7 razões para nunca enviar
fotos íntimas (nudez, pornografia e nudes)
Hoje é o
episódio de número 1.000. Isso deveria ser um tanto quanto fora do normal, e é.
Hoje lidamos com um fenômeno surpreendentemente comum, feito super conveniente
pela tecnologia do smartphone. Claro que estamos falando sobre o envio de
selfies de nudes. Isso faz parte de uma discussão crescente em nossa cultura.
Eu me encontrei recentemente com uma assistente do diretor de uma grande escola
pública de ensino secundário aqui nos subúrbios de Minneapolis, para falar
sobre smartphones e adolescentes. Ela me disse algo que escrevi: “No último
ano, fiquei chocada com quantas crianças — crianças que você nunca suspeitaria
— têm fotos nuas em seus celulares, fotos privadas enviadas entre elas e um
namorado ou namorada. No meu trabalho eu olho vários celulares, e quando me
deparo com essas fotos, fico simplesmente atordoada. Para mim, quando se trata
de estudantes do ensino médio e seus smartphones, essa é a tendência mais
surpreendente que eu vejo agora”.
Isso é parte de um fenômeno muito maior,
especialmente entre os jovens do sexo masculino, que enviam imagens de nus para
as meninas de uma maneira absurda — uma nova e perturbadora prática bem
documentada pela jornalista Nancy Jo Sales em seu livro esclarecedor: American
Girls: Social Media and the Secret Lives of Teenagers [Garotas Americanas: Mídias Sociais e as Vidas
Secretas das Adolescentes]. É um livro perturbador e também uma chamada ao
despertamento para qualquer pai com uma filha que tem um smartphone.
Eu digo
tudo isso para introduzir a pergunta de hoje, que vem de uma ouvinte de 20 anos
chamada Lily. Ela escreve: “Caro pastor John, estou atualmente em um namoro a
longa distância com um cristão. Recentemente, ele pediu que eu enviasse fotos
minhas nuas e eu me senti obrigada a fazê-lo. Agora me arrependo dessa decisão.
O que você diria aos jovens cristãos solteiros que são tentados a cometer esse
mesmo erro?”.
Eu acho que tenho uma boa autoridade bíblica para dizer,
em nome de Deus, a cada um de seus filhos, homens e mulheres, que nunca peçam
para ver alguém nu, exceto seu cônjuge, e nunca mostrem sua nudez por motivos
eróticos ou sexuais — salvo por razões médicas — exceto para o seu cônjuge.
Estou querendo dizer que isso não deve ser feito pessoalmente e nem por
imagens. E eu lhes darei sete razões pelas quais penso que estou respaldado na
autoridade de Deus ao dizer isso. E espero que nenhum de vocês que me ouvem
alguma vez façam isso ou jamais voltem a fazê-lo.
1. Quando Deus criou o homem e a mulher, é dito em Gênesis
2.25: “Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se
envergonhavam”. Essa existência livre de culpa e de vergonha terminou quando
Adão e Eva pecaram e sua primeira experiência depois que pecaram foi culpa,
remorso e vergonha. E assim, em Gênesis 3.7 diz: “Abriram-se, então, os olhos
de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram
cintas para si”. Então, Deus teve misericórdia deles em Gênesis 3.21, onde é
dito: “Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os
vestiu”.
O plano de Deus para a remoção dessa vergonha é a relação
sagrada do casamento, assim como o casamento é a reversão de numerosos
elementos da maldição. A liberdade que descobriremos não está no palco: vamos
tirar nossas roupas nos filmes e no palco. Não está em um clube de striptease.
Não está na frente de namorados ou namoradas. Não está na tela de nossos
celulares. Está no profundo respeito, amor, segurança de um relacionamento de
aliança chamado casamento. É aí que as pessoas com as aparências mais comuns
podem estar livres da vergonha. Isso é o que o amor faz.
Fora dessa relação, Deus trata a nudez como uma das
formas mais vívidas de julgamento divino. Isaías 47.3 diz: “As tuas vergonhas
serão descobertas, e se verá o teu opróbrio; tomarei vingança e não pouparei a
homem algum”. Ou Lamentações 1.8: “Jerusalém pecou gravemente; por isso, se
tornou repugnante; todos os que a honravam a desprezam, porque lhe viram a
nudez; ela também geme e se retira envergonhada”. Ezequiel 16.37: “eis que
ajuntarei todos os teus amantes, com os quais te deleitaste, como também todos
os que amaste, com todos os que aborreceste; ajuntá-los-ei de todas as partes
contra ti e descobrirei as tuas vergonhas diante deles, para que todos as
vejam”. Em outras palavras, a nudez na aliança do casamento é uma coisa bela e
emocionante para os filhos de Deus. Mas a nudez fora dessa relação é uma
manifestação do julgamento divino, embora como nação tenhamos sido ensinados
pela mídia, pela indústria cinematográfica e por certas estrelas famosas a
considerar a nudez como uma forma de poder, distinção e fama. “Eles se gloriam
na sua vergonha”, diz a Bíblia (Filipenses 3.19, tradução do autor). Essa é a
primeira razão.
2. Em
consequência dessa compreensão da nudez e da roupa o apóstolo Paulo diria: “Da
mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom
senso… como é próprio às mulheres que professam ser piedosas” (1 Timóteo
2.9-10). Agora, todas essas três palavras — kosmio, decente; ajdous,
modéstia; sōphrosunēs, bom senso
— curiosamente têm a conotação de uso pensativo e sério da mente de uma mulher
sobre como fazer sua roupa falar de sua piedade. Cada mulher deve fazer essa
pergunta: Como o que eu uso e o que não uso fala sobre a minha piedade? A roupa
não é uma questão indiferente na economia de Deus. Ela fala sobre a visão que
uma mulher (ou um homem) tem a respeito de Deus, de seus próprios compromissos
com Deus, de sua alegria em Deus e de sua liberdade das manobras manipuladoras
dos homens para obter o que querem. Essa é a segunda razão.
3. Paulo
assume em 1 Coríntios 12.23-24 que tomamos especial cuidado em cobrir as partes
mais íntimas de nosso corpo. Ele diz que os membros “que em nós não são
decorosos revestimos de especial honra. Mas os nossos membros nobres não
têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais
honra àquilo que menos tinha”. Isso é parte do modo como Deus ajudou a vivemos
com as consequências da queda nesse mundo pecaminoso.
4. Paulo
diz a Timóteo e, por implicação, a outros rapazes: “Não repreendas ao homem
idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos” — trate os homens
mais jovens como irmãos — “às mulheres idosas, como a mães”. Aqui está a chave:
trate “às moças, como a irmãs, com toda a pureza” (1 Timóteo 5.1-2). Ora, o que
isso significa? Trate as mulheres mais jovens como irmãs, com toda a pureza.
Isso significa que, até que um homem seja casado, ele deve tratar adequadamente
sua irmã, sua verdadeira irmã, e ditar a pureza de seu comportamento em relação
à sua namorada. Outra maneira de dizer isso seria: Veja a tentação de pedir
fotos nuas da mesma forma que você veria a tentação de incesto.
5. Se um
homem pede a uma mulher solteira que lhe mostre seu corpo, por definição ele é
indigno dela: indigno de sua confiança, de seu afeto e de sua aliança. O pedido
que ele está fazendo, em si, deve ser suficiente para a mulher dizer adeus. Eu
queria dizer isso. Eu realmente quero dizer isso. Vamos, mulheres. Se qualquer
mulher pensa que esse é um comportamento cristão masculino normal, não é. Isso
é doentio. Significa que ele é ignorante quanto à piedade e que quando ele se
cansar de você antes ou depois do casamento, vai se sentir livre para pedir à outra
para tirar as suas roupas. E se ele não puder obter isso pessoalmente, ele
obterá a partir da Internet. E você terá dito a ele que está tudo bem, porque
você cooperou com isso antes do casamento, não apenas no casamento. Então,
estabeleça isso. Se ele pede, ele é indigno. Acabou.
6. No
Cântico dos Cânticos, onde há exultação na nudez entre um homem casado e uma
mulher, mais uma vez é dito: “Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas
e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o
queira” (Cf. 2.7, veja também 3.5, 8.4). As fotos sexualmente eróticas fazem
exatamente aquilo que não devemos fazer. Elas despertam o desejo que não pode
ser legitimamente satisfeito, o que significa que elas levarão à masturbação ou
à fornicação.
Não sei o que se passa dentro da cabeça de uma mulher.
Mas só posso pensar que é uma noção deformada da sexualidade quando uma mulher
obtém prazer em ajudar um homem a agir como um menino de treze anos em sua
masturbação. É esse o tipo de homem que ela quer?
7. E
finalmente, a sétima razão, a razão menos importante. É a razão menos
importante e pode ser a mais atraente. É praticamente uma certeza que tais
fotos se tornarão públicas mais cedo ou mais tarde, e você descobrirá por si
mesmo o que o Deus intentava ao trazer esse julgamento.
Assim, com a autoridade de Deus, eu penso que
posso dizer aos homens e mulheres: Não peça e não dê tais fotos.
Por:
John Piper
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