terça-feira, 22 de setembro de 2020

 A um passo do pecado – Tiago 1. 13-17


Introdução: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 co 10, vs, 12 e 13

1)    Deus – o doador de toda boa dádiva

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em que não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1.17). 

A tentação busca somente nosso pecado, e o pecado busca nossa destruição. Deus não está por trás da tentação, senão, Ele seria contraditório em seu caráter. Alguém que caiu em pecado,  expressou-se: “Se Deus me amasse, não permitiria que aquela tentação me atacasse”, ou “ Se Deus realmente se preocupasse comigo, saberia como sou fraco e certamente teria me ajudado – mesmo que só um pouco -, mantendo a tentação longe de mim”.

TENHA ISSO EM MENTE: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito”. Ele sempre é o autor de todo bem em nossa vida. Tiago utiliza duas vezes a palavra “Todo” num grupo de sete palavras. “Toda” – isso mesmo: “Toda” é o que tem em mente. Toda boa dádiva, e todo dom perfeito – procedem do alto. Podemos receber uma “dádiva” de outro ser humano, entretanto, se ele é “boa” e “perfeita”, você pode estar absolutamente certo de que em ultima analise “desceu do Pai das luzes”.

2)    Os sete estágios da tentação

Número

Texto Bíblico

Estágio

Estágio 1

“Quando esta o atrai,

OLHAR

Estágio 2

a própria cobiça,

COBIÇA

Estágio 3

e seduz

SEDUÇÃO

Estágio 4

a cobiça, depois de haver concebido,

CONCEPÇÃO

Estágio 5

dá a luz o pecado;

NASCIMENTO

Estágio 6

e o pecado, uma vez consumado,

CRESCIMENTO

Estágio 7

gera a morte”

MORTE

Tiago 1.14-15 tem apenas três dezenas de palavras, mas desvenda completamente a obra interior de toda tentação: “Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”. Ou: “A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam. Esses desejos dão à luz o pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente, gera a morte” (NVT).

 ESTÁGIO 1: OLHAR – “Quando esta o atrai”.

O olhar desempenha o papel da porta de entrada na terra da tentação. “Os olhos...dizem que são as janelas da alma...” ou “Seus olhos são como uma lâmpada que ilumina todo o corpo. Quando os olhos são bons, todo o corpo se enche de luz” (Mt 6.22). 



“Cada um é tentado...quando esta o atrai”. A palavra “atrai” é emprestada da caça e da pesca, quando um peixe vai saindo lentamente para fora do seu esconderijo, ou quando um animal vai até o local onde há uma armadilha pronta para pegá-lo.

Pense sobre ser “atraído” – trata-se de uma linha sutil, quase imperceptível, entre estar num estado seguro e protegido, cuidando de sua vida, e escorregar para um estado de risco. Veja a sutileza da tentação: um ruído;  alguém que passa por você; uma mensagem no whatassap; um pensamento distraído que parece surgir do nada; um perfume que traz lembranças de pecados anteriores; um cheiro de maconha, etc

Estágio 2: COBIÇA – “a própria cobiça”.

Faça uma checagem da tentação: “Aquela garrafa é uma tentação”; “Aquele dinheiro sobre a mesa era uma tentação muito forte”; “Se meu cônjuge fosse mais romântico, eu não seria tão tentado a buscar satisfação com outra pessoa”; “Ela se insinuou para mim de maneira tão forte, sábado à noite, que não consegui resistir à tentação”. 



“Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz”. QUAL É A FONTE DE TODA TENTAÇÃO QUE VOCE ENFRENTA? Voce mesmo! Eu??? Sim, você! A única razão pela qual a tentação “tenta” você é sua própria cobiça. A tentação só é eficaz por causa do que há dentro de você e não fora.

 Portanto, quando o jovem afirma: “Aquela garota me tenta demais!”, qual era a verdade? Ou no caso da diarista que diz: “Não pide me controlar: aquele dinheiro sobre a mesa era tentador demais”. A mulher não era a fonte de tentação, mas sim seu próprio coração cheio de cobiça. O dinheiro esquecido sobre a mesa não era a fonte de tentação, mas sim seu coração ganancioso. “COBIÇA” significa  algo que nos atrai, qualquer coisa que desperta em nos um desejo incontrolável.

ESTÁGIO 3: SEDUÇÃO: - “E seduz”

Este é o estágio em que o desejo em você cresce de uma pequena atração para uma vontade avassaladora. É quando você é seduzido, aliciado e atraído com destreza para cada vez mais perto do objeto de desejo. Um versículo interessante em Provérbios mostra os dois lados da sedução: o interior e o exterior. “Não cobices no teu coração (sedução interior) a sua formosura, nem te deixes prender com as suas olhadelas (sedução exterior)” Pv 6.25 


QUAL É O PROPOSITO DE TODA SEDUÇÃO? Aumentar seu desejo, de forma que ele influencie seus pensamentos e atitudes. Este é o estágio em que você realmente “quer” fazer algo. Quando seu desejo torna-se mais forte, você se torna cada vez menos consciente de tudo o mais em sua vida e concentra-se no objeto do desejo.

Era o crepúsculo, o anoitecer, quando caía a escuridão profunda. A mulher se aproximou dele, com roupas provocantes e coração malicioso. Era ousada e inquieta, do tipo que nunca para em casa. Está sempre nas ruas e nos mercados, à espreita em cada esquina. Abraçou o rapaz e o beijou e, sem a menor vergonha, lhe disse: “Hoje apresentei uma oferta de paz e cumpri meus votos. Por isso, estava à sua procura; saí para encontrá-lo, e agora o achei! Estendi lindas cobertas sobre minha cama e lençóis coloridos de linho egípcio. Perfumei minha cama com mirra, aloés e canela. Venha, vamos nos embriagar de amor até o amanhecer!  Vamos desfrutar as carícias um do outro, pois meu marido não está em casa. Ele partiu numa longa viagem; levou consigo uma bolsa cheia de dinheiro e só voltará no fim do mês”. Assim ela o seduziu com palavras agradáveis e com elogios doces o atraiu. Ele a acompanhou de imediato, como boi que vai para o matadouro, como cervo que caiu na armadilha à espera da flecha que lhe atravessará o coração, como o pássaro que voa direto para o laço, sem saber que lhe custará a vida. Provérbios 7:9-23

Todas as ações externas da sedução focalizam-se em apenas uma coisa: fazer seu desejo crescer a tal ponto que você não se importa mais com o preço que terá de pagar para satisfazê-lo. A sedução pode ser interrompida. Se a tentação é externa, fuja. Se é interna, pare com aquela conversa interior imediatamente. Quanto mais rápido você extingue as chamas do desejo, mais rápido você o controla.

ESTÁGIO 4 – CONCEPÇÃO – “A COBIÇA, DEPOIS DE HAVER CONCEBIDO”.

Primeiro, a tentação o atrai; então seu desejo responde; depois, seu desejo cresce com a sedução e finalmente “concebe” a decisão de pecar. “Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá luz ao pecado”. 


Fase 1 da sedução: foco emocional – “sentimentos”

Fase 2 da sedução: Foco mental – “pensamentos”

Fase 3 da sedução: Foco volitivo – “escolhas”

Ou seja, você começa ficando emocionalmente atraído pelo pecado; segundo, você começa a elaborar razões para cometer pecado; terceiro, começa a planejar como cometer o pecado. Todos os três – sentimentos, pensamento e planejamento – ocorrem dentro de você.

ESTÁGIO 5 – “DÁ À LUZ O PECADO”

Em alguns casos, ocorre uma lacuna entre a “concepção” e o “nascimento”, durante o qual o cristão tem uma ultima oportunidade de mudar de idéia e evitar o pecado. Durante esta “janela de oportunidade”, o Espírito Santo frequentemente opera com poder, insistindo com o cristão para que ele interrompa o pecado.

 Conclusão: “E O PECADO, UMA  VEZ CONSUMADO GERA A MORTE”

Todo pecado cresce. Se você se entrega à ira, ela cresce. Se você se entrega a cobiça, ela cresce. O pecado não se satisfaz numa única vez. O pecado é um vicio. O pecado não se satisfaz no mesmo nível de pecado e degenera-se em pecados maiores e mais longos. O pecado busca o controle.

 Reafirme seu compromisso com a verdade e sua obediência a ela, dizendo em voz alta:

1. Tenho compromisso em ser “santo em todo o meu procedimento”.

2. Submeto-me ao Senhor e escolho fazer sua vontade para minha vida.

3. Sujeito-me ao Espírito Santo e à sua obra em minha vida.

4. Renuncio a todas as paixões da carne.

5. Reconheço que esta é uma tentação comum, que todos enfrentam.

6. Creio que o Senhor está limitando esta tentação, para que eu possa resistir.

7. Creio que o Senhor está providenciando um meio de livramento.

8. Sei que o Senhor não é o causador desta tentação.

9. Sei que o Senhor é o doador de toda boa dádiva e todo dom perfeito.

10. Sei que o Senhor me ama e deseja o melhor para mim.

11. Sei que este pecado entristece a Deus e me causará dores.

12. Fui seduzido por esta tentação.

13. Sinto meus desejos me impelindo na direção da tentação.

14. Levo “cativo todo pensamento a Cristo” e paro com todos os pensamentos sobre este pecado.

15. Afirmo que estou plenamente consciente desta tentação e não estou sendo enganado.

16. Sei que esta tentação tem como alvo minha destruição.

17. Portanto, escolho voltar as costas para ela.

18. Submeto-me totalmente a Cristo e resisto ao diabo.

19. Apresento todos os meus membros como armas da justiça.

20. Agradeço ao Senhor o seu sangue derramado e a minha salvação eterna.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário