque ela é minha...” (Lv 25.23). Os judeus sabiam que o Senhor lhe havia dado o direito de explorar a terra como uma concessão. O livro de Números destaca esse fato: “...a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais” (Nm 36.7).  

2)     Cobiça

Acabe ficou literalmente “doente de vontade” de possuir aquilo que pertencia a outro “...Acabe veio desgostoso e indignado para sua casa, por causa da Palavra que Nabote lhe falara...deitou-se na sua cama, voltou o rosto e não comeu pão” (1 Rs 21.4). A palavra do Senhor a Caim cabe nesse momento: “Se todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4.7). Aqui “o seu desejo” se refere ao desejo dominador do pecado, que “jaz à porta”.  


Quando Acabe conta a Jezabel o motivo do seu desgosto, ela ironiza: “É ASSIM QUE VOCE AGE COMO REI EM ISRAEL?” A resposta é que quem manda mesmo é Jezabel! E, ela então, lhe assegura: “Levante-se e coma! Anime-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote, de Jezreel” (1 Rs 21.7). Acabe deixa de ter o controle de sua vida e a entrega a Jezabel – e ela usa esse controle do jeito que ela quer! 

O que ela faz? “Escreveu cartas em nome do Rei, pôs nelas o selo do rei, e as enviou às autoridades e aos nobres da cidade de Nabote”. Qual era o conteúdo das cartas? “Decretem um dia de jejum e ponham Nabote sentado num lugar de destaque entre o povo. E mandem dois homens vadios sentar-se em frente dele e façam com que testemunhem que ele amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei. Levem-no para fora e apedrejem-no até a morte” (1 Rs 21,9-10). 

É importante notar que os envolvidos neste esquema não foram apenas os homens que mentiram – homens vadios, desprezíveis, filhos de belial. Mas “os anciãos e os nobres” que seguiram as instruções de Jezabel. Ou seja, o sistema inteiro era corrupto. Justiça e integridade não faziam parte desta administração ímpia. Ninguém buscou a verdade. Não passavam de um bando de mentirosos e assassinos. 

Agora veja a reação de Acabe: “Então mandaram informar a Jezabel: "Nabote foi apedrejado e está morto. Assim que Jezabel soube que Nabote tinha sido apedrejado até a morte, disse a Acabe: Levante-se e tome posse da vinha que Nabote, de Jezreel, recusou-se a vender-lhe. Ele não está mais vivo; está morto! Quando Acabe ouviu que Nabote estava morto, levantou-e e foi tomar posse da vinha” (1 Rs 21.14-16).

Acabe não pergunta como as coisas aconteceram. Não quis saber o motivo da morte de Nabote. Ele simplesmente aceita aquilo que desejava havia tanto tempo: a vinha de Nabote.“Viva durante muito tempo sob a influência de um líder imoral, não ético e idólatra, e você não ficará mais indignado com coisa alguma”.

3)     O juízo de Deus

“Então a palavra do Senhor veio ao tesbita Elias” (1 Rs 21.17). O termo “então” aparece sempre anunciando uma nova ação. No versículo 17, o texto anuncia uma ação de Deus “Você assassinou um homem e ainda se apossou de sua propriedade? E acrescentou: Assim diz o Senhor: No local onde os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão também o seu sangue; isso mesmo, o seu sangue". O fato do Senhor permitir que certas coisas ruins aconteçam não significa que Ele está fora do processo. Ele sabe todas as coisas e atua segundo sua soberania no tempo. No seu tempo, ele vai agir. 

Acabe disse a Elias: Então você me achou, meu inimigo! Eu o achei, ele respondeu, porque você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova” (1 Rs 21.20,21). “...porque você se vendeu”, essa palavra, contém a ideia de uma atividade constante e frequente: lidar com o mal, ou “casar”. Ou seja, Acabe se casara com uma mulher ímpia e, ao fazê-lo, também se casou com o reino do pecado e do mal. Ele abraçou isso em todas as áreas de sua vida como consequência de ter tomado Jezabel como parceira para toda vida.

E o juízo de Deus é severo: “Vou trazer desgraça sobre você. Devorarei os seus descendentes e eliminarei da sua família todos os do sexo masculino...e acerca de Jezabel o Senhor diz: os cães devorarão Jezabel junto ao muro de Jezreel. Os cães comerão os que pertencem a Acabe e que morreram na cidade, e as aves do céu se alimentarão dos que morrerem no campo” (1 Rs 21.21-24). 

Tal qual Natã diante do Rei Davi, o rei assombrado pela culpa, Elias se levanta diante do rei ímpio rei Acabe. Com um olhar inquisitivo, o profeta olha para o profundo da alma depravada daquele homem e entrega o pacote. A morte é iminente. Elias era o Monte sinai em forma humana, com um coração semelhante a uma tempestade.

E temos um parêntese: ( Nunca existiu ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que o Senhor reprova, pressionado por sua mulher Jezabel. Ele se comportou da maneira mais detestável possível, indo atrás de ídolos, como faziam os amorreus, que o Senhor tinha expulsado de diante de Israel) (1 Rs 21.25,26).

 

Conclusão: restauração mudança de vida.

Quando Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de sacos e agia com mansidão” (1 Rs 21.27). O problema não está em quão o pecador possa ser, mas se de fato há uma experiencia de arrependimento. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário