Subindo
à torre de vigia – Hc 1:12-17 e 2.1
Introdução
No
inicio do livro de Habacuque Lemos: “Oráculo que viu...”. Um fardo. O profeta
inicia questionando a indiferença de Deus em seus dias: “Até quando clamarei
eu, e tu não me escutarás. Gritar-te-ei violência e não me salvarás? O que
havia nos dias do profeta? Opressão, violência, iniquidade, destruição,
contenda e litigio. Diante disso “a lei se afrouxa, e a justiça nunca se
manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida”
(vs. 1-4).
Resposta
de Deus: “suscitarei os caldeus”. Eram comparados a animais selvagens. São mais
velozes que os leopardos, mais sanguíneos que os lobos da estepe e mais
destruidores que o vento oriental.
1)
O Deus de
Habacuque
(a
) Deus é eterno
Depois de expor sua dificuldade, o profeta
declara: "Não és tu desde a eternidade?"
(1:12). Anteriormente ele havia dito (1:11) que os caldeus, orgulhosos com o
sucesso, atribuíam seu poder ao seu deus; e no momento em que disse isso,
começou a pensar: "O deus deles — o
que era esse deus? Apenas algo que eles mesmos haviam criado. O Bel deles era
de sua própria fabricação!" (cf. Isaías 46) enquanto assim pensava, lembrou-se de ale0 que
tinha certeza. Deus é o Deus eterno, de eternidade a eternidade. Ele não é como
os deuses de criação humana; ele não é como o deus do orgulhoso exército
caldeu; ele é Deus de eternidade a eternidade, o Deus eterno”.
(
b ) Deus é auto-existente
Então o profeta acrescenta algo mais:
"Não és tu desde a eternidade, ó Senhor", e ao dizer Senhor usa o
grande nome de "Jeová".
"Não és tu desde a eternidade, ó Jeová?" Esse nome diz--nos que Deus
é o auto-existente, o eterno EU SOU. "Assim dirás aos filhos de
Israel", Deus havia dito a Moisés, "EU SOU me enviou a vós
outros." O nome "EU SOU o que
SOU" significa: "Eu sou o Absoluto, o auto-existente." A
tremenda verdade concernente à Trindade é que uma vida eternamente
auto-existente reside na Divindade— Pai, Filho e Espírito Santo. Aqui, de novo,
está a maravilhosa certeza: "Estou certo de que Deus não depende deste
mundo, porque é auto-existente: ele é Senhor, é Jeová, o grande EU SOU."
YHWH:
no hebraico não tem vogal, então os massoretas criaram as vogais para
pronunciar as palavras. Mas, no hebraico, são colocados uns sinais nas
consonantes. O nome Jeová, portanto, é uma junção de IHWH E ADONAI.
(
c ) Deus é santo
O profeta traz, então, à lembrança que outro
absoluto de Deus é sua santidade. "Não és tu desde a eternidade, ó Senhor
meu Deus, ó meu Santo?" Habacuque está seguro não sei da existência eterna
de Deus, não só de sua auto-existência, e de sua independência de tudo e de
todos, mas de que ele é o "Santo", total e absolutamente justo e
santo, "um fogo consumidor". "Deus é luz, e não há nele treva
nenhuma." O pecado não ficará impune, SEJA NO MEIO DO POVO DE DEUS, OU NO
MEIO DO IMPIO. “Depois da desobediência, Deus expulsou Adão e Eva do paraíso. A
geração de Noé pereceu nas águas do diluvio por não acreditar nas palavras de
Noé. As cidades de Sodoma e Gomorra foram destruída em consequência as suas
transgressões. Deus permitiu que à Assiria levasse as dez tribos do norte em
722, por causa do pecado. E, em 586, Nabucodonosor levou Judá ao cativeiro,
também por causa do pecado”. DEUS É SANTO!
(
d ) Deus é soberano. “tu designaste essa nação pagã para executar o teu juízo? Ó rocha de refúgio; tu decidiste estabelecer
este povo para aplicar o castigo”.
(
e ) Deus de aliança. "Não és tu desde a eternidade, ó Senhor meu Deus ó
meu Santo? Não morreremos." Fez uma aliança com Abraão, à qual o profeta
se refere aqui, e renovou esta aliança com Isaque e com Jacó. Renovou-a outra
vez com Davi. Foi esta aliança que deu a Israel o direito de voltar-se para
Deus e dizer: "Meu Deus, meu Santo." O profeta lembra-se de que Deus
disse: "Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Para esses
santos homens, para os profetas, e para todos quantos tinham discernimento
espiritual em Israel, este fato era mais significativo do que qualquer outra
coisa (Is 64.4). “Não morreremos”,
exército caldeu podia fazer o que quisesse, nunca exterminaria a Israel, porque
Deus havia feito determinadas promessas que jamais quebraria.
2)
A crise do
profeta (vs. 13-17)
Primeiro, Ele começa dizendo: "Disto
estou seguro: Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão
não podes contemplar' (1:13). "Se isto é verdadeiro a teu respeito, ó
Deus", diz ele, "por que,
pois, toleras os que procedem perfidamente, e te calas quando o perverso devora
aquele que é mais justo do que ele?" Como podia Deus permitir que os
caldeus fizessem isto ao seu próprio povo? O povo do profeta podia ser mal, mas
os caldeus eram piores.
Por
que Deus não interrompe o fluxo do mal? Por que Deus não destrói os homens
perversos? Por que Deus deixa o forte esmagar o fraco? Por que Deus não põe fim
a guerra? O maior índice de mártires na história do cristianismo está no século
XX: 100 milhões de cristãos morreram por causa da sua fé em Cristo. Por que
Deus permitiu que Mao Tse Tung matasse mais de 60 milhões de pessoas.
Segundo,
Por que Deus fica em silencio? “Por que toleras
os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que
é mais justo do que ele”(v.13). Por que? Se tu és Deus, onipotente? Os apóstolos
sofreram martírios nas mãos dos romanos. Os cristãos eram amarrados em postes e
incendiados vivos para iluminar as ruas de Roma. O apostolo Paulo foi levado
diante de Nero e sua cabeça decapitada! Por que Deus?
Terceiro,
“porque fazes os homens como os peixes do mar, como os répteis, que não tem
quem os governe”. Somos como peixes, não tem que os governe. Deus está dizendo
que eles não teriam a mínima chance de escapar do exército caldeu.
Quarto,
“Eles a todos levantarão com o anzol,
apanhá-lo-ás com a sua rede, e os ajuntará na sua rede varredoura; por isso ele se alegrará e se regozijará. Por isso
sacrificará a sua rede, e queimarás incenso á sua varredoura; porque com elas
engordou a sua porção, e engrossou a sua comida”. O homem quando nega a Deus,
diviniza a si mesmo. “Sempre o homem se dobra diante de algum altar”. ANZOL,
matando um a um; REDE: matando muitos e levando-os para o cativeiro.
“Todas
as maiores divindades babilônicas, Ningirsu, Shamash, Enlil, Marduque são
retratados segurando e puxando uma rede, na qual os inimigos capturados se
debatem”. Os homens são mostrados como peixes que os caldeus pegavam em sua
rede, e depois tributavam honra divina à sua rede, porque por elas tinham sido
enriquecidos.
O
culto à força, a exaltação da violência e o desejo de dominar os outros
continua aceso. O desejo de poder é inerente ao homem “Sereis como Deus”. A
pergunta no versículo 17 é atual: “até quando uma nação violenta, cultuadora de
violência, continuará matando e explorando as outras sem piedade?
Conclusão:
O profeta querendo uma resposta imediata a esta questão sobe à sua “torre de
vigia”. Como o guarda que velava na sua hora de turno de vigilância, ele vela
pelo povo “para ver o que me dirá, e o que responderei no tocante à minha
queixa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário