terça-feira, 23 de abril de 2019


Os cavaleiros do apocalipse 6


Introdução: Dores de parto
No Evangelho segundo escreveu Mateus, temos o sermão escatológico no capitulo 24. Os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram em particular: “...Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o Senhor voltar e de tudo acabar”? (versão A Mensagem).

FALSO CRISTO: “Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o Messias”.

GUERRAS E RUMORES E DE GUERRAS: “...olhai, não vos assusteis, porque é necessário que tudo isso aconteça, mas ainda não é o fim” (v.6).

FALTA DE ALIMENTOS E TERREMOTOS: “haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fome e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores”.

PERSEGUIÇÃO: “Vocês serão presos e entregues para serem maltratados e serão mortos”.

MALDADE: “A maldade vai espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará”.

O EVANGELHO SERÁ PREGADO EM TODO MUNDO. Mundo aqui, é a terra, o mundo físico.

MANIFESTAÇÃO DO ANTICRISTO E INICIO DA GRANDE TRIBULAÇÃO: “Haverá um sofrimento tão grande como nunca houve desde que Deus criou o mundo”.

DESATRES NATURAIS: “O sol ficará escuro, e a lua não brilhará mais. As estrelas cairão do céu e os poderes do espaço serão abalados”.

“ENTÃO, O SINAL DO FILHO DO HOMEM APARECERÁ NO CÉU...a grande trombeta tocará, e ele mandará os seus anjos para os quatro cantos da terra. E os anjos reunirão os escolhidos de Deus de um lado do mundo até o outro”.

1)    Os cavaleiros
“OLHEI E DIANTE DE MIM ESTAVA UM CAVALO BRANCO. SEU CAVALEIRO EMPUNHAVA UM ARCO, E FOI-LHE DADA UMA COROA; ELE CAVALGAVA COMO UM VENCEDOR DETERMINADO A VENCER”. 



A abertura do primeiro selo mostra uma sequencia de quatro cavalos. O cavalo é um animal para a guerra. “Foi você quem deu ao cavalo a coragem e o adornou com uma bela crina... impetuoso, ele bate com as patas no chão, impulsivo e determinado, e depois sai à luta. Ele ri do perigo, destemido, não tem medo da espada” (Jó 39.19-25).
O cavaleiro branco aplica-se a Cristo, em apocalipse 19, lemos: “Vi os céus abertos, e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama fiel e verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça...seus olhos eram como chamas de fogo...estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pela qual se chama é a Palavra de Deus. E no manto da sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos Senhor (vs. 11-16).

BRANCO +COROA+SAIU VENCEDOR E PARA SEMPRE. O branco em apocalipse está sempre do lado do bem. Cabelos brancos (1.14) pedrinha branca (2.17); roupas brancas (3.4-5,18); nuvem branca (14.4). Jesus é o leão da tribo de Judá que venceu (5.5). “...e foi-lhe dada uma coroa”; a palavra grega é stephanos, sempre usada em relação a Cristo ou aos santos.

“OLHEI E DIANTE DE MIM ESTAVA UM CAVALO VERMELHO. SEU CAVALEIRO SAIU PARA TIRAR A PAZ DA TERRA. POR INFLUENCIA DELE, AS PESSSOAS PISAVAM UMAS NAS OUTRAS E MATAVAM UMAS ÀS OUTRAS. ELE RECEBEU UMA ESPADA”. 



“De onde vem as guerras e contendas que há entre vocês? Não vem das paixões que guerreia dentro de vocês? Voces cobiçam coisas, e não as tem; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Voces vivem a lutar e a fazer guerras” (Tg 4.1-2). A guerra é um cavalo vermelho, SANGRENTO E CRUEL, QUE TORNA A VIDA MISERAVEL E HORRENDA. Decorre de gente faminta pelo poder, é o engano do orgulho doentio, expressão da cobiça desenfreada.

Esse cavalo tinha uma grande espada – maichara – era o cutelo sacrificador; no grego contém a idéia de matança. Onde chega Cristo, chega também a perseguição aos que são de Cristo (Mt 5.10-11) “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa”. Pense em Estevão, Paulo, Policarpo, Antipas, Perpetua, a inquisição, a matança de São Bartolomeu, em 1572; perseguições movidas pelo Nazismo; perseguições no regime soviético, em 1917; perseguição na china, no Sri Lanka, etc.

“OLHEI E DIANTE DE MIM UM CAVALO PRETO. SEU CAVALEIRO CARREGAVA UMA BALANÇA. EU OUVIA UMA MENSAGEM: UM QUILO DE TRIGO POR UM DENÁRIO, E TRES QUILOS DE CEVADA POR UM DENÁRIO, E NÃO DANIFIQUE O AZEITE E O VINHO” (V.6). 



O Denário era o salário de um dia. Com uma ração de um quilo de trigo, uma família passará fome. Normalmente ele compraria, com um denário, 12 litros pelo mesmo preço. “Não danifique o azeite e o vinho”, enquanto os luxos, o azeite  o vinho existem, em abundância.

Maria Antonieta, rainha da França, casada com Luis XVI, vivia uma vida suntuosa no Palácio de Versalhes. O povo francês padecia, muita fome, miséria, o inverno mais rigoroso da década. O povo queria pão. Quando isso chegou ao ouvido da rainha, ela desdenhou: “Não tem pão, comam brioches”.  O povo queria mesmo pão e quem não tem pão, imagine brioche!

Para alcançar o primeiro bilhão de habitantes desde o inicio dos tempos até o ano de 1850. De 1850 a 1930 ele alcançou a marca de dois bilhões. De 1930 a 1960 chegou aos três bilhões. E levou apenas de 1960 a 1975 para alcançar quatro bilhões. Hoje, já somos oito bilhões de habitantes. Ou seja, o mundo está cada vez mais populoso, e a fome aumenta mais e mais.

“OLHEI, VI UM CAVALO AMARELO. SEU CAVALEIRO CHAMAVA-SE MORTE, E O HADES O SEGUIA DE PERTO. FOI-LHES DADO PODER SOBRE UM QUARTO DA TERRA PARA MATAR PELA ESPADA, PELA FOME, POR PRAGAS E POR MEIO DE ANIMAIS SELVAGENS DA TERRA”. 


Era o ano de 1348. A Europa estava fervilhando; Londres de vinte mil habitantes passou a ter oitenta mil. Cidades cheias, feiras, comércio se expandindo. Do oriente chegavam navios carregados de especiarias. No entanto, juntos aos navios, vieram os ratos que traziam pulgas contaminadas. Uma picada em alguém “a peste negra” tomava a pessoa; bubões negros se espalhavam pelo corpo, febres altíssimas, gripe, tosse...em menos de dez dias a pessoa estava morta. Metade da populações europeia morreu com essa mortandade.

O cavaleiro sobre o cavalo amarelo represente a pestilência – epidemias e doenças mortais. A morte vem pela espada (uma espada comprida usada na guerra); pela fome; pestilência ou mortandade e animais selvagens. O Hades vem atrás da morte. A morte derruba e o hades recolhe os mortos. A morte pede o corpo, enquanto que o inferno (hades) reclama a alma do morto.

2)    O quinto selo: o clamor no céu (Ap 6:9-11).

     As almas que morreram pela fé estão no céu (6:9). As almas sobrevivem sem o corpo e são conscientes. Elas não estão dormindo, estão no céu. Essa é nossa gloriosa convicção. Morrer é estar com Cristo. É deixar o corpo e habitar com o Senhor. É entrar na posso do reino. A morte não os havia separado de Deus. 



        Jesus deixou isso claro no sermão profético (Mt 24:9-10). Muitos mártires conhecidos e desconhecidos morreram e ainda morrem por causa da sua fidelidade a Cristo e Sua Palavra.  

As almas dos fiéis pedem não vingança pessoal, mas a vindicação da glória do Deus santo. Sua pergunta não é a mesma de Jesus: “Por quê?”, mas “Até quando?”. Eles não perguntam: “Se”, mas “Até quando?”. Não é o grito de lamentação, mas o lamento pela honra de Deus.

        As almas dos fieis recebem vestes brancas, representando retidão, santidade e alegria. Estar no céu é bem-aventurança, glorificação. Os réus e condenados vestiam-se de preto. Os fieis foram condenados na terra, mas não no céu. Deus os veste de branco. Estão absolvidos, justificados, salvos.

Conclusão: O clamor sobre a terra – o juízo chegou (Ap 6:12-17). 
 O sexto selo introduz o dia do juízo. O medo, o terror, o espanto e a consternação daquele dia se descrevem sob dois simbolismos: um universo sendo sacudido e os homens completamente aterrorizados, tentando se esconder.

      O JUÍZO CHEGOU: o próprio universo está abalado (6:12-14). O sol, a lua, as estrelas, o céu, os montes, as ilhas; tudo aquilo que se considerava sólido, firme, está abalado. A antiga criação está se desintegrando (2 Pe 3:10;  Lc 21:25-27).

O JUÍZO CHEGOU: os homens está em profundo desespero (6:15-17). Há seis classes de pessoas descritas: reis, grandes, comandantes, ricos, poderosos, escravo e livre. Os homens estão buscando um lugar para se esconder. Mas para onde o homem pode fugir e se esconder de Deus? Do que estão fugindo? Eles estão fugindo do Deus irado!! 


O JUIZO DE DEUS SE APROXIMA. Mas hoje ainda é o dia aceitável. Ainda voce poder voltar para Deus e encontrar o perdão. Voce quer vir para Cristo agora mesmo? Voce está preparado para encontrar-se com Cristo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário