terça-feira, 24 de agosto de 2021

 Unidade e combate – Fp 1.27-30

Introdução:

Quando uma pessoa crê em Jesus Cristo e recebe sua justiça  e o perdão do pecado, esse ato de fé salvadora requer um exame profundo da alma e uma autonegação radical. Esse passo de fé exige um compromisso absoluto com o Senhorio de Cristo. Paulo sintetizou essa radicalidade: “O viver é Cristo, o morrer é lucro”.

Para os que aceitam o evangelho, isso lhe custa tudo o que tem. “Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e venha após mim” (Mc 8.34). Ou, “o reino dos céus é como um tesouro escondido que um homem descobriu num campo. Em seu entusiasmo...vendeu tudo o que tinha e...comprou aquele campo” (Mt 13.44). No evangelho é necessário sofrer oposição de Satanas e a perseguição do mundo. Todos que são do evangelho, devem ter consciência que serão caluniados, humilhados e sofrerão pelo evangelho. 


1)    Portai-vos de modo digno


“Portai-vos de modo digno do evangelho de Cristo” (Fp 1.27). Ou seja, “portai-vos” significa viver como cidadão de uma país que cumpre as leis “Todos devem sujeitar-se às autoridades, pois toda autoridade vem de Deus” (Rm 13.1). . Então, temos “dupla cidadania”, do país que vivemos, Brasil e vivendo de acordo com sua Constituição. E a cidadania celestial, nossa fé em Cristo e sua promessa de um novo céu e uma nova terra “...mas buscavam uma pátria superior, um lar celestial” (Hb 11.16).

O verbo “portar” precisa ser analisado para podermos entender o que exige. Em primeiro lugar, em grego “portai-vos” está no tempo presente, ou seja, precisamos viver cada momento de cada dia de maneira prescrita. Segundo, esse verbo está na voz média, indicando que cada cristão deve assumir pessoalmente essa tarefa. Terceiro, está na segunda pessoa do plural, revelando que essa conduta está prescrita para todos os crentes. Quarto, o verbo está no modo imperativo, é uma ordem do próprio Deus, com a clara autoridade sobre a vida de todos os cristãos. VIVAM SEMPRE EM CONFORMIDADE COM O EVANGELHO.

“Para que, quer que eu vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes” (Fp 1.27). Em outras palavras, quer ele esteja presente com eles, quer esteja ausente, eles devem viver da mesma maneira. Paulo repete essa injunção no capítulo 2: “Assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência” (Fp 2.12).

O principio é relevante: Não importa quem esteja conosco, temos que manter a mesma devoção a Deus, em constante obediência à sua Palavra. Voce está longe da sua igreja? Voce está longe da sua família? Você está longe da sua esposa? Não importa, seja qual for a situação, a ausência de outros cristãos nunca deve ser justificativa para andarmos de qualquer jeito na vida cristã “tudo está descoberto e exposto diante de seus olhos, e é a ele que prestamos contas” (Hb 4.13). QUEM É VOCE QUANDO NINGUÉM ESTÁ VENDO?


2)    Princípios para a vida cristã

“Permanecer firmes num só espírito, combatendo juntos, com uma só alma, pela fé do evangelho”(Fp 1.27). Primeiro, “permanecer firmes”, significa fica imóvel, numa posição fixa. Esse é um termo militar que se aplica a um soldado mantendo sua posição na frente da batalha “a peleja é tremenda torna-se renhida” (hino 212 harpa cristã); renhida: disputado ou conflito sangrento. A unidade “combatendo juntos” é empreender um esforço conjunto ou lutar lado a lado, como gladiadores, contra um inimigo comum.

Portanto, os cristãos “pequenos cristos” não podem se afastar de sua lealdade ao evangelho, mas precisam permanecer firmes na fé, ancorados na verdade do ensino dos apóstolos. Quando perseguidos e oprimidos, não devem dar meia volta e fugir de seu testemunho cristão. No meio de uma guerra espiritual, precisam permanecer irredutíveis ao evangelho.

“Num só espirito, combatendo juntos, com uma só alma” (Fp 1.27). “Espírito” (pneuma) e é o poder ou pulsão interior de uma pessoa. É aquilo que a faz lutar, viver e respirar. Estar “num só espirito” refere-se à unidade que precisa forjar em um só bloco a pulsão de cada um de nós.

“Uma só alma”, alma (pusche), totalidade da alma, interior, incluindo o intelecto, as afeições e a vontade. Portanto, o que está representando aqui é a totalidade do ser interior. Portanto, devemos permanecer firmes num só coração, de braços dados, posicionados como um só homem em sua postura em relação ao evangelho, abraçando as mesmas convicções sobre a verdade e permanecendo na mesma lealdade ao Senhor Jesus Cristo.

“Combatendo juntos pela fé do evangelho”, ou “lutando unânimes pela fé evangélica” (Fp 1.27). A raiz da palavra traduzida por “combatendo”, deu origem a palavra “atleta”. A idéia é de alguém dando seu máximo numa competição, como uma corrida ou luta. Um prefixo (sula), que significa “com” é adicionado a esse verbo – os cristãos devem competir em conjunto por seu testemunho de Cristo diante de grande oposição. Devem combater juntos pela fé cristã, unindo-se contra o mundo, a carne e o diabo para evidenciar  sua convicção na verdade...

“pela fé do evangelho”, numa referencia a fé objetiva. Isto é, devem lutar pelo ensino dos apóstolos (Atos 2.42), pela “sã doutrina” (Tt 2.12), pela “fé entregue aos santos de uma vez por todas” (Jd 3). Devem lutar por “todo o proposito de Deus” (Atos 20.27). Sua unidade deve estar fundamentada na rocha da revelação divina (Mt 7.24) “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha”. 

“Se, de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de perdição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus” (Fp 1.28). “...aqueles que se opõem a vocês”. Portanto, devemos contar com essa oposição, que Jesus mencionou ao advertir: “O mundo vos odeia porque não sois do mundo; pelo contrário, eu vos escolhi do mundo” (Jo 15.19). Isso foi reafirmado por Paulo: “em meio a muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus” (Atos 14.22). Da mesma forma, Pedro diz: “Amados, não estranheis a provação que como fogo vos sobrevém, como se vos estivesse acontecendo alguma coisa estranha” (1 Pe 4.12).

Quem são os que se opõem? São falsos mestres, pastores que se imiscuem no meio dos santos com ensinamentos deturpados. Estes são judaizantes que tentam colocar fardos moisacos sobre a comunidade de fé. São os “cães” imundos e cruéis – “maus obreiros” que ensinam uma “falsa circuncisão” (Fp 3.2). São “inimigos da cruz de Cristo” e “o fim deles é a perdição” (Fp 3.18-19). Paulo afirma: “alguns pregam Cristo até mesmo por inveja e discórdia mas outros fazem com boas intenções” (Fp 1.15). 

Agora, meus amados, atentem, essa luta, essa oposição, escreve Paulo, era um “sinal” (Fp 1.28) de perdição para os falsos mestres, pastores e para os que seguem seus ensinamentos, ou seja, juízo final e condenação eterna. Paulo é incisivo: “...ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregue um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja maldito” (Gl 1.8-9). Para eles, diz Paulo, é um “sinal” de perdição, mas para vós, é um “sinal” de salvação. O fato de vocês estarem sendo perseguidos por sua fé, convicção é uma confirmação, uma certeza, que estão no caminho certo.

“Pois, por amor de Cristo, vos foi concedida a graça...”. Todo o Novo Testamento ensina que a fé é um dom de Deus: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se orgulhe” (Ef 2.8-9). “Fixando os olhos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé” (Hb 12.2), como afirmou o autor do livro de Hebreus. Olha como Pedro fala “Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês veem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver” (Atos 3.16). 

“...Não somente crer em Cristo, mas também de sofrer por ele” (Fp 1.29). Estes dois dons – a graça de crer em Cristo, e também de sofrer por ele – estão inseparavelmente ligados. Todos os que receberam a graça salvadora, também sofrem por ele, pois, ambos os dons formam um pacote único. Na verdade, diz Paulo “todos os que querem viver uma vida piedosa em Cristo Jesus sofrerão perseguições” (2 Tm 3.12).

 Conclusão:

Paulo afirma: “Já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar”. Os irmãos de filipenses viram, presenciarão o sofrimento excruciante que o apostolo enfrentou em sua cidade: Paulo foi sofreu, foi detido e espancado e colocado em uma cela preso em um tronco. Qual é a mensagem para nós: Viver para o evangelho requer sofrer pelo evangelho. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário