terça-feira, 23 de outubro de 2018


Consciência cativa em Deus – 2 Co 1.12


Introdução: um pouco de história. 

Se fossemos dar um inicio a reforma  protestante seria 31 de outubro de 1517. Quando Martinho Lutero pregou as 95 teses na catedral de Wittenberg.  Mas, em abril de 1521, ele foi convocado para uma reunião chamada “Dieta de Worms”. Indo compôs o hino Castelo Forte:
Castelo forte é nosso Deus
Amparo e fortaleza
Com seu poder defende os seus
Na luta e na fraqueza
Nos tenta Satanás
Com fúria pertinaz
Com artimanhas tais
E astúcias tão cruéis
Que iguais não há na Terra

A nossa força nada faz
Estamos, sim, perdidos
Mas nosso Deus socorro traz
E somos protegidos
Defende-nos Jesus
O que venceu na cruz
O Senhor dos altos céus
E sendo também Deus
Triunfa na batalha

E em janeiro daquele ano, o Papa Leão X, havia o excomungado da igreja católica.  Quando ele chegou em Worms, não estava  tão confiante; no primeiro dia, as frases dele estavam desconexas.  E uma palavra foi lhe dita: “Se ele não voltasse atrás, seria excomungado para fora do império”.  Mas, no final do interrogatório, sua convicção voltou e declarou, diante de todos: “A MINHA CONSCIENCIA ESTÁ CATIVA DA PALAVRA DE DEUS, ENTÃO EU NÃO POSSO E NÃO VOU VOLTAR ATRÁS, POIS IR CONTRA MINHA CONSCIENCIA NÃO NEM SEGURO NEM SAUDÁVEL; EU NÃO POSSO FAZER DIFERENTE, AQUI PERMANEÇO. QUE DEUS ME AJUDE!”  O edito de Worms, assinado pelo representante do Papa e do imperador rezava: as pessoas não podiam receber Lutero em suas casas; as pessoas não deviam alimentá-lo, escondê-lo e oferece-lo qualquer ajudar; e quem encontrasse ele podia captura-lo e ser conduzido ao imperador”. LUTERO ESTÁ DISPOSTO A PASSAR POR TUDO ISSO POR CAUSA DA SUA CONSCIENCIA.

1)    COMO TRATAMOS NOSSA CONSCIENCIA
Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade (santidade)  e sinceridade de Deus (honestidade),  não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco. (2  Co 1.12).  E com esta confiança quis primeiro ir ter convosco, para que tivésseis uma segunda graça; E por vós passar à macedônia, e da macedônia ir outra vez ter convosco, e ser guiado por vós à Judéia.E, deliberando isto, usei porventura de leviandade? Ou o que delibero, o delibero segundo a carne, para que haja em mim sim, sim, e não, não? (vs. 15-17).  V.23: Invoco, porém, a Deus por testemunha sobre a minha alma, que para vos poupar não tenho até agora ido a Corinto;

Em Atos 23.1, lemos: E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.

Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo) (Romanos 9.1).

Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia; ( 2 Tm 1.3).

Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. (Hb 13.18).

2) o que é consciência?
Em grego significa “conhecer com”; a consciência é o conhecimento que Deus coloca em nós para que nós nos conheçamos e Deus, usa o Espírito Santo, para afetar nossa consciência. Os britânicos falavam que a consciência é o “espião de Deus” e o “superintendente do homem”.  



“É a faculdade dentro do ser humano que avalia o que é bom e o que é mau”.

C.S. Lewis: “Deus sussurra e fala à consciência através do prazer, mas grita-lhe por meio da dor: a dor é o seu megafone para despertar um mundo adormecido”.

“Sentido ou percepção que permite ao homem conhecer valores ou mandamentos morais, quanto ao certo ou ao errado, e aplicá-los em diferentes situações, aprovando ou reprovando seus próprios atos”.

Leiam Romanos 2.14-15: Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”  Aqui é uma descrição de como a consciência funciona, podendo nos acusar, nos lembrando do nosso pecado; o Espírito Santo usa nossa consciência para nos sensibilizar. Também, a consciência tem o papel de advogado de defesa: enfrentando as acusações do diabo e dos nossos inimigos; ele diz para nós que estamos corretos.

TER CONSCIENCIA É SER ADULTO MADURO. A Bíblia diz de crianças que não sabe “distinguir entre a mão direita e a esquerda”, ou seja, saber o certo do errado. Vejam a história do Pinóquio: que era um boneco que queria se tornar um menino de verdade. Tem seu amigo, grilho falante, que é a sua consciência. Quando o Pinóquio mentia o nariz crescia. E, quando ele mente com mais intensidade, ele começa a ter orelhas de burrinho e calda também e fazer barulhos engraçados.  Quando Pinóquio deixa de ter consciência torna-se um animal. 



2)    Categorias da consciência

Má consciência:Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa” (Hb 10.22).  A consciência má nos acusa de fazer o mal, mas não fazermos nada a respeito. Ele convence do pecado mas ignoramos.  PESSOAS MÁS QUE PROCURAM NOS LEVAR PARA O CAMINHO ERRADO, DA MÁ CONSCIENCIA. E O PERIGO DA MÁ CONSCIENCIA: QUANTO MAIS VOCE IGNORA O CAMINHO SE TORNA MAIS ESCORREGADIO.

Consciência cauterizada: “Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (1 Tm 4.2). Se você não escutar sua consciência por muito tempo, a SUA MÁ CONSCIENCIA VAI SE TORNAR UMA CONSCIENCIA CAUTEIZADA. Perde toda sensibilidade, é como a lepra, não sente mais nada.  Quando você se expõe ao frio, a neve, aos poucos vai perdendo a sensibilidade dos membros do corpo; depois que a dor passa, não sente mais nada.  QUANDO DEIXAMOS DE LADO A OBRA DO ESPÍRITO A NOSSA CONSCIÊNCIA FICA AMORTECIDA, SEM VIDA. 



Consciência corrompida:Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados” (Tt 1.15). Quando a consciência não consegue mais discernir entre o certo e o errado; e começa a celebrar o que é mau. Veja essas festas que ocorrem, quando ficam bêbados, praticam imoralidade sexual, usam drogas; a consciência fica tão corrompida que não conseguem ter discernimento. E ficam angustiados quando não participam dessas festas.

Consciência fraca:  “Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo” (1 Co 8.7-12).  A situação em Corinto era carne sacrificada a ídolos; alguns comiam e outros, não. Paulo ensina, se a sua consciência permite, então pode comer. Mas, se não permiti, Paulo fala que a consciência é culpada. CONTEXTO CHEIO DE REGRAS DETALHADAS, LEGALISMO, ETC. 


  
Conclusão: duas coisas para ter uma boa consciência.

VÁ PARA LONGE DO PECADO QUANDO A SUA CONSCIENCIA DIZ O QUE VOCE ESTÁ PARA FAZER É ERRADO. Se está assistindo um filme e percebe que é errado, então fuja disso. Relacionamento sexual antes do casamento, é pecado. O que você está olhando no computador não honra a Cristo. Ou, pessoas vivendo uma vida dupla. SE A SUA CONSCIENCIA ESTÁ TE ACUSANDO DE ERRO, TEM QUE LIDAR COM ISSO.  Ou quando dizemos, para outra pessoa, que não tem nada haver; automaticamente esse cristão, aos poucos vai ignorar sua consciência.

VOLTE PRA CRISTO QUANDO A SUA CONSCIENCIA LHE DIZ QUE SEUS ATOS ESTÃO ERRADOS. A consciência pode nos prevernir de pecar; mas depois do pecado, Deus usa a consciência para nos atrair a Cristo (1 João 1.9). Hebreus nos fala que através do sangue de Cristo, nos livramos de uma consciência má. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário