Eu odeio o
divórcio – Malaquias 2.10-16
Introdução: “Isso
parece tão certo, tão certo. Como pode ser errado?”
“Um
dia, uma irmã foi até Spurgeon e perguntou-lhe: - “Qual é o problema em eu me casar comum incrédulo? Eu poderia levá-lo ao Senhor. Isso não é bom?”
Spurgeon
disse: - “Tudo bem, vamos fazer uma coisa.”
Havia
uma mesa na casa. Ele disse a jovem irmã para subir na mesa. Ela não sabia por
que ele queria que ela fizesse aquilo, mas ela atendeu e ficou de pé sobre a
mesa. Então Spurgeon estendeu sua mão e disse-lhe: - “Me puxe para cima.”
Mas
a irmã é que foi puxada para baixo. Ela não pôde puxar Spurgeon para cima da
mesa.
Então
Spurgeon disse: - “Se você quiser se casar com um incrédulo, isso é o que acontecerá.Você pensa que pode puxá-lo para cima, mas você será puxada por ele para baixo.”
1)
Esquecimento...
O povo de Israel estava se esquecendo de dois princípios de
grande valor: a INTEGRIDADE DA FAMILIA, que era um dos fundamentos de Israel e
a TEOCRIA (Teos – Deus, cracia – governo) judaica, que ficaria esfacelada com
os casamentos de divindades pagãs.
Quanto ao integridade da família pode ser observada desde os
dez mandamentos: O quinto mandamento prescreve o respeito aos pais: “Honra teu pai e tua mãe, para que prolonguem
os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Ex 20.12). O sexto, o
respeito ao cônjuge: “Não adulterarás”. O
décimo o respeito ao cônjuge alheio: “Não cobiças a casa do teu próximo, nem a
mulher do teu próximo...” (Ex 20.17). Quanto ao décimo mandamento, em Êxodo, a
proibição de cobiçar o cônjuge alheio
vem em primeiro lugar; em Deuteronômio vem em segundo lugar (Dt 5.21).
Por que? A diferença em que em Êxodo, o povo estava no deserto; em Deuteronômio,
o povo estava ingressando na terra prometida, onde sucederia um convívio mais
intenso com outras nações.
Quanto ao consequências funestas dos casamentos com pessoas
de outros povos, bastam-nos dois exemplos. O de Salomão, que pode ser
verificado em 1 Reis 11.1-13, vejamos: E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de
Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Das nações de
que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas
não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes
os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas
mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o
coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas
mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração
não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,
Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e
Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal
aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o
monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de
Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais
queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. Pelo que o Senhor se
indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de
Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. E acerca deste assunto lhe
tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o
Senhor lhe ordenara. Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto
em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei,
certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
E que foi a causa de uma longa
série de males. E o de Acabe, que despontou Jezabel (1 Rs 16.31). A grande
inimiga dos profetas do Senhor.
2) Não temos o mesmo pai?
Em certo sentido, Deus é Pai de todas as raças.
Temos em Atos 17.26 que ele fez toda raça humana de um só. Mas, neste caso,
enfoca-se a paternidade criadora. Sua paternidade espiritual é exclusiva ao seu povo. Em Cristo Jesus,
fazemos parte da família de Deus (Efesios 2.19).
O procedimento do povo de Israel em desposar
mulher não-judia PROFANOU o santuário. Neste caso, v.11, o santuário não é o
templo, mas sim a própria nação. O termo hebraico para santuário é QODESH – um
lugar sagrado ou coisa sagrada, consagrada, dedicada, santificada. Em Êxodo
19.6 o povo é chamado de “NAÇÃO SANTA”; em Isaias 6.13 “SANTA SEMENTE” e em
Jeremias 2.3 “SANTO”. Portanto, o termo é aplicado ao povo, a pessoas. A
santidade de Deus está no meio do seu povo. No Novo Testamento encontramos
referencias que atestam esse fato (Atos 7.48, Atos 17.24, 1 Corintios 3.16,17,
1 Corintios 6.18-19; 2 Co 6.16). Kadosh (santo) de Deus não está entre paredes,
mas nas pessoas e estas é que lhe são qodesh!
3)
O casamento inter-racial
O casamento inter-racial era um seríssimo perigo
para a fé. Mais tarde, com o advento do cristianismo, as divisões entre as
raças perdem o sentido: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não
há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3.28). O que
não pode no cristianismo é o casamento de cristãos com não cristãos. Paulo
prescreve o casamento no Senhor (1 Co 7.39 e II Co 6.14).
Os judeus estavam se casando com mulheres que
mantinham o mesmo caráter de suas divindades. Trazendo toda sorte de corrupção
espiritual e moral que as mulheres de Salomão trouxeram. A maior dificuldade é
com os filhos; em Neemias 13.23-24 vemos que, como resultado do casamento
misto, os filhos dos judeus casados com mulheres asdoditas, amonistas e
moabitas já não falavam mais hebraico e sim “meio asdodita”. Os filhos sempre
assimilam alguma coisa do sotaque pagão.
4)
Consequência
A punição para os transgressores é dura: “O
Senhor extirpará das tendas de Jacó” (v.12). O que aprendemos é que Deus pune o
pecado. “A miséria e o sofrimento que acompanham nossos pecados são auto
infligidos e, na maior parte das vezes automática”. Deus “não olha mais para a
oferta, nem aceitará com prazer da vossa mão”. A primeira consequência do
pecado é o distanciamento entre a santidade de Deus e a pecaminosidade humana. “Os sacrifícios daqueles que ofendem a lei de
Deus, não podem ser aceitos por ele”. Disse com propriedade o Salmista Davi: “Se
eu tivesse guardado iniquidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido”
(Sl 66.18).
Deus não aceita culto de hipócritas, como bem
pode ser lido em Isaias 1.11-15. O que leva o Senhor a aceitar a nossa adoração
não é um “ortoaineo” (gestos, forma) mas a sinceridade de lábios e vida. HAVIA
CHOROS, GEMIDOS E LÁGRIMAS, MAS INFELIZMENTE HAVIA PECADO. É O PECADO GUARDADO,
NÃO CONFESSADO, NÃO ELIMNADO, que acarreta na obstrução na comunhão com Deus.
5)
O que há de errado conosco?
“Por que? Afinal de contas, o que há de errado
com as nossas orações? Por que muitas reuniões de oração em nossas igrejas são
desinteressantes, reuniões em que, como diz o nosso povo, “muitas orações não
passam do teto”? A resposta divina é bem simples e direta: “por que o Senhor
tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual
procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua mocidade”.
Deus não tolera quebra de palavra e procedimento
desleal para com os outros, principalmente, neste caso, com o cônjuge. A palavra
“companheira” é “a que está atada em ti”. Marido e mulher estão atados um ao
outro. Em Genesis 2.24: “...e será uma só carne”. O CASAMENTO NÃO DEVE SER
ROMPIDO. E lembremos que antes de ser desmanchado em tribunais, ELE O É NOS
CORAÇÕES, NAS MENTES DOS CÔNJUGES.
“QUE INIGUÉM SEJA INFIEL PARA COM A MULHER DA SUA
MOCIDADE”. Nos dias de hoje, o padrão definido pelos meios de comunicação como
sendo a mulher ideal é a sensual, geralmente pouco vestida, que exibe seu corpo
como mercadoria. Não se procura a “MULHER VIRTUOSA” mas a “MULHER FORMOSA”.
Rubem Alves, reafirmou a grande diferença entre o homem e o animal. O animal é
o seu corpo. O homem tem o seu corpo. O HOMEM É MUITO MAIS DO QUE CORPO!
Conclusão: duas lembranças
Foi a mulher da mocidade quem sofreu as durezas
de uma vida econômica iniciante.
Homens envelhecem, os homens engordam, ficam
flácidos, e pior, calvos. Uma boa coisa para marido e mulher é envelhecerem
juntos.
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