terça-feira, 7 de junho de 2022

 Graça e posteridade – Rute 4.13-22 

Introdução

A família é uma instituição divina. Deus formou o homem e a mulher para serem uma carne somente e para que tivessem filhos. A família é um laço de sangue, de DNA, de temperamentos, de rostos parecidos (ora com o pai, ora com a mãe), ou como os avós. Todos nós temos uma arvore genealógica. Talvez você seja descendente de um escritor, de um imperador (família Bragança), de um general, ou até mesmo de serial killer. Neste ultimo comentário de Rute, veremos como o Senhor dirige todas as coisas, até mesmo nossa arvore genealógica.

1)  Considere Noemi

Saiu de Belém cheia de Bens e cheia de rebelião. Foi com o marido para uma terra pagã tentar a vida. Por lá perdeu tudo; inclusive marido e filhos. Voltou vazia e amarga, ou melhor, voltou com Rute, mas era incapaz de perceber o bem que tinha ao seu lado. Ela, que começou vazia e amarga, termina uma nova mulher, cuidando de um bebê, seu descendente.  Agora, sua velhice estará protegida por Boaz, por Rute e por Obede (seu neto). 

Em 1 Timoteo 5.3-4, fala da responsabilidade que a família tem de cuidar das viúvas, em particular as idosas: “Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes... cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós...”. O Salmo 146.9 nos lembra de que “O Senhor guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva”. O Senhor é soberano na vida de Noemi. Se não tivesse perdido os dois filhos, não teria conhecido a benção de voltar e a benção de ter Rute cuidando dela, alguém melhor que sete filhos.

Deus não é distante que cuida apenas das coisas grandes. Às vezes vemos pessoas serem reprimidas por orar acerca de coisas aparentemente pequenas. Contudo, Deus cuida de gente simples buscando espigas nos cantos de plantações em Belém de Efrata bem como mantém o planeta em órbita. Ele cuida de coisas pequenas como uma simples viúva de coração amargo. O Senhor vai em busca do seu povo. Como na parábola da ovelha perdida, ele busca os seus. Caso de Noemi, literal e fisicamente. Ele a trouxe de volta e colocou seu coração no eixo.  

 Ela está amarga aqui no final? Não mais. Ela foi resgatada da situação difícil. O Senhor fere, o Senhor sara as feridas. Mais do que isso: ela foi resgatada de seu estado espiritual deplorável. Ela agora é reconhecida como avó, carrega o neto, pelo jeito, para cima e para baixo. “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres” (Sl 126.3).

2)  Considere Rute

Começou fora da família do pacto, vivendo no paganismo e longe do Deus verdadeiro. Uma família de Belém foi parar em sua terra, por causa da falta de fé de Elimeleque. Rute casou-se com Malom, porém, antes de ter filhos, ficou viúva. Deus abriu o coração de Rute para que cresse, se tornando uma verdadeira israelita de fé. Rute foi com a sua sogra para Belém, deixando família e queimando pontes atrás de si. Ficou por um tempo assim, como viúva, pobre e forasteira na terra de Judá. 

ortanto, Deus utilizou uma fome em Belém, o pecado de Elimeleque e a morte de Malom para atrair Rute para Belém e para si mesmo, para casar-se com Boaz e ser parte da linhagem de Davi. A história poderia ser diferente: outra jovem moabita poderia ter conhecido Malom.  Rute poderia ter sido Orfa (que voltou para Moabe). Rute poderia ter ido colher espigas no qualquer de outro israelita. Pela soberania, ela termina casada com um homem piedoso, com um filho dado pelo Senhor. Agora, ela tem um filho. QUEM IMAGINARIA TAL NASCIMENTO? Um solteirão belemita e uma jovem viúva moabita tendo um filho juntos.

3)  Considere Boaz

Um homem rico, mas sem esposa. Ele termina casado com uma mulher virtuosa, com um filho e com o nome na história da redenção humana. Vejam a arvore genealógica de Boaz, descrita por Mateus 1: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaque; Isaque gerou a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom, a Arão. Arão gerou Aminadabe, a Nassom; Nassom, a Salmom; Salmon gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias”. 

 Note quem era mãe de Boaz: Raabe! Aquela que escondera os espias em Jericó (Js 2). Aquela prostituta pagã. Quem creu e foi salva por Yahweh. Raabe se casou com um israelita chamado Salmon. E o que dizer de Abraão? Duas vezes mentiu a respeito de sua esposa, colocando-a em risco. E, Jacó? Enganoso seu irmão Esaú, era mentiroso! Judá, filho de Jacó era um homem violento que, pelo visto, tinha o hábito de dormir com prostitutas. E, Tamar que se vestiu de prostituta para enganar Judá? E, Davi que cometeu adultério com Bate-Seba. E Salomão que teve quase mil mulheres? E, para finalizar, Rute, uma moabita, uma estrangeira, pagã, com toda carga histórica e cultural envolvida nisso!

Por que o Senhor Jesus iria escolher uma família como esta? Um bando de impuros. Um grupo de imorais, de enganadores, de tolos, de pecadores? Diferente de nós, ele escolheu a família em que nascer! Por causa do pecado, não existe família desprovida de pecado. Todas são manchadas. Além disso, serve para vermos que a Biblia não é um livro de como ser bom para agradar a Deus, de como ter mérito para ser aceito. Deus sabe muito bem que não há um justo, nem um sequer.

Alguém que acredita que o passado de uma pessoa não pode ser alterado diante do poder de Deus? Que o Senhor opera em gente quebrada? Que o Senhor pega pecadores vis e os deixa mais alvos que a neve? Como diz o profeta: “Embora o seu pecado seja vermelho como o carmesim, ele se tornará branco como a neve, embora seja rubro como a purpura, como a lã se tornará” (Is 1.18).

Agora, se você não acredita no evangelho. Se não acredita que uma mulher de passado pagão e promiscuo pode se tornar verdadeiramente uma mulher virtuosa, talvez você ainda não tenha entendido bem o que a Biblia chama de boas novas de salvação. Se você não acredita que Deus pode pegar um mentiroso como Jacó e transformá-lo em Israel, talvez você não tenha entendido o evangelho de Jesus Cristo. JESUS VEIO EM CARNE PARA QUE O EVANGELHO SE ENCARNASSE EM NOSSA NATUREZA PECAMINOSA

Talvez você se pergunte por que o Senhor permitiu que você vivesse em pecado e andasse longe dele e o converteu somente agora, depois de ter feito tanta bobagem. Talvez seja para que você possa ser útil em cuidar de outras pessoas quebradas, como você estava sem Cristo. Ajudando seus filhos a crescer sabendo exponencialmente que pessoas quebradas podem ser refeitas e ser benção.

4)  Soberania divina

Sem fome não haveria imigração para Moabe, sem imigração não haveria Rute sendo atraída para o Deus de Israel. Sem Rute não haveria casamento com Boaz, sem este casamento não haveria Obede, não haveria Davi.  DEUS ESTÁ AGINDO! Parece, de nosso ponto de vista, que a vida é cheia de pontas soltas, que muita coisa não faz sentido. Mas , há frutos que aparecem bem depois. 

Será que nós como seres bidimensionais conseguimos entender o tridimensional? Deus é capaz de ver todas as coisas. Ele sabe passado, presente e futuro, ele não é limitado pelo tempo. Precisamos lembrar que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, dos que são chamados segundo o seu propósito.

Pense no nome de seus pais. Agora no nome de seus avós. São quatro pessoas. Você sabe o nome de seus bisavós? E dos pais deles? Estamos falando de dezesseis pessoas? E dos pais desses dezesseis? Já são trinta e dois nomes a mais. E se for subindo na arvore genealógica, esse numero cresce assustadoramente. Depois de trinta e dois, são sessenta e quatro, depois centro e vinte e oito....uma nuvem de antepassados, nossos antecedentes.  Os nomes dos meus antepassados são: Agostinho Sabbion e Giovanna Massi (tataravós); Attilio Giuseppe Sabbion (1891) e Candida Marconatta (bisavós); João Sabbion e Philomenna Bistaffa Sabbion; por fim, Luiza Antonia Sabion e Pedro Vicente Pereira (pais)...

Apesar das guerras; das pestes: bubônica, varíola, caxumba, gripe espanhosa, coronavirus; com todos os acidentes e desatres naturais, nenhuma dessas pessoas morreu na infância. Você é a prova disso. Se qualquer um desses tivesse morrido na infância, não existiria você. Deus vem planejando sua história por gerações. Você é parte de um plano magnânimo.

Conclusão:

Deus age ordinariamente para com o seu povo. Em Rute não vemos mar se abrindo, multiplicação de pães, aparições angelicais. Não! Em Rute Deus cuida de seu povo todos os dias. Abrindo espaço para ela trabalhar. Fazendo com vá ao campo certo. Protegendo sua integridade física. Direcionando o encontro com Boaz. Moldando os corações e ações de todos os envolvidos. 


Bibliografia: As boas Novas em Rute - Emilio Garofalo Neto - Editora Monergismo
Comentário de Rute - Hernandes dias Lopes - editora Hagnos
Biblia Nova Versão Internacional
Biblia King James
Biblia A Mensagem - Eugene Petersen

Nenhum comentário:

Postar um comentário