Jonas e Deus . Jn 4
Introdução: Jonas
É compreensível que, a principio, Jonas não quisesse ir
pregar na Assíria. No entanto, quando ele finalmente anunciou que o julgamento
de Deus estava próximo, houve um arrependimento em massa. Em resposta a isso,
Deus suspendeu a pena e não destruiu a cidade.
Isso nos levaria a esperar que o livro terminasse no capítulo
3 com uma nota de triunfo, uma afirmação do tipo “e Jonas retornou a sua terra
regozijando-se”. Mas, “o que Deus fez foi tão terrível para Jonas que ele ardeu
em fúria” (Jn 4.1). “Isso tudo deixou Jonas aborrecido e muito irado” (NVT).
1)
Por
quê?
No versículo 2, ele diz: “Senhor, não foi isso que falei
quando ainda estava na minha terra natal?” Ou seja, “Eu sabia que tu poderias
fazer algo assim! Essas pessoas são más e só mudaram porque ficaram com medo. Elas
não se converteram e começaram a ter adorar. Simplesmente prometeram que
começarão a mudar - e tu concedes misericórdia
a elas por isto. É bom que seja um Deus de misericórdia, mas desta vez foste
longe demais!”
O nome YAHWEH, traduzido por “Senhor”, não aparece desde o capítulo 2, mas agora literalmente clama: “Ai, YAHWEH!”. É o mesmo nome que ele se revelou a Moisés no Sinai, é justamente o nome do pacto entre Deus e Israel, que Jonas tem em mente. Em outras palavras, “Como podes cumprir suas promessas de preservar seu povo e, ao mesmo tempo, mostrar misericórdia aos inimigos de seu povo!” Lutero chamou Jonas de “santo esquisito, singular. Se fosse por ele, invejaria toda e qualquer parte na graça e no amor de Deus”.
Quando ele diz que quer morrer (Jn 4.3) e Deus, com
extraordinária gentileza, repreende-o por sua raiva desmedida (v.4), então a
coisa está num nível mais profundo, o coração.
Na realidade, quando Jonas diz: “sem isso não tenho vontade de continuar a viver”, ele está dizendo que perdeu algo que havia substituído Deus como a principal alegria, razão e o amor de sua vida. ELE TINHA UM RELACIONAMENTO COM DEUS, MAS HAVIA ALGO QUE VALORIZAVA MAIS DO QUE O SENHOR. Sua fúria explosiva mostra que ele está disposto a descartar seu relacionamento com Deus, se não conseguir o que tanto preza.
Quando a pessoa diz: “Eu não vou te servir, Deus, se tu não
me deres tal coisa X”. Então, esse x é o seu ponto mais crucial, seu maior
amor, seu verdadeiro deus, a coisa que mais confia e descansa. A outro disse Jesus: Segue-me. Ele, porém,
respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa
aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino
de Deus.
Quando começa a repreender o Senhor, Jonas cita para Deus as palavras do próprio Deus. Elas estão em Exôdo 34.6,7: YAHWEH, YAHWEH, Deus compassivo e misericordioso, longanimo, cheio de amor, paciente e fiel; que persevera em seu amor dedicado a milhares, e perdoa a malignidade, a rebelião e o pecado” No entanto, ele faz uma leitura seletiva da Bíblia, ignorando a ultima parte de Exodo 34.7, na qual está escrito que Deus não deixa “culpados sem castigo”.
SOMENTE ESTAMOS LENDO A
BÍBLIA DE FORMA CORRETA QUANDO ELA NOS HUMILHA, NOS CRITICA E NOS ENCORAJA COM
O AMOR E A GRAÇA DE DEUS, APESAR DE NOSSAS FALHAS.
2) E, Deus? Paciente
Jonas pregou em Ninive que em quarenta dias, Deus iria
destruir a cidade. Mas, então, a cidade não foi destruída. Por que Deus
estendeu sua misericórdia a eles? Da mesma medida que a misericórdia foi
estendida a Jonas dentro daquele peixe, mas a memoria de Jonas era curta, e se
recusa em ver o bem dos ninivitas.
Apesar de tudo, Deus é paciente com ele. Desta vez, ele não
envia uma tempestade violenta; ao contrário, começa aconselhá-lo: “Achas bom
que sintas tanta ira” (Jn 4.4). Muitos pensam que depois da conversão tudo se
torna às mil maravilhas, mas Paulo fala de dois homens que lutam dentro dele –
o velho homem e o novo homem -. Jonas mostra isso explicitamente.
Deus que chora
Quando Jonas vê que Deus começa a ter misericórdia de
pecadores, fica ofendido. Depois disso, Jonas decide ficar perto da cidade,
fazendo para si um abrigo temporário “queria ver o que aconteceria com a cidade”
(v.5).
Aí Jonas murmura: “Inacreditável, além de tudo o que já
aconteceu, mais isso? Por que Deus não pode me dar um tempo? A ira de Jonas
ganha forças junto seu desespero: “Estou zangado e abatido o suficiente para
morrer” (Jn 4.9).
Mas, Deus responde: “Tu tiveste compaixão da planta” (v.10).
Em outras palavras, Deus está dizendo: “Você chorou por ela, Jonas. Seu coração
se apegou a planta . Então, o que Deus está dizendo, em essência, é: Voce chora
por plantas, mas eu tenho compaixão por pessoas”.
Deus chora pela maldade e perdição de Nínive. Quem dedica seu
amor a alguém só consegue ser feliz se esse alguém for feliz. A aflição dessa
pessoa, também se torna sua aflição. Genesis 6.6 diz que, quando Deus viu a
maldade que reinava na terra “seu coração se encheu de dor”, Deus olhando para
Israel, que se afunda no mal e no pecado, e falando que o coração dele se
comove por dentro dele: “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso te
entregar nas mãos de outros, Israel? Meu coração se comove dentro de mim; a
minha compaixão se torna cálida e suave” (Os 11.8).
Conclusão: Deus é generoso
A compaixão de Deus não é somente um conceito, mas, sim, uma
realidade. É intrigante o fato que ele fala desses pagãos violentos e pecadores
como pessoas “que não sabem diferenciar a mão direita da esquerda” (Jn 4.11). O
que é isso? Eles estão espiritualmente cegos, perderam-se no caminho e não tem
a menor idéia da fonte de suas dificuldades ou o que fazer a respeito delas.
Deus está dizendo a Jonas: Estou chorando e lamentando por
esta cidade – por que você não está? Se é meu profeta porque não tem a mesma
compaixão que eu? Jonas não chorou pela cidade, mas Jesus, o verdadeiro
profeta, sim.
Quando Jesus viu a cidade de Jerusalém chorou sobre ela e disse: “Se você, mesmo você, apenas soubesse neste dia o que lhe traria a paz – mas agora isso está oculto aos seus olhos... porque você não reconheceu o tempo da vinda de Deus para você” (Lc 19). “Jerusalém, Jerusalém... quantas vezes desejei reunir seus filhos, como uma galinha ajunta seus filhotes sob as asas e vocês não estavam dispostos” (Lc 13.34).
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