terça-feira, 2 de agosto de 2016

Escapa-te por tua vida. Gn 19



Introdução:  O quadro de Leonardo da Vinci -  A ultima ceia.

O grande pintor renascentista – Leonardo da Vinci – levou anos para pintar seu quadro: “A Santa Ceia”. Em vão ele procurava um modelo apropriado para a face do Salvador. Então ele encontrou um cantor de um coral, em uma igreja, cujos traços nobres lhe chamaram a atenção. Imediatamente ele chamou o rapaz por nome Pietro Bandinelli, para posar para o quadro, e deu a Jesus a fisionomia do rapaz em seu quadro.

 Por muitos anos ele continuou pintando o seu quadro. Os discípulos estavam quase todos prontos, e só faltava o modelo para Judas Iscariotes, aquele que traiu Jesus. Da Vinci passou, então, a andar pelas ruas de Roma, procurando um rosto adequado. Finalmente achou a pessoa com o rosto certo. Era o de um sujo e esfarrapado mendigo, com uma expressão ameaçadora em seu semblante. Ele estava parado em uma esquina e logo e foi convidado para servir de modelo, o que imediatamente aceitou. 

Mas quando o pintor contemplou os traços do mendigo mais atentamente, de susto, o seu pincel lhe caiu da mão. Tratava-se do mesmo Pietro Bandinelli, cujo bonito rosto, o pintor havia usado como modelo para o rosto do Salvador. O que havia transformado o anterior rosto angelical em um rosto de bandido, de Judas? A pobreza? A fome? A doença ou coisa parecida? Não, o pecado o havia rebaixado tanto!

1)    O perigo de se contaminar.

Contaminar significa “tornar impuro pela introdução de elementos nocivos ou infecciosos; poluir”. Associações com o mal contaminam nossa vida. O líder Josué dirigiu-se a seus compatriotas hebreus, que haviam entrado em Canaã por meio de luta. Josué Advertiu (Js  23.11-13): "Por isso amem somente o Senhor, nosso Deus. Mas, se vocês não forem fiéis a ele, e fizerem amizade com os povos que ainda estão aí, e casarem com essa gente, podem ficar certos de que ele não expulsará mais esses povos do meio de vocês. Pelo contrário, eles se tornarão perigosos para vocês, como se fossem precipícios, armadilhas, chicotes nas costas ou espinhos nos olhos. E isso continuará até que vocês desapareçam desta boa terra que o Senhor, nosso Deus, lhes deu".

O rei Salomão havia adquirido tudo o que uma pessoa poderia querer na vida. Apesar de toda a sua sabedoria, ele escolheu encher o palácio com mulheres de nações rivais. “A medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi” (1 Rs 11.4).

O livro de Provérbios adverte: “Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais” (Pv 20.19). Ele também diz: “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal” (Pv 22.24-25).

O Novo Testamento ensina essa mensagem, como se pode ver na admoestação de Paulo aos cristãos de Corinto. Esta cidade conhecida por suas prostitutas oficiais, o apostolo escreveu:   "Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer". 1 Coríntios 5:9-11

1)    Quem foi Ló?

Ló vivia em Ur dos Caldeus, era sobrinho de Abraão. Com a vinda para Canaã, ambos ficaram ricos e já não podiam mais viver juntos. Abraão, o mais velho dos dois, com um verdadeiro espirito de humildade e cortesia, deixou que Ló fizesse a escolha da terra. Abraão disse: “Se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para direita, irei para a esquerda” (Gn 13.9).


E o que fez Ló? Somos informados que ele viu as campinas do Jordão, próximas à Sodoma, eram ricas, férteis e bem regadas. Era uma terra boa para o gado, cheia de pastagens. Esta foi a terra que ele escolheu para estabelecer sua residência, simplesmente porque era uma terra rica e bem regada (Gn 13.10).

Esta terra estava próxima à cidade de Sodoma! Ele não se importou com isso. Os homens de Sodoma, que seriam seus vizinhos, eram ímpios. Isso não importava. O que importava para Ló é que as terras eram férteis e ricas.

Somos informados de que ele “armou suas tendas até Sodoma” (Gn 13.2). E isso, foi um grande erro. E quando Ló é novamente mencionado, nós o encontramos, vivendo na própria cidade de Sodoma, “morava em Sodoma” (Gn 14.12). Ela havia deixado suas tendas. Havia abandonado o campo e ocupava uma casa naquelas mesmas ruas daquela cidade ímpia.

2)    Sodoma e Gomorra.

Sodoma e Gomorra, essas duas cidades gêmeas controlavam um vale exuberante e fértil pela qual corria o rio Jordão (Gn 13.10).  Esses dois centros populacionais eram o núcleo da atividade econômica de todos os que viviam na parte sul do vale. No entanto, a imoralidade dessas duas cidades se tornara notória, mesmo entre as comunidades pagãs e adoradoras de ídolos localizadas fora do vale (Gn 18.20-21).


Quando os dois anjos desceram em direção das duas cidades (os anjos estavam em forma de homem) , encontraram Ló, sentado junto ao portão (Gn 19.1). Este detalhe revelava que ele não era um cidadão comum, pois havia se tornado participante ativo na politica e no comércio de Sodoma.

Ló, percebeu algo diferente nesses dois homens, e disse-lhes: “Meus Senhores, por favor, acompanhem-me à casa do seu servo. Lá poderão lavar os pés, passar a noite e, pela manhã, seguir caminho” (Gn 19.2).  A cultura da hospitalidade era considerada uma tarefa sagrada e um grande privilégio na cultura de Ló. Ele convidou os anjos a passarem a noite em sua casa, mas os homens de Sodoma, sabendo da chegada dos forasteiros, quiseram ter relações sexuais com eles.

 Eles gritaram para Ló: “Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles” (Gn 19.5). O termo hebraico traduzido por “ter relações” é usado em outras passagens como “conhecer” ou “dormir com”. O texto de Genesis 4.1, por exemplo, diz: “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu” (Gn 4.1). Sem nenhuma vergonha, eles declararam abertamente o que queriam, não fazendo nenhum esforço para minimizar suas intenções.

Em Ezequiel encontramos outros pecados além da sodomia, EZ 16.49-50: “Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. E se ensoberbeceram, e fizeram ABOMINAÇÕES diante de mim; portanto, vendo eu isto as tirei dali”. Abominar se refere ao pecado do homossexualismo (Lv 18.22).

Conclusão: Um sinal de alerta.

A urgência na voz dos anjos deve ter sido chocante. Ló não sabia nada sobre a destruição que estava prestes a cair sobre a cidade que ele adotara para viver (Gn 19.12-13). Ele respondeu à pergunta dos anjos com uma rápida contagem de pessoas. Além dele próprio, havia sua esposa, duas filhas e os homens comprometidos com ela.

Ló insistiu com seus futuros genros: “Saiam imediatamente deste lugar, porque o Senhor está para destruir a cidade” (Gn 19.14). Mas, em vez de segui-lo, esses dois homens desprezaram o aviso, achando que se tratava de uma espécie de pegadinha. Estava nítido que eles não viam nada no caráter de Ló que sugerisse que ele tivesse esse tipo de relacionamento com Deus. E ele de fato não tinha!

O tipo de vida que Ló levava evidencia em Gn 19.9: “Este homem chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz!” Ele nunca tomou parte no pecado deles, mas nunca lhe havia oferecido oposição. Vivia no meio deles com valores que lhe foram ensinados pelo seu tio, mas em vez de se conduzir de maneira autentica e de se apresentar como modelo de melhor conduta, preferiu ser conivente.

ló foi lento quando deveria ter sido rápido, relutante quando deveria ter seguido adiante, vagaroso quando deveria ter sido apressado, tardio quando deveria ter sido afoito, indiferente quando deveria ter sido interessado. Ele não deixou história, legado, pouco sabemos como foi sua vida e como morreu. As escrituras parecem ter estendido um véu ao redor dele, há um silencio doloroso a respeito do seu fim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário