Como Satanás
“salva” a alma – 1 Co 5
Introdução: Em Corinto havia uma montanha chamada Acrocorinto.
Em seu topo encontrava-se o templo de Afrodite, ou Vênus, a deusa do amor. Ela era servida por mil escravas que vagavam
pelas ruas à noite, como protistutas. A imoralidade sexual de Corinto era
proverbial, a ponto de Korinthiazomai significa “praticar imoralidade”
1)
A
situação em Corinto
“Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês,
imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês
possuir a mulher de seu pai”. A frase “mulher
do seu pai” pode sugerir que a mulher não é sua mãe biológica. Paulo chama isso
de imoralidade – PORNÉIA: qualquer comportamento sexual que transgredi a norma
cristã -. Que até mesmo gentios não cristãos condenam!
A imoralidade não foi pontual, por uma noite seguida de
coração quebrantado e arrependimento. Não! O versículo diz “algum de vocês possuir
(no sentido continuo) a esposa de seu pai”. Não existe arrependimento, tão
pouco fuga da imoralidade. AO INVÉS, há um orgulho descarado, versículo 2: “E vocês
estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheio de tristeza e expulsar da
comunhão aquele que fez isso?”
2)
Tolerância
ao pecado é pecado
Hoje, quando não se aplica a disciplina, frequentemente se
diz que é porque somos muito pequenos para disciplinar uma pessoa: Quem somos
nós para apontar o dedo? Quem somos nós para julgar? Quem somos nós para atirar
a primeira pedra?
Mas, Paulo escreve: “E vocês estão orgulhosos?” Pessoas
dentro da igreja estavam se vangloriando desta imoralidade. Como pode ser isso?
Vemos isso em outros textos das cartas paulíneas, dizem: “continuaremos pecando
para que a graça aumente” (Rm 6.1). Uma teologia que procura “dar ocasião à
vontade da carne” (Gl 5.13). Eles, então, se vangloriavam na liberdade e na tolerância
da graça.
3)
Humildade
“Não deviam, porém, estar cheio de tristeza e expulsar da
comunhã aquele que fez isso?” “Bem aventurados os que choram”, disse Jesus. São
os mansos e os quebrantados de coração que conhecem o horror do pecado e suas próprias
vulnerabilidades, falhas e ofensas contra Deus.
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo. 1 Coríntios 5:10-13
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo. 1 Coríntios 5:10-13
4)
Purifique-se
do velho fermento
Veja o verso 6: “O orgulho de vocês não é bom” Porque não?
Primeiro, porque era baseado na ignorância. O verso continua: “Voces não sabem
(aqui está a ignorância) que um pouco de fermento faz toda a massa ficar
fermentada? Em outras palavras, “no seu suposto conhecimento da graça e da
liberdade vocês estão destruindo a igreja”.
Então, Paulo diz no versículo 7, “livrem-se do fermento
velho, para que sejam massa nova, e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo,
nosso cordeiro pascal, foi sacrificado”. UMA SEMANA APÓS O SACRIFICIO DO CORDEIRO
PASCAL EM ISRAEL, a casa deveria
esvaziar-se de todo fermento, toda levedura. O fermento do pecado deve ser
posto para fora permanentemente.
Tito 2.14: “Ele se entregou por nós a fim de nos remir de
toda maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à
pratica de boas obras”. Viver na impureza, semana após semana, sem
arrependimento, é escolher contra o proposito e trespassar a espada em Jesus
com cada novo ato de imoralidade.
Conclusão: Deus usa Satanás para santificar
Paulo diz nos versos 2, 7 e 13 que o homem que é culpado de
sua imoralidade impenitente deve ser removido de dentro da igreja: “Expulsem
esse perverso do meio de vocês” (v. 13). Apesar de eu não estar presente
fisicamente, estou com vocês em espírito. E Já condenei aquele que fez isso,
como se estivesse presente”.
V.4: “Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor
Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de
nosso Senhor Jesus Cristo, entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo
seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor”.
Em Jó 2:6: “E o Senhor disse a Satanás: Pois bem, eu o
entrego em suas mãos; apenas poupe a vida dele”. O próximo versículo diz: “Saiu,
pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu a Jó com feridas terríveis, da sola
dos pés ao alto da cabeça”. E, no final,
Jó expressa depois da provação: “agora meus olhos te veem”. Satanas tornou-se o meio para purificar o
coração de Jó. Em 2 Corintios 12, Paulo descreve seu espinho na carne como
mensageiro de Satanás. Paulo orou três vezes ao Senhor, a resposta que recebeu
foi: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na
fraqueza”.
Deus usa Satanás, nosso arqui-inimigo, para salvar e
santificar o seu povo. Ele levou Jó da penitencia à prosperidade. Ele levou
Paulo ao ponto em que ele poderia exultar-se em sua tribulação e fazer
manifesto o poder de Cristo. E Paulo esperava que o resultado de entregar esse
homem à Satanás será a salvação de sua alma no dia de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário