terça-feira, 12 de março de 2019


Tiatira: espírito de Jezabel – Ap. 2.18-29


Introdução:
67% dos americanos, acreditam não existir verdade absoluta. Ou seja, o certo e o errado variam de situação para situação. O que é errado para mim pode ser certo para você. Traduzindo: se o homossexualismo é certo para você, está ótimo. “O homem moderno tem os pés firmemente plantados no ar”. Charles Colson afirma: “Nosso senso moral tem sido permanentemente neutralizado. Sofremos uma lobotomia moral”.

1)    A cidade de Tiatira
“A carta mais é dirigida à menos importante das sete cidades” (John Stott). Ela era menor e menos importante que Pérgamo e Sardes na grande estrada circular na província da Ásia. Em Tiatira existiam numerosas associações profissionais. Havia, por exemplo, associações de pedreiros, e artificies de bronze, comerciantes de tecidos e sapateiros, tecelões, curtidores, tintureiros e oleiros. SERIA IMPOSSIVEL SER COMERCIANTE, EM TIATIRA SEM FAZER PARTE DESSES GREMIOS, ERA UMA ESPÉCIE DE SUICIDIO COMERCIAL. 



Foi de Tiatira que Lídia , uma das convertidas mais notáveis de Filipos, tinha vindo. Ela negociava com materiais tratados com corante de púrpura vindo de Tiatira e é retratada por Lucas como “vendedora de tecidos”. O Senhor abriu seu coração para ouvir a mensagem. Ela creu e foi batizada.

2)    Um bonito jardim
“Conheço as suas obras, o seu amor e fé, o seu serviço e esperança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio” (v.19).

‘Fé, esperança e amor”. Recordamos de imediato da aprovação e Paulo aos crentes Tessalonicenses: “Lembramo-nos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês tem demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 1.3). O que faltava em Éfeso havia em Tiatira. A igreja era marcada pelo amor, pela fé e pela perseverança. 


“... e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio” (v.19). A igreja de Tiatira compreendeu que a vida cristã é uma vida de crescimento, de progresso, de desenvolvimento. O crescimento é como um amadurecimento gradual de um ser humano, da infância, passando pela adolescência, até a estatura de adulto.

COMO ESTAMOS? Estamos permanecendo firmes, retrocedendo ou progredindo?  O Novo Testamento fala de um crescimento na fé e no amor, no conhecimento e na santidade. Paulo podia regozijar-se, quando escreveu sua segunda carta aos tessalonicenses: “A fé que vocês tem cresce cada vez mais, e em muito aumenta o amor que vocês tem uns pelos outros” (2 Ts 1.3).

3)    Uma planta venenosa
“Contra você tenho isto, você tolera aquela mulher Jezabel, que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos” (v.20).

Mas quem era Jezabel? Era filha do rei de Sidom (1 Rs 16.31), cujo padroeiro era Baal. O culto a Baal, o deus pagão da fertilidade, incluía as mais grotescas imoralidades. Os templos eram repletos de prostitutas e prostitutos. Ela casou com Acabe, rei de Israel, ao mudar para Samaria e levou consigo seu oráculo de deuses e seus missionários, 850 profetas de Baal. Ela infernizou a vida do profeta Elias, a ponto de se esconder em uma caverna, pedindo a morte. 


A Jezabel de Tiatira tinha o mesmo espírito de prostituição, era profetisa. E incentivava os cristãos a comparecer as cerimonias e festas das associações comerciais, que eram dedicadas sem dúvida a alguma divindade pagã e também frequentemente terminavam em licenciosidade desenfreada. “PROFUNDOS SEGREDOS DE SATANÁS”(V.24) eram práticas que levavam a imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Os cristãos de Tiatira parece que tiveram ou uma consiencia muito fraca, ou uma coragem muito frágil. Eles foram tão fracos e sem força moral em relação  nova Jezabel como Acabe tinha sido para com a antiga.

Santidade
A santidade de vida e de caráter é, portanto, outra marca indispensável do verdadeiro cristão e da verdadeira igreja. “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados abstenham-se da imoralidade sexual” (1 Ts 4.3). “Deus nos escolheu nele (Cristo) antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença” (Ef 1.4). O proposito da morte do Filho “Jesus Cristo se entregou por nós a fim de nos remir de toda maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à pratica de boas obras” (Tt 2.13-14). É o proposito do Espírito Santo que habita em nós: Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade”. Ele lhes dá o seu Espírito Santo” (1 Ts 4.7-8).

4)    Tirando o veneno do jardim
Jesus se apresenta como o Filho de Deus. Ele é coigual com Deus Pai. Também, como aquele que tem os olhos dardejantes, ou seja, como chama de fogo. E, seus pés são semelhantes ao latão reluzente, ou seja, ele não tolera o pecado.

“E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteraram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda rins e corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras” (21,22,23) 



“Eis que a porei numa cama”. Seria punidos exatamente no local de seus pecados. Qual seria sua enfermidade? Uma outra versão, lemos: “ferirei os seus filhos com pestilência”. A palavra pestilência significa enfermidade ou germes.

Ou seja, se insistirem em suas perversidades sexuais, eu os colocarei de cama com enfermidades e germes. É uma referencia as doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e sífilis. Eram comuns no mundo antigo. O homem colhe aquilo que planta. Salomão pondera: “Tomará alguém fogo no seu seio sem que os seus vestidos se queimem” (Pv 6.27). BRINQUE COM FOGO, E VOCE SE QUEIMARÁ!

“Eu ferirei de morte a seus filhos”. Há pecado para morte (1 João 5.16). “Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem” ( 1 Co 11.29-30). POR QUE TAL MEDIDA? PARA QUE TODAS AS IGREJAS CONHEÇAM SER ELE O QUE ESQUADRINHA AS MENTES E OS CORAÇÕES.

CONCLUSÃO: AO QUE VENCER
EU LHE DAREI PODER SOBRE AS NAÇÕES; E COM VASOS DE FERRO AS REGERÁS E SERÃO QUEBRADAS COMO VASOS DE OLEIRO

E DAR-LHE-EI A ESTRELA DA MANHà



Nenhum comentário:

Postar um comentário