terça-feira, 15 de outubro de 2019


As facetas da igreja 1 Corintios 1.1-17

1)    O apostolo de Jesus Cristo (v.1)
“Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus)...”
O uso da palavra apostolo no Novo Testamento se dá em relação aos doze, e aos quais com certeza Paulo e provavelmente Tiago foram mais tarde acrescentados. Eles não eram “apóstolos das igrejas” mas “apóstolos de Cristo”. Algumas qualidades necessárias para se tornar apostolo:

a)     Eles tinham sido pessoalmente escolhidos, chamados e designados diretamente por Jesus Cristo.
b)    Eles foram testemunhas do Jesus histórico – do seu ministério público por três anos (Mc 3.14, Jo 15.27), ou pelo menos sua ressurreição (Atos 1.21,22).
c)     A eles foi prometido uma inspiração especial do Espírito da verdade.

2)    A cidade de Corinto
Por causa de sua localização, a cidade administrava as rotas comerciais tanto no sentido norte-sul por terra, como no sentido leste-oeste por mar. Era, portanto, um centro manufatureiro e comercial.

Corinto era também uma cidade religiosa que adorava “muitos deuses e muitos senhores”. Havia o templo de Afrodite e o templo de Apolo. Era uma cidade imoral, tanto que o verbo “CORINTIANIZAR” era “viver uma vida licenciosa”. Portanto, era uma cidade agitada, progressista, rica, arrogante e permissiva.

Nesta cidade havia um pequeno grupo de pessoas a quem Paulo chamou de “a igreja de Deus que está em Corinto”, a comunidade divina dentro da comunidade humana. Era como uma flor perfumada que brotava da lama mal cheirosa e ali crescia.

No v.2, as facetas aparecem com suas duas moradias – a terrena e a celeste -, e suas duas santidades – santificado em Cristo Jesus e chamado para ser santa. E, dois chamados, pois Deus nos chama a ser santos e nós chamamos a Deus para que nos santifique.

“EU NÃO SOU O QUE DEVERIA SER, NÃO SOU O QUE GOSTARIA DE SER, NÃO SOU O QUE ESPERO SER NUM OUTRO MUNDO. MAS, AINDA ASSIM, NÃO SOU O QUE EU ERA, E PELA GRAÇA DE DEUS SOU O QUE SOU”

3)    PAULO SAÚDA A IGREJA (VS. 1-3)
“...aqueles santificados em Jesus Cristo, chamados para ser santos juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e o nosso”

“Graça a vós outros, e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.
4)    Os dons da igreja (vs. 4-9)

“Sempre dou graças a Deus a vosso respeito”. Mas pelo que ele dá graças? Pela graça Que vos foi dada em Cristo Jesus (v.4). “Porque em tudo foste enriquecidos, nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento” (v.5).

“De maneira que não vos falte nenhum dom” (v.7). Será que é possível alguém no corpo de Cristo ter todos os dons enumerados em Corintios 12, o dom da sabedoria, o dom do conhecimento, o dom da fé, o dom da cura, operação de maravilhas, profecia, discernir os espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas (1 Co 12.8-10)?

Isso não quer dizer que cada cristão possua todos os dons espirituais, mas que a igreja local pode receber coletivamente todos os dons de que precisa.

Tendo em vista, “a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual vos confirmará também até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo” (vs. 7 e 8).

5)    Unidade (vs. 10-17)
“Eu tenho somente uma igreja”. Há apenas uma família, porque há apenas um pai; há apenas um só corpo e um só Espírito que habita nele; e há somente uma fé, uma esperança  um batismo porque há somente um senhor que está sobre todos (Ef 4.4-6). Em Corinto, Paulo mais tarde escreverá: “somos lavoura de Deus” (3.9); “sois santuário de Deus” (3.16) e “vós sois o corpo de Cristo” (12.27).

Mas os coríntios tinham conseguindo dividir o indivisível! Paulo tinha dado graças por eles; agora ele apela para eles. Eles os tinha aprovado; agora ele os reprova.

O que podemos aprender com os apelos de Paulo? Primeiro, devemos notar que por duas vezes ele se dirige a eles como irmãos (vs. 10,11). Olha o apelo: que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisão; antes sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer (v.10).

A seguir, ele entra em detalhes. Alguns membros da casa de Cloe tinham-no informado que há contenda entre vós (v. 11), isto é, refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas (Pedro), e eu de Cristo (v.12).

A questão em Corinto dizia respeito às personalidades, e não as doutrinas. Os grupos eram separados um do outro pelo culto à celebridade, pelo orgulho, pela inveja e pela soberba.

Três perguntas:
1)    Acaso Cristo está dividido? Não!
2)    Foi Paulo crucificado em favor de vós? Não!
3)    Foste, porventura batizados em nome de Paulo? Não!

Conclusão:
“Proclamar o evangelho, não por meio de palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário