terça-feira, 19 de março de 2019


Sardes: uma igreja morta - apocalipse 3.1-6


Introdução:
Os fariseus e escribas eram os representantes máximos da espiritualidade, nos dias de Jesus. Os escribas tinham a incumbência de fazer cópias do Antigo Testamento e fazer comentários em cima dos textos, tornou-se depois, tradição dos anciãos. Já, os fariseus, eram cidadãos que ostentavam uma forma de vida, aparente. Eles davam esmolas, faziam longas orações e desfiguravam o rosto para jejuar, a fim de ganhar a reputação de religiosos. Usavam filactérios contendo textos sagrados, na testa, na mão, etc.
Então, Jesus exortou-os: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês, por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e iniquidade” (Mt 23.5,27,28). Paulo, descreve-os: “aparência de piedade, mas negando seu poder” (2 Tm 3.5). É FORMALIDADE SEM PODER, REPUTAÇÃO SEM REALIDADE, APARENCIA EXTERNA SEM INTEGRIDADE INTERNA, DEMONSTRAÇÃO SEM VIDA. ISTO É “HIPOCRISIA”, QUE ORIGINALMENTE O “HUPOKRITES” ERA UM ATOR QUE DESEMPENHAVA UM PAPEL NO PALCO.

1)    SARDES
Fundada em 700 a.C., fora uma das maiores cidades do velho mundo. Capital do reino de Lídia, era sinônimo de opulência, prosperidade e sucesso. Situada no alto de uma colina, amuralhada e fortificada. Sentia-se imbatível e inexpugnável. Precípuos abismais protegiam a cidade, de modo que não podia ser escalada. Era uma fortaleza inabalável.
Eles pensavam ser invencíveis. Por isso, não vigiavam suas torres. Aproveitando-se dessa distração, Ciro, rei dos medo-persas, conquista-a escalando uma pequena trilha. Mais tarde, em 218 a.C., Antíoco Epifânio dominou a cidade da mesma forma. Conquistada, a cidade cai em profundo declínio. Nunca mais se recuperou. Então, nos dias do apocalipse, Sardes era apenas uma sombra de sua antiga glória.

2)    O remetente
“E o anjo da igreja que está em Sardes escreve: isto diz o que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas...” (v.1).

“...tem os sete espíritos...”. No Salmo 139, vemos sua onipresença: “Se subo aos céus, lá estás” (v.8). “Se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também” (v.8). “Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares” (v.9). As asas da alvorada refere-se ao Oriente e confins dos mares, ao Ocidente. 



“Sete estrelas”. São os pastores e líderes espirituais da igreja (Ap 1.20). Por que Jesus segura os sete espíritos e as sete estrelas? A chave para reavivar os membros de uma igreja está com a direção do Espírito na vida de seus pastores. Se os membros necessitam de fogo, os pastores tem de incendiar primeiro. Tal pastor, tal igreja.

3)    A falha de Sardes
“Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e está morto”.

Estudamos a igreja d Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira, todas elas, Jesus começa com elogios. Mas a esta, com uma palavra de crítica. A igreja gozava de uma boa reputação na cidade e na região, era conhecida pela vitalidade. Vivia do passado.

Não havia perseguições do lado de fora, não se ouviu falar dos baalamitas e nicolaítas e nem de Jezabel. Falavam: “Que igreja dinâmica vocês tem em Sardes, uma congregação grande, cheia de atividades, muitos projetos”.

Mas era uma igreja morta! Não sabia que sua vida espiritual já estava extinta. REPUTAÇÃO É UMA COISA ENGRAÇADA. “IMPORTAMO-NOS COM O QUE AS PESSOAS PENSAM DE NÓS; MAS POUCO LIGAMOS PARA O QUÊ REALMENTE SOMOS”. Assim era a igreja de Sardes: orgulhosa da reputação passada, perderam todo o poder espiritual no presente. MINISTÉRIOS ESPIRITUAIS PASSAM POR QUATRO ESTÁGIOS: NO PRIMEIRO MOMENTO, HÁ UM HOMEM; NO SEGUNDO, UM MOVIMENTO. DEPOIS, UMA MÁQUINA; E, POR FIM, HÁ UM MONUMENTO.

3.1) Qual a aparência da igreja morta?
a) há um pregador morto. No púlpito, um homem superficial fala a pessoas superficiais. Tem teologia, tem hermenêutica, tem exegese, tem homilética, poemas, MAS NÃO TEM UNÇÃO!

B) POSSUE ADORAÇÃO MORTA. É como andar no museu de cera. Não há vida. É como andar no museu de cera. Não há vida, tampouco celebração. Adoram como se Jesus Cristo ainda estivesse morto e enterrado. Não há améns, apenas bocejos.

c) tem ministério morto. Não há evangelismo ou missões. Nenhuma igreja em construção; não se fala em batismos nas aguas, pois não tem candidato.

d) Possui esperança morta. Tudo o que fazem é reviver o passado. Vivem dos bons velhos dias. Não tem avivamento, apenas reuniões.

4) A solução
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. 
Ap. 3.2-4

Primeiro: “Se Vigilante”.
Jesus diz à esta igreja de mortos-vivos “Acorde”! Precisamos do alarme divino para sairmos de nossa dormência. Há algo errado, há pecado no meio da igreja. Enfrente honestamente seu pecado. Admita, perante Deus, que algo está faltando. Nós precisamos de um Reavivamento.

Segundo: tome a dianteira!
Jesus exorta a igreja de Sardes: confirma os restantes, que estavam para morrer”. Acordar não é suficiente. É mais: esteja atento! Fortaleça o que resta e estava para morrer. Volte a vida de outrora, se levante espiritualmente, porque assim, você levantará outros ao teu lado, que estão quase mortos.

Terceiro: olhe para trás!
“Lembra-te do que tens recebido e ouvido...”. Olhe para o passado. Veja quem era antes de estar na presença de Jesus. Lembre-se da sua conversão. Do seu batismo em águas, batismo com Espírito Santo. As bênçãos espirituais, etc.

Quarto: obedeça!
Jesus vai além: “guarda-o”. É um apelo para que a Palavra de Deus seja obedecida. Devemos guardar os mandamentos em todas as áreas da vida. Desobediência e mornidão espiritual são irmãs gêmeas.

Quinto: arrepende-te!
Significa uma volta imediata a Cristo, de todo o coração. Arrependimento requer rápida e decisiva mudança de pensamento, devoção e comportamento. Jesus insiste: “Confesse seu pecado e apatia espiritual. Saia desta situação. Dê meia volta imediatamente! Retorne a pura devoção. Mude sua vida! ” 



Sexto: Vigilância!
E se a igreja não se arrependesse? Jesus, então, alerta que virá como ladrão! Remover o castiçal, sua presença. Não podemos brincar. Se não houver arrependimento, ele virá como ladrão.

Conclusão:
“Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso” (v.4).

Ainda havia, em Sardes, crentes espiritualmente vibrantes. Permaneciam vivos e acordados. Jesus promete-lhes túnicas brancas celestiais. EM QUE GRUPO VOCE ESTÁ?

“Ao que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu pai e diante dos seus anjos” (v.5)

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” 




Nenhum comentário:

Postar um comentário