terça-feira, 28 de junho de 2022

 OS NOMES DE DEUS – Sl 54.1-7 

Introdução: a importância do nome

O vocábulo NOME aparece mais de mil vezes nas escrituras sagradas e literalmente significa “NOME, CHAMAR”. No grego a palavra é “Onoma” e é traduzida corretamente como “pessoas” “...tem em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes...”(Ap. 3.4). Frequentemente significa “reputação”, olha a reputação da igreja de Sardes “...fama de estar vivo... estás morto”, Ap. 3.1). “Autoridade”, “poder” (...em teu nome não expulsamos demônios...”, Mt 7.22). “Caráter” (“Pai nosso que estás nos céus...”, Mc 6.9). No Antigo Testamento acha-se em paralelismo com “memória, lembrança” (“Yahweh...esse, pois, é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração”).

A maneira como os escritores referem ao Nome, seja de Deus, seja das criaturas, chama a atenção ao caráter inerente do nome. O nome não é como nos dias atuais que importa a sonoridade ou se o nome está na moda. Mas, para distinguir uma pessoa das outras, para mostrar o caráter e a índole da pessoa. Por exemplo, “...Nabal, porque tal é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele...” (I Sm 25.25). “Em seguida saiu o seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; razão pela qual foi chamado de Jacó...” (Gn 25.26).

Contudo, a mudança do “nome” significava assinalar um novo destino de vida. “Abrão” Pai elevado torna-se Abraão “Pai de uma multidão” (Gn 17.5). Jacó “suplantador” torna-se Israel “aquele que luta com Deus” (Gn 32.28). Nos tempos bíblicos ter o nome apagado, riscado é sinônimo de morte, repúdio ou desprezo, enquanto conhecer o nome de um individuo revela intimidade, comunhão e conhecimento do caráter de tal pessoa.

O Nome de Deus, portanto, revela sua natureza e seus atributos. Os nomes de Deus são veículos da revelação divina. Quando a Bíblia refere-se ao “nome de Deus”, ela está revelando o poder, a grandeza e a glória do Deus Todo-Poderoso, além de mostrar os atributos dele.

2) os nomes genéricos de Deus

“EL” – significa “Deus” ou “deus”. É o nome genérico para Deus. Tem  alguns nomes que terminam com el (Daniel, Misael, Ezequiel, etc) e,  nomes de anjos, como Gabriel e  Miguel que significa “quem é como Deus”.

“EL” significa que Deus é um “ser forte e poderoso”, ou “aquele que vai adiante de todas as coisas”. Resumindo, Deus é forte e o criador de todas as coisas. Esse nome aparece em face aos atributos de Deus, e aos aspectos de sua revelação: “El B´rit” – Deus da aliança (Gn 31.13); “El Olam” – Deus Eterno (Gn 21.33); “El Roi” Deus da vista, ou que vê (Gn 16.13). “El Eloe Yisrael” Deus, o Deus de Israel (Gn 33.20). “El Betel”, Deus de betel (Gn 31.13). 

“EL ELYON”. É O Deus altíssimo, possuidor dos céus e da terra, a quem Abraão pagou o dizimo de tudo “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou os céus e a terra” (Gn 14.20). “El Elyon” fala que Deus é alto e excelente, o Deus glorioso. Em Isaias lemos: “Subirei mais alto que as mais altas nuvens; tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo” (Is 14.14).

“Elohim” é o nome mais usado no Antigo Testamento para expressar o conceito de divindade, aparece 2500 vezes. Usa-se Elohim como o nome do criador de todas as coisas “Bereshit bará Elohim” ou seja, “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). O sufixo “im” apresenta um único Deus expresso em pluralidade.  A pluralidade da divindade é também evidente na criação, pois Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gm 1.26). Quando o Senhor estava para destruir a torre de Babel, ele disse: “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda a linguagem do outro” (Gn 11.7)

3) Os nomes específicos de Deus

“El Shadday”

O nome hebraico “shadday” é derivado de “shadad” que significa “Deus da Montanha”, “Todo-Poderoso”, “Ser Poderoso”, “forte e potente”. É empregado 57 vezes no Antigo Testamento e na maioria das vezes aparece no livro de Jó (31 vezes). Nos lábios de Elifaz “...não despreze a disciplina do Todo-Poderoso” (Jó 5.17); nos lábios de Jó: “As flechas do Todo-Poderoso estão cravadas em mim...”(Jó 6.9). Nos lábios de Bildade: “...Será que o Todo-Poderoso torce o que é direito”? (Jó 8.3), etc. Mas, em Exôdo Deus disse a Moisés: Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como El Shaddai, mas pelo meu nome Yahweh não me fiz conhecido” (Ex 6.3). 


 “Adonay”

Nas versões normais todos os nomes genéricos terminados em El, traduz como Deus. Agora, quando é Adonay a tradução em nossas versões é Senhor, sendo que somente o S tem letra maiúscula e as demais é minúscula. No hebraico literalmente a tradução é “Senhor”, “mestre”, “dono”. É um nome que denota carinho e comunhão. Adonay expressa a soberania de Deus no universo, Senhor dos Senhores “Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o soberano dos soberano, o grande Deus, poderoso e temível...”(Dt 10.17).

“YHWH”, ou YAWEH” aparece 5.300 vezes no AT

Moisés pastoreava o rebanho do seu sogro em Midiã. Certo dia estava próximo ao Monte Sinai e percebe uma cena diferente “uma sarça que não se consumia”. Então, ele se aproxima para ver o que era aquilo, de repente, saiu uma voz no meio da sarça: Moisés, Moises ...não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa” (Ex 3.5). Depois desse encontro, dessa experiencia, Moisés é comissionado para libertar os israelitas da escravidão; de inicio Moisés reluta, mas depois ele indaga ao Senhor qual era o seu nome, Deus responde: “Eu sou o que sou”. Esse nome produz um efeito impressionante de passado, presente e futuro ao mesmo tempo, indicando que Ele é o Senhor do tempo e da história, ou seja, o Eterno, o Imutável e o criador de todas as coisas. 

Conclusão: as manifestações de YAHWEH

Yahweh Jiré – O Senhor proverá – Gn 22

Em Genesis 22 Deus pediu que Abraão sacrificasse seu único filho, ou o filho da promessa, um filho pelo qual esperou 25 anos. Abraão, não titubeou, prontamente obedeceu ao Senhor. “Abraão levou em conta em que Deus pode ressuscitar os mortos” (Hb 11.19). O termo Jeová Jiré indica uma confiança inabalável na pessoa de Deus, provedor de todas as coisas. Quando Abraão ia baixar o cutelo Deus proveu o cordeiro para o sacrifício no lugar de Isaque. 

YAHWEH ROPHEKA – O SENHOR TEU MÉDICO

Se ouvires atentos a voz do SENHOR...nenhuma das enfermidades virá sobre ti... Pois eu sou Yahweh, aquele que te cura” (Ex 15.26). Deus não permitiria que nenhuma das enfermidades ou pragas que lançou sobre os egípcios chegasse sobre o seu povo.

YAHWEH SHALOM – O SENHOR É A MINHA PAZ. JZ 6.24

Deus se revela a Gideão como “O SENHOR é a paz”, no momento em que os israelitas estavam angustiados e vivendo em tribulação , servindo dos midianistas. A palavra Paz, denota muito mais do que ausência de guerra ou conflito, mas o significado básico para Shalom é harmonia, plenitude, firmeza, em estar e êxito em todas as áreas da vida. Jesus disse: “Deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize” (Jo 16.27). 

YAHWEH RAAH – O SENHOR É O MEU PASTOR – SL 23

O SENHOR É O MEU PASTOR” (Sl 23.1). “Em verdes pastagens me faz repousar”, nele encontramos abrigo, segurança, paz e repouso. “Refrigera a minha alma” é a conversão de todo o ser, é a ovelha desgarrada que é trazida de volta. “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra e da morte”, em todos os momentos Deus está conosco, até mesmo nos lutos da vida. “Sei que a sua bondade e a felicidade me acompanharão todos os dias da minha vida”, todos os dias, sua bondade e felicidade nos acompanham. “E habitarei em seu casa, todos os dias’. 

YAHWEH TSIDKENU  - O SENHOR É A NOSSA JUSTIÇA  Jr 23.6

O Messias será um rei justo que haverá de julgar com justiça. Um dia virá para arrebatar a sua igreja e com justiça haverá de julgar todas as injustiças do mundo.

YAHWEH NISSI – O SENHOR É A MINHA BANDEIRA – Ex 17.16

Esse foi o nome usado por Moisés para comemorar a derrota dos amalequitas no deserto de Refidim. O nome de Deus foi exibido como uma bandeira de vitória. “Deus levantou sua bandeira de guerra e jurou, sobre seu trono, que o Eterno lutará contra os amalequitas...” (Ex 17.16).

YAHWEH SHAMMAH – O SENHOR ESTÁ ALI. EZ. 48.35.

O contexto do capitulo 48 fala da Jerusalém celestial restaurada em que a presença do Senhor estará para sempre conosco, será permanente e real. Mas, agora, o Senhor está conosco, neste momento: “Para onde irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face” (Sl 139). 

JEOVÁ SABAOTH – “Senhor dos Exércitos”. Essa expressão aparece 247 vezes no Antigo Testamento e apenas duas vezes no Novo Testamento. “Exércitos” se refere principalmente aos exércitos celestiais de anjos que servem ao Deus Todo Poderoso. O Salmo 24 menciona que Deus é “forte e poderoso...poderoso nas batalhas”.  O Senhor sempre foi o comandante supremo de todo o poder militar em Israel. Voce se lembra do que Davi disse a Golias: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exercitos, o Deus dos Exercitos, a quem tens afrontado” (1 Sm 17.45). Em outras palavras, o segredo das vitórias de Israel nas batalhas sempre foi este: Seu comandante é muito bom!


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