OS NOMES DE DEUS – Sl 54.1-7
O vocábulo NOME aparece mais de mil vezes nas escrituras
sagradas e literalmente significa “NOME, CHAMAR”. No grego a palavra é “Onoma”
e é traduzida corretamente como “pessoas” “...tem em Sardes algumas pessoas que
não contaminaram suas vestes...”(Ap. 3.4). Frequentemente significa “reputação”,
olha a reputação da igreja de Sardes “...fama de estar vivo... estás morto”, Ap.
3.1). “Autoridade”, “poder” (...em teu nome não expulsamos demônios...”, Mt
7.22). “Caráter” (“Pai nosso que estás nos céus...”, Mc 6.9). No Antigo
Testamento acha-se em paralelismo com “memória, lembrança” (“Yahweh...esse,
pois, é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração”).
A maneira como os escritores referem ao Nome, seja de Deus, seja das criaturas, chama a atenção ao caráter inerente do nome. O nome não é como nos dias atuais que importa a sonoridade ou se o nome está na moda. Mas, para distinguir uma pessoa das outras, para mostrar o caráter e a índole da pessoa. Por exemplo, “...Nabal, porque tal é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele...” (I Sm 25.25). “Em seguida saiu o seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; razão pela qual foi chamado de Jacó...” (Gn 25.26).
Contudo, a mudança do “nome” significava assinalar um novo
destino de vida. “Abrão” Pai elevado torna-se Abraão “Pai de uma multidão” (Gn
17.5). Jacó “suplantador” torna-se Israel “aquele que luta com Deus” (Gn
32.28). Nos tempos bíblicos ter o nome apagado, riscado é sinônimo de morte,
repúdio ou desprezo, enquanto conhecer o nome de um individuo revela
intimidade, comunhão e conhecimento do caráter de tal pessoa.
O Nome de Deus, portanto, revela sua natureza e seus
atributos. Os nomes de Deus são veículos da revelação divina. Quando a Bíblia
refere-se ao “nome de Deus”, ela está revelando o poder, a grandeza e a glória
do Deus Todo-Poderoso, além de mostrar os atributos dele.
2) os nomes genéricos de Deus
“EL” – significa “Deus” ou “deus”. É o nome genérico para
Deus. Tem alguns nomes que terminam com el
(Daniel, Misael, Ezequiel, etc) e, nomes
de anjos, como Gabriel e Miguel que
significa “quem é como Deus”.
“EL” significa que Deus é um “ser forte e poderoso”, ou “aquele que vai adiante de todas as coisas”. Resumindo, Deus é forte e o criador de todas as coisas. Esse nome aparece em face aos atributos de Deus, e aos aspectos de sua revelação: “El B´rit” – Deus da aliança (Gn 31.13); “El Olam” – Deus Eterno (Gn 21.33); “El Roi” Deus da vista, ou que vê (Gn 16.13). “El Eloe Yisrael” Deus, o Deus de Israel (Gn 33.20). “El Betel”, Deus de betel (Gn 31.13).
“EL ELYON”. É O Deus altíssimo, possuidor dos céus e da
terra, a quem Abraão pagou o dizimo de tudo “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo,
que criou os céus e a terra” (Gn 14.20). “El Elyon” fala que Deus é alto e
excelente, o Deus glorioso. Em Isaias lemos: “Subirei mais alto que as mais
altas nuvens; tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo” (Is 14.14).
“Elohim” é o nome mais usado no Antigo Testamento para expressar o conceito de divindade, aparece 2500 vezes. Usa-se Elohim como o nome do criador de todas as coisas “Bereshit bará Elohim” ou seja, “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). O sufixo “im” apresenta um único Deus expresso em pluralidade. A pluralidade da divindade é também evidente na criação, pois Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gm 1.26). Quando o Senhor estava para destruir a torre de Babel, ele disse: “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda a linguagem do outro” (Gn 11.7).
3) Os nomes específicos de Deus
“El Shadday”
O nome hebraico “shadday” é derivado de “shadad” que significa “Deus da Montanha”, “Todo-Poderoso”, “Ser Poderoso”, “forte e potente”. É empregado 57 vezes no Antigo Testamento e na maioria das vezes aparece no livro de Jó (31 vezes). Nos lábios de Elifaz “...não despreze a disciplina do Todo-Poderoso” (Jó 5.17); nos lábios de Jó: “As flechas do Todo-Poderoso estão cravadas em mim...”(Jó 6.9). Nos lábios de Bildade: “...Será que o Todo-Poderoso torce o que é direito”? (Jó 8.3), etc. Mas, em Exôdo Deus disse a Moisés: Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como El Shaddai, mas pelo meu nome Yahweh não me fiz conhecido” (Ex 6.3).
Nas versões normais todos os nomes genéricos terminados em
El, traduz como Deus. Agora, quando é Adonay a tradução em nossas versões é Senhor,
sendo que somente o S tem letra maiúscula e as demais é minúscula. No hebraico
literalmente a tradução é “Senhor”, “mestre”, “dono”. É um nome que denota
carinho e comunhão. Adonay expressa a soberania de Deus no universo, Senhor dos
Senhores “Pois o Senhor, o seu Deus, é o
Deus dos deuses e o soberano dos soberano, o grande Deus, poderoso e temível...”(Dt
10.17).
“YHWH”, ou YAWEH” aparece 5.300 vezes no AT
Moisés pastoreava o rebanho do seu sogro em Midiã. Certo dia estava próximo ao Monte Sinai e percebe uma cena diferente “uma sarça que não se consumia”. Então, ele se aproxima para ver o que era aquilo, de repente, saiu uma voz no meio da sarça: Moisés, Moises ...não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa” (Ex 3.5). Depois desse encontro, dessa experiencia, Moisés é comissionado para libertar os israelitas da escravidão; de inicio Moisés reluta, mas depois ele indaga ao Senhor qual era o seu nome, Deus responde: “Eu sou o que sou”. Esse nome produz um efeito impressionante de passado, presente e futuro ao mesmo tempo, indicando que Ele é o Senhor do tempo e da história, ou seja, o Eterno, o Imutável e o criador de todas as coisas.
Conclusão: as
manifestações de YAHWEH
Yahweh Jiré – O Senhor
proverá – Gn 22
Em Genesis 22 Deus pediu que Abraão sacrificasse seu único filho, ou o filho da promessa, um filho pelo qual esperou 25 anos. Abraão, não titubeou, prontamente obedeceu ao Senhor. “Abraão levou em conta em que Deus pode ressuscitar os mortos” (Hb 11.19). O termo Jeová Jiré indica uma confiança inabalável na pessoa de Deus, provedor de todas as coisas. Quando Abraão ia baixar o cutelo Deus proveu o cordeiro para o sacrifício no lugar de Isaque.
YAHWEH ROPHEKA – O SENHOR TEU MÉDICO.
“Se ouvires atentos a voz do SENHOR...nenhuma
das enfermidades virá sobre ti... Pois eu sou Yahweh, aquele que te cura”
(Ex 15.26). Deus não permitiria que nenhuma das enfermidades ou pragas que
lançou sobre os egípcios chegasse sobre o seu povo.
YAHWEH SHALOM – O
SENHOR É A MINHA PAZ. JZ 6.24
Deus se revela a Gideão como “O SENHOR é a paz”, no momento em que os israelitas estavam angustiados e vivendo em tribulação , servindo dos midianistas. A palavra Paz, denota muito mais do que ausência de guerra ou conflito, mas o significado básico para Shalom é harmonia, plenitude, firmeza, em estar e êxito em todas as áreas da vida. Jesus disse: “Deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize” (Jo 16.27).
YAHWEH RAAH – O SENHOR
É O MEU PASTOR – SL 23
“O SENHOR É O MEU PASTOR” (Sl 23.1). “Em
verdes pastagens me faz repousar”, nele encontramos abrigo, segurança, paz e
repouso. “Refrigera a minha alma” é a conversão de todo o ser, é a ovelha desgarrada
que é trazida de volta. “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra e da morte”,
em todos os momentos Deus está conosco, até mesmo nos lutos da vida. “Sei que a
sua bondade e a felicidade me acompanharão todos os dias da minha vida”, todos
os dias, sua bondade e felicidade nos acompanham. “E habitarei em seu casa,
todos os dias’.
YAHWEH TSIDKENU - O SENHOR É A NOSSA JUSTIÇA Jr 23.6
O Messias será um rei justo que haverá de julgar com justiça.
Um dia virá para arrebatar a sua igreja e com justiça haverá de julgar todas as
injustiças do mundo.
YAHWEH NISSI – O SENHOR
É A MINHA BANDEIRA – Ex 17.16
Esse foi o nome usado por Moisés para comemorar a derrota dos
amalequitas no deserto de Refidim. O nome de Deus foi exibido como uma bandeira
de vitória. “Deus levantou sua bandeira de guerra e jurou, sobre seu trono, que
o Eterno lutará contra os amalequitas...” (Ex 17.16).
YAHWEH SHAMMAH – O SENHOR
ESTÁ ALI. EZ. 48.35.
O contexto do capitulo 48 fala da Jerusalém celestial restaurada em que a presença do Senhor estará para sempre conosco, será permanente e real. Mas, agora, o Senhor está conosco, neste momento: “Para onde irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face” (Sl 139).
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