terça-feira, 14 de junho de 2022

 Orando no Espírito Ef 6:10-18 

Introdução: O fato de sermos cristãos significa que estamos inevitavelmente envolvidos numa luta espiritual. E, o Novo Testamento, dá a impressão de que, visto que somos cristãos, devemos esperar ataque contra nós de um modo que nunca conhecemos ou percebemos antes. É-nos dito em Efesios que temos que lutar contra “principados e potestades nas regiões celestiais”. Então, o viver cristão diário é uma luta constante, uma batalha renhida, por isso que não devemos desfalecer.

1)    “Orando em todo o tempo”

Quando o apostolo Paulo escreveu sobre a armadura, ele tinha em mente o soldado romano, e tomou as várias peças da armadura. Mencionou o cinto, a couraça, as sandálias, o escudo, o capacete e a espada. Parafraseando: “TOMEM ESTAS VÁRIAS PARTES DA ARMADURA E VISTAM-NAS, VISTAM-NAS CUIDADOSAMENTE, E FAÇAM USO DELAS DA MANEIRA DESCRITA...PORÉM, EM ACRÉSCIMO A TUDO ISSO, SEMPRE, EM TODO O TEMPO E EM TODAS AS CIRCUNSTANCIAS, CONTINUEM ORANDO”. Veste a armadura de Deus. Veste cada peça em oração.

Por que? Cada peça, isoladamente, por excelente que seja, não nos será suficiente e não terá proveito para nós, a não ser que sempre e o tempo todo estejamos em viva relação com Deus, dele recebendo força e poder. “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”

“Tendo cingido os lombos com a verdade”: é a salvação que temos em Cristo Jesus, é a certeza da salvação(Jo 5.24). “A couraça da justiça”: é a justificação pela fé (Rm 8.1-2). “Calçados os pés na preparação do evangelho da paz”: é caminhar, andando, todos os dias, levando a semente do evangelho ao perdido (Mt 28.19-20). “O capacete da salvação”: é a certeza, é a convicção, é a mente, é a razão que Deus nos deu para usar em instrumento para o reino. “O escudo da fé”: nos defende dos dardos inflamados do maligno, ou seja, pensamentos, duvidas, desanimo, contendas, etc. E, a “espada do Espírito”: a palavra de Deus.  

De acordo com o apostolo Paulo, mesmo tendo todas estas coisas, podemos falhar e ser derrotados completamente. Tendo vestido cuidadosa e completamente cada uma das peças da armadura, não podemos esquecer da injunção: “ORANDO EM TODO O TEMPO”. Pois, conhecemos cristãos que conhecem bem a teologia da Bíblia, porém não acreditam em reuniões de oração, que parecem não ver a total e absoluta necessidade de “ORAR SEMPRE”, “O TEMPO TODO”. 

 Em 2 Co 3.6, lemos: “Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não de letra, mas do Espírito; PORQUANTO A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA”. Em Efésios 6:10, encontramos essa exortação: “fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Portanto, NUNCA PODEMOS ESQUECER QUE NA VIDA CRISTÃ A ORAÇÃO É ESSENCIAL.

Veja o exemplo de Jesus. Ele era filho de Deus, sem pecado algum. Possuía um conhecimento maravilhoso; e, todavia, notem a frequência com que ele se isolava para orar a Deus. Ele costumava passar a noite inteira em oração, costumava levantar-se muito antes do alvorecer, a fim de orar a Deus e manter esta comunhão. E por isso não é surpreendente que ele ensinasse os seus discípulos “sobre o dever de orar, e nunca desfalecer” (Lc 18.1). “Jesus teve completa vitória, Porque sempre viveu em oração, Muitos santos chegaram a glória, Sob o manto da doce oração” (hino 294 HC)

PERGUNTA. Qual o lugar da oração em sua vida? Que proeminência tem a oração em nossas vidas? Acaso compreendemos que sem ela ficamos desanimados? A NOSSA POSIÇÃO FUNDAMENTAL COMO CRISTÃO É PROVADA PELO CARÁTER DA NOSSA VIDA EM ORAÇÃO. A oração é mais importante que conhecimento e entendimento. Se todo o meu conhecimento não me leva à oração, há algo de errado nalgum lugar.

2)    Oração:  "Orando em todo o tempo com toda oração e suplica no Espírito, e vigiando nisto com toda perseverança e súplica” (v.18)

Oração é um termo geral, e o apostolo subdivide em duas partes – em primeiro lugar – “toda oração”, e, em segundo lugar, “súplica”. O que entendemos é que devemos orar com todas as formas ou espécies de oração. Devemos orar em particular, devemos orar em público. “TODA ORAÇÃO”. Existe oração secreta ou reservada (Mt 6.6). Há também a oração pública (2 Cro 20.5-6), a oração da igreja (Atos 2, 4), a oração em comum, a oração que fazemos juntos.

No entanto, há outra espécie de oração. Às vezes se faz oração com palavras – oração oral! Mas, pode-se orar sem de fato proferir palavras; a oração pode ser impronunciada. Paulo diz: entregue-se a todos os tipos de oração. As vezes estamos andando pela rua, pode vir a tentação, e começamos a orar em pensamento, em seu coração e em seu espírito. 

 Há outro tipo de oração que pode ser igualmente proveitosa. Às vezes é apenas uma exclamação, às vezes um gemido, um brado do coração: “O mesmo Espírito intercede por nós”, diz Paulo, “com gemidos inexprimíveis”. São os nossos gemidos. O Espírito não precisa gemer; nós é que gememos. E às vezes essa é toda a oração que fazemos; apenas um suspiro, apenas um gemido , um “Oh!” Leiam as orações de gente como Isaias “Oh, se fendesse os céus...” (Is 64.1).

     3)    Súplica

Refere-se àquela parte bem definida da oração que chamamos “petição”; é oração referente a pedidos e desejos especiais. Devemos dedicar-nos à oração em geral, em todas as suas formas e tipos – adoração, serviço, louvor e ação de graças. Mas depois passar aos “pedidos”. Paulo faz isso quando escreve aos filipenses, onde ele diz: “Não estejais inquieto por coisa alguma, antes as vossas petições sejam conhecidas diante de Deus pela oração e suplica, com ação de graças” (Fl 4.6). 


        “...No Espírito”

“Orando em todo o tempo com toda oração e suplica no Espírito”. Em Efesios capitulo 2.18: “Pois por meio dele tanto nós como vós temos pleno acesso ao Pai por um só Espírito”. Em Romanos 8.26: “Do mesmo modo o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza, porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras”. Em Filipenses 3.3: “A circuncisão somos nós, que servimos a Deus em Espírito”, ou pelo Espírito. “E nos gloriamos em Cristo Jesus e não confiamos na carne”. Diferentemente dos judeus ou judaizantes, adoramos a Deus “em Espírito”.

Em Judas 20,21, lemos: “Mas, vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia do nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna”  

Por que orar no Espírito? Orar de várias maneiras, oração secreta, oração pública, oração audível ou inaudível, de pé, de joelhos ou em qualquer posição, não é fundamentalmente o elemento vital da oração. Naturalmente, essas coisas tem o seu lugar, acima de tudo, toda a oração deve ser “no Espírito”.

 Portanto, “vãs repetições” não é oração. Muito falarem! Os fariseus pensavam que por isso seriam ouvidos. Ele julgavam uma oração pelo seu cumprimento e pela sua publicidade. PODEMOS ORAR POR MERO HÁBITO, OU COSTUME, simplesmente porque acreditamos que é certo dizer as nossas orações de manhã e à noite. Mas muitas vezes isso não é orar! A VERDADEIRA ORAÇÃO É FEITA “NO ESPÍRITO”.

O Espírito Santo dirige a oração, cria a oração dentro de nós, e nos capacita a elevá-la a Deus. “Não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós”. Ele faz isso em nós, cria petições em nós, Ele ordena a nossa mente, Ele nos dá a oração, Ele a dirige, Ele a reveste de poder. 

Conclusão:

“Orai sem cessar”, diz ele aos tessalonicenses. “Orando em todo o tempo”. Não somente quando as coisas não vão bem, mas em “todo o tempo”, é um hábito, é uma disciplina cristã. Vigiando sempre! Não caia no sono, fique acordado, esteja bem atento, esteja vigilante, nunca seja negligente a oração, ponha mãos à obra. Faça isto : vigiando nisto com toda perseverança..., nunca desista e nunca cesse de orar. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário