terça-feira, 2 de abril de 2019


Laodicéia – “Estou à porta e bato...”


Introdução: Holman Hunt, no século XIX, traduziu o versículo 20, numa famosa pintura, intitulada: “A luz do mundo”. A descrição da pintura é: “No lado esquerdo do quadro é vista essa porta da alma humana. Está bem trancada, suas grades e pregos, estão enferrujados; está ligada e  entrelaçada a seus batentes por gavinhos e trepadeiras de hera. Mostrando que tal porta nunca foi aberta. Um morcego esvoeja por ali; seu limiar com amoreiras silvestres, urtigas e mato... Cristo se aproxima dali à noite...” Ele está vestido com um manto real e usa uma coroa de espinhos; em sua mão esquerda ele segura uma lanterna, porque é a luz do mundo, enquanto que em sua mão direita está erguida para bater na porta...

1)    Laodicéia
Laodicéia era notória por sua influência e prosperidade. Localizava-se na conexão a rodovia mais importante da região. A estrada Pérgamo-Sardes cruzava-a de leste a oeste. Situada no fértil vale do Licos, formava ela um todo juntamente com Herápolis e Colossos. A agua potável tinha de ser trazida de Herápolis – que era famosa por suas aguas quentes -, e de Colossos – que era muito fria e boa para ser digerida; Herápolis distava 15 km e Colossos 10 Km e vinha por aqueduto. Mas, quando chegava em Laodicéia à agua estava morna, não boa para beber.

Laodicéia era o centro financeiro desta parte do mundo. Era, também um importante centro de produção, pelas famosas fabricas de lã preta e sofisticada. Achavam-se também, aqui, famosos centros médicos, cuja especialidade era a oftalmologia. No ano de 60 d.C., a cidade foi destruída por um terremoto e não precisou de dinheiro vindo de Roma, não! A cidade era autossuficiente.

2)    Uma carta severa
A maioria das igrejas foram elogiadas por Cristo. Éfeso: “conheço tuas obras, teu trabalho, e a tua paciência...”; Esmirna: “conheço as tuas obras, e tribulação e pobreza...”; Pérgamo: “conheço as tuas obras...reténs o meu nome, e não negaste a minha fé...”; Tiatira: “conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé...”; Sardes: “...tem algumas pessoas que não contaminaram suas vestes...”. Mas, em Laodicéia é uma carta de censura e nenhum elogio.

A igreja não fora contaminada por hereges – balaamitas, nicolaítas, jezabéis-, não há indícios de perseguição de fora por parte do estado romano, como aconteceu com Esmirna e Pérgamo. MAS O CRENTE DE LAODICÉIA não era nem frio nem quente (v.15). Faltava-lhes fervor, ao ponto de o adjetivo “laodicense” ser sinônimo de alguém que é morno, sem posição espiritual. 



QUEM DERA FOSSE FRIO OU QUENTE! “Frio” significa gelado e “quente” significa “fervente”. Ou seja, Jesus Cristo preferiria FERVENDO OU CONGELANDO, em vez DO MEIO-TERMO DA MORNIDÃO INSÍPIDA (1 Rs 18.21). Paulo disse aos cristãos romanos que fossem como o jovem Apolo, considerado por ele “fervendo em Espírito” (Rm 12.11; Atos 18.25). Portanto, devemos manter o ardor espiritual. O braseiro deve ser cutucado, alimentado e soprado até incendiar (2 Tm 1.6).

3)    O Diagnóstico de Cristo – uma sociedade opulenta
ELES DIZIAM: SOU RICO, ADQUIRI RIQUEZA E NÃO PRECISO DE COISA ALGUMA. Tão opulentos, quando o terremoto em 60 d.C., devastou toda a região, a cidade foi reconstruída em poucos dias sem apela para Roma. Os habitantes estavam orgulhosos de sua cidade como um centro bancário e mercantil. Podiam se orgulhar de sua famosa escola de medicina “cujos médicos prepararam o pó frígio para a cura dos olhos”. Sem falar, nas incontáveis fabricas e manufaturas de tecido de lã preta; a cidade ditava a moda do mundo antigo.

VOCE DIZ: ESTOU RICO, ADQUIRI RIQUEZAS E NÃO PRECISO DE NADA. NÃO RECONHECE, PORÉM, QUE É MISERÁVEL, DIGNO DE COMPAIXÃO, POBRE, CEGO E NU (V.17). MENDIGOS: apesar de seus bancos; CEGOS: apesar de seus pós frígios de sai escola de medicina; NUS: apesar de suas fabricas de tecidos. ELES DIZIAM: NÃO PRECISAMOS DE NADA!

Em Genesis 2.25, “o homem e a mulher estavam nus, mas não se envergonhavam”. Mas em Gn 3.7: “o homem e a mulher estão nus e envergonhados”. O que aconteceu? Em Genesis 3.1, a serpenta é descrita como um animal nu “a serpente é astuta”, e a palavra usada para falar da astucia é nudez. Ou seja, a primeira nudez é a nudez da pureza, e a segunda nudez é serpentizados. Não são mais a imagem e a semelhança de Deus, agora são parecidos com a serpente. E o que é ser parecidos com a serpente? É andar com a barriga no chão!

Cegos, nus e miseráveis
São mendigos porque não tem como comprar seu perdão ou passaporte para o reino de Deus. São nus porque não tem roupas adequadas para se apresentarem diante de Deus. São cegos porque não conseguem enxergar sua pobreza espiritual, nem o perigo espiritual em que se encontram. CONHEÇO AS SUAS OBRAS, DIZ ELES, E ACRESCENTE: (VOCE) não me reconhece (vs. 15-17).

Um crente morno é a pior publicidade para o Cristianismo. Essa pessoa morna atrapalha o que é frio; não deixa que este se inflame pelo evangelho de Jesus Cristo.
Quando o ímpio vê um cristão morno, pensa: “Por que preciso ser salvo? Se isto é ser crente, não preciso de cristianismo. Ele não diferente de mim. Por isto diz Jesus: “Ouçam, eu preferiria que fossem frios a mornos, pois vocês tem levado outros a viverem do mesmo modo”. 



4)    O conselho de Cristo
Antes, nos adverte: “Assim, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca” (v.16). Somos lembrados da expressão da atitude de Deus para com Israel no deserto, contida no Salmo 95: “Durante quarenta anos estive desgostado com essa geração” (v.10). A palavra hebraica corresponde a aversão e desgosto, e indica forte reação moral à hipocrisia humana e ao pecado.

“ESTAS SÃO AS PALAVRAS DO AMÉM, A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA, O SOBERANO DA CRIAÇÃO DE DEUS” (v.14). Ele é o AMÉM. O amém é: “CERTAMENTE”, “VERDADEIRAMENTE”. Seu ministério cumpre todas as promessas de Deus, “pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas tem em Cristo o SIM” (2 Co 1.20). Ainda mais, ELE É A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA. SUAS PALAVRAS SÃO VERDADEIRAS, VERAZES!

QUAL É O CONSELHO? EU O ACONSELHO A COMPRAR DE MIM... MAS POR QUE COMPRAR DELE?
Cristo se compara a um mercador que visita a cidade para vender suas mercadorias e entra em concorrência com outros vendedores. “Todos vós os que tendes sede, vinde às aguas; e vós os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Is 55.1).

“Eu o aconselho a comprar de mim ouro refinado no fogo, para que se torne rico, e roupas brancas para vestir, para cobrir a sua vergonhosa nudez, e colírio para ungir os seus olhos, a fim de que você veja” (v.18). Aqui há notícias boas para os pedintes nus e cegos! Eles são pobres; mas Cristo tem ouro. Eles estão nus; mas Cristo tem roupas. Eles são cegos; mas Cristo tem colírio para seus olhos.

DOIS PASSOS A TOMAR:
“REPREENDO E DISCIPLINO AQUELES A QUEM AMO. POR ISSO SEJA DILIGENTE E ARREPENDA-SE”. O primeiro passo é o arrependimento. Arrepender-se é dar as costas com determinação a tudo que sabemos ser contrário à vontade de Deus.

O segundo passo é: fé. “Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (v.20). Nosso coração ou alma assemelha-se a uma morada. Ele quer tornar-se rei da nossa vida; ele quer cear conosco. “Eis a voz do meu amado, que está batendo: Abre-me, minha irmã, querida minha, pomba minha, imaculada minha. O meu amado meteu a mão por uma fresta, e o meu coração se comoveu por amor dele. Levantei-me para abrir ao meu amado...” (Ct 5.2-5). 


CONCLUSÃO
“Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu pai em seu trono” (v.21).

Um trono é símbolo de conquista e autoridade. Jesus havia prometido aos doze que “por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso”, eles que o tinham seguido, “também se sentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28). ESSA PROMESSA É CONCEDIDA A TODO CRISTÃO VITORIOSO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário