As filhas de Ló – Gn 19: 30-38.
Introdução: Há algum
tempo, o evangelista Billy Graham escreveu: “A obssessão pelo sexo sempre foi
uma marca das civilizações decadentes”.
Nossa cultura ocidental é viciada no sexo. Por exemplo, o que aparece na
televisão e nos outdoors costumava ser considerado pornografia. Um pesquisa nos
Estados Unidos afirma que “51% dos meninos e 32% das meninas viram
pornografia antes dos 13 anos de idade”.
“A imutável lei de plantar e colher continua firme e forte. Somos agora
infelizes depravados morais, e buscamos em vão uma cura. As ervas daninhas da
indulgência cresceram mais do que o trigo do comedimento moral. Nossos lares sofreram. O divórcio cresceu a
ponto de alcançar proporções epidêmicas. Quando os padrões de conduta estão
desajustados, a família é a primeira a sofrer. O lar é a unidade básica de
nossa sociedade, e uma nação é tão forte quanto seus lares. A ruptura de um lar
não costuma aparecer nas manchetes, mas ela corrói como cupim a estrutura da
nação”. Billy Graham
1)
Um retrato da nossa geração.
O sociólogo Carle Zimmerman,
da Universidade de Harvard examinou a ascensão e a queda de impérios no
decorrer do século, deu uma grande atenção à correlação entre a vida familiar e
a vida nacional. Alguns aspectos da
pesquisa do sociólogo:
·
O casamento perdera sua sacralidade, o
divórcio se tornara lugar comum e formas alternativas de casamento foram
aceitas.
·
Os movimentos feministas tinham minado os
papéis complementares e cooperativos, uma vez que as mulheres haviam perdido o
interesse na maternidade e buscado poder pessoal.
·
Criar filhos tornara-secada vez mais difícil,
o desrespeito público pelos pais e pela autoridade aumentara e a delinquência e
a promiscuidade haviam se tornado mais comum.
·
O adultério passara a ser celebrado, não
punido; pessoas que tinham rompido seus votos matrimoniais eram admiradas.
·
Havia tolerância crescente em relação ao sexo
incestuoso e homossexual, com um aumento nos crimes relacionados ao sexo.
Parece
que as conclusões do sociólogo são tão atuais que chegam a ser assustadoras. Na
verdade, ele as escreveu em 1947, ao amanhecer daquela que muitos considerariam
a era de ouro da família nuclear!
O
pecado, depois da queda de Adão e Eva, alcançou uma profundidade maior. Paulo
explica a razão disso: “Portanto, da
mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem (Adão), e pelo pecado a
morte, assim também a morte veio a todos
os homens, porque todos pecaram; (...) por meio da desobediência de um só homem
muitos foram feitos pecadores” (Rm 5.12,19). Subtende-se que a depravação é
um problema universal; todos nós lutamos contra a natureza pecaminosa que nos
puxa para baixo.
2)
Ló foge de Sodoma.
O anjo instruiu Ló a fugir para as montanhas.
Mas, ele retorquiu: “Não posso fugir para
as montanhas, senão esta calamidade cairá sobre mim, e morrerei. Aqui perto há
uma cidade pequena. Está tão próxima que dá para correr até lá. Deixe-me ir
para lá! Mesmo sendo tão pequena, lá estarei a salvo” (Gn 19.19-20). Eles
se refugiaram em Zoar, mas as coisas não
deram certo (Gn 19.30). A escolha de Ló para viver em Sodoma não foi baseada na
vontade de Deus. A sua esposa resistiu em sair de Sodoma (uma fossa de esgoto) e se transformou numa estátua de Sal; Ló
ofereceu suas duas filhas para serem abusadas pelos cidadãos da cidade, para
proteger suas visitas; preferiu viver em cavernas do que voltar a residir com
seu tio, Abraão.
3)
Características de um lar...em Sodoma.
Ausência
de uma perspectiva divina. Não sabemos quanto tempo Ló e suas
filhas viveram em sua caverna. Tempo suficiente, pelo menos, para que as filhas
perdessem a esperança de um dia se casarem. A irmã mais velha virou-se para a
mais nova e disse: “Nosso pai já está
velho, e não há homens nas redondezas que nos possuam, segundo o costume de toda
a terra” (Gn 19.31). A expressão “que nos possuam” é uma conotação para
fazer sexo. Deus está ausente da consciência dessas moças. Em vez de confiar no
Senhor, preferiram seguir os mesmos costumes de Sodoma. As meninas cresceram
lado a lado com as pessoas da comunidade – parecendo-se com eles, conversando
com eles, agindo como eles.
Distorção
do discernimento moral.
Fazendo uso de uma expressão antiga, VOCE
PODE TIRAR UMA MOÇA DE SODOMA, mas é difícil tirar Sodoma dessa moça. A filha
mais velha de Ló sugeriu uma solução que ela considerava natural e razoável: “Nosso
pai já está velho, e não há homens nas redondezas que nos possuam, segundo o
costume de toda a terra. Vamos dar vinho a nosso pai e então nos deitaremos com
ele para preservar a sua linhagem (Gn 19-31,32). QUEM SABE QUANTOS AMIGOS DAQUELAS MOÇAS
VIVIAM EM LARES INCESTUOSOS? Com que regularidade elas ouviram colegas falando
sobre experiências sexuais com membros da família? Ao que parece, com
regularidade suficiente para considerarem tal comportamento normal.
Colapso
da autoridade paterna.
Nenhuma das filhas de Ló tinha
consciência do mal que está praticando em deitar com o próprio pai. Elas queriam
se tornar mães. Uma mãe precisa de um homem para engravidá-la, e Ló estava
convenientemente disponível. Ló, com certeza, não fora um líder espiritual
durante os anos do crescimento dessas meninas, e não era de perto um espelho a
ser seguido. “Naquela noite deram vinho ao
pai, e a filha mais velha entrou e se deitou com ele. E ele não percebeu quando
ela se deitou nem quando se levantou” (Gn 19.33).
Aumento
da insensibilidade moral. Filhos que são expostos à imoralidade
durante longos períodos de tempo perdem a sensibilidade. Tornam-se
emocionalmente insensíveis e espiritualmente indiferentes. Se a exposição
começar no inicio de sua formação, eles nunca desenvolvem a consciência. (Gn
19.34-35). Em Sodoma Ló conseguira tudo: conforto, riqueza, bens, estabilidade
e poder. Ele estava entre os líderes prósperos e influentes da comunidade e possuía
uma casa na cidade. Mas, na verdade seu sucesso era completamente superficial,
havia apostado tudo em Sodoma e perdera tudo.
4)
Consequências.
“Assim, as duas filhas de Ló
engravidaram do próprio pai” (Gn 19.36). De acordo com os dois versículos seguintes,
ambas deram à luz meninos.
Nove meses (vss. 36,37) ...e
não vemos nem ouvimos nada sobre Ló. Nenhuma vergonha; nenhuma confrontação;
nenhuma tristeza; nenhum arrependimento; nenhuma confissão ou nenhum
reconhecimento que seja. Até mesmo o nome dado a cada um dos meninos mostra a
atitude insolente daquelas moças.
Antigamente, no Oriente
Médio, o nome de uma pessoa carregava significado. O nome Isaque siginifica “ele
ri”. Um convidado para um jantar seria levado a perguntar: “Por que seus pais
lhe deram o nome de “sorriso”? o que levaria a contar a história. Um nome,
portanto, era um legado. A filha mais velha de Ló colocou em seu filho o nome
de Moabe, que significa “do pai”. A filha mais nova chamou seu filho de Ben-Ami,
“filho do meu parente”!
Conclusão: como proteger
nossa família da contracorrente do mundo?
B) Preste
atenção aos sinais sutis. Permaneça alerta. Não ignore indicações de que alguma
coisa está errada quando você passa tempo com a família ou com os amigos. Crie
o hábito de perguntar a si mesmo: Esse tipo de coisa vai me tornar mais
saudável? Meus filhos vão se beneficiar disto? Isto é espiritualmente benéfico e
sadio? Não passe tempo com pessoas que profanam o que é bom ou que zombam do
que é correto.
C) Declare
seu padrão repetidamente e sirva de exemplo. Ló nunca fez isso; ele não tinha
padrão. Ele pode ter evitado envolver-se no estilo de vida pecaminoso de
Sodoma, mas, de maneira impensada, plantou sua família bem no meio dele.
bibliografia:
Abraão - um homem obediente e destemido - Charles R. Swindoll
Biblia King James Atualizada
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