Cuidado com a ansiedade Fl 4.6-7
Introdução: E o meu futuro? Vou sobreviver a essa epidemia? será que essa vacina vai sair, quando? Então, tantas perguntas, indagações, medos... o que fazer? É isso que o apostolo Paulo irá nos ensinar nesses versículos de Felipenses.
O Salmo 3 expressam
isso com perfeição. “Senhor, muitos são os meus adversários” (Sl 3.1). O
salmista estava enfrentando dificuldades em três dimensões: os inimigos são
numerosos, sobrepujando-me com sua quantidade (“muitos são”); agressivos,
tornando minha situação urgente (“muitos se rebelam contra mim”) e estão
fazendo pouco de mim, desprezando a minha fé e desmoralizando o meu espírito (“muitos
os que dizem a meu respeito: Deus nunca o salvará!”). Mas, diz o salmista: “Eu me deitei e dormi”, diz o salmista.
Qualquer pessoa pode se deitar, mas a pergunta é: ela pode dormir? O Salmista
conta que estava cercado por inimigos, e por dificuldades e provações, e o seu
poderoso testemunho é que, apesar de tudo isso, ele podia se deitar e dormir, e
acordar seguro e confiante de manhã, porque confiava no Senhor. Por quê? Porque
o Senhor estava com ele, guardando-o.
1) Não estejais inquietos.
“Não estejais inquietos por coisa alguma”. Essa é uma
injunção negativa – algo a evitar. Versões: Não
andeis ansiosos por coisa alguma (Almeida
Revisada); Não andeis cuidadosos de coisa alguma (Sociedade Biblica Britanica). “Não andeis ansiosos”. “Inquieto”
significa “sem quietude”, sem tranqüilidade, todo nervoso, com a tendência de
preocupar demais com as coisas. É a
mesma palavra que Jesus usou no Sermão do monte, na passagem de Mateus,
capitulo seis: “Não andeis cuidadosos...”. Siginifica que não devemos andar
ansiosos, preocupados, que não devemos ponderar ou meditar demais nas
circunstancias, não ter essa nervosa solicitude a respeito da situação.
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos
corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”(v.7). Ou, guardará os
vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. É a mente e o coração que
produzem esse estado de ansiedade, de preocupação e solicitude mórbida. Aqui o “coração”
não significa apenas a sede das emoções; significa a parte central da nossa
personalidade. A “mente” pode ser traduzida, pelo termo “pensamento”.
O que Paulo afirma é que podemos controlar
muitas coisas em nossa vida, e muitas das circunstâncias ao nosso redor, mas
não podemos controlar nosso coração e nossa mente. “Este estado de ansiedade, é
algo que de certa forma está fora do controle; acontece apesar de nós mesmos”
(Sl 77.1-4). A ansiedade é negativa: “E se tal coisa acontecer? Tudo está
razoavelmente sob controle hoje, mas e se amanhã de manhã, acontecer isso e
aquilo? E ficamos pensando nisso por horas, agitados por essas imaginações. E,
assim, nossos corações nos mantém acordados.
2) O que fazer, diante da inquietude?
O que o apostolo diz que
devemos fazer quando ameaçados pela ansiedade? Ele não se limita a dizer: “Parem
de preocupar”. Isso é o que o senso comum e a psicologia nos dizem: “Parem de
se preocupar, tenham domínio próprio”. O apostolo não diz isso, pela simples
razão que é inútil dizer a uma pessoa nessa condição que pare de se preocupar.
A psicologia chama esse mecanismo de REPRESSÃO.
Mas, se reprimimos a inquietude, desemboca-se no subconsciente. Mas não só isso – é perda de tempo, dizer à
pessoa comum que pare de se preocupar. É como dizer a um alcoólatra consumado
que pare de beber. Ele não pode porque é prisioneiro desse vicio, dessa paixão.
Da mesma forma, A BIBLIA NÃO DIZ: “NÃO SE PREOCUPE, ISSO TALVEZ NUNCA ACONTEÇA”.
Alguns aconselham essas
pobres pessoas infelizes que estão inquietas e preocupadas: “Não deve se
preocupar, meu amigo, a preocupação é pecado, e toda a preocupação do mundo não
vai fazer qualquer diferença”. Isso é verdade, e é bom senso, sadio e correto. Os
psicólogos, por sua vez, dizem: “Não desperdice suas energias”. Mas alguém
responderá: “Concordo com o que você diz, que a preocupação não vai mudar em nada a
situação permanece, e é ela que está meu causando esta ansiedade. O que você está
dizendo é verdade, mas não resolve a minha dificuldade particular”.
O que nos recomenda Paulo? “Vossas
petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus”. ESSA É A RESPOSTA! Talvez
você indague: “Ah, mas eu já tentei, eu já orei; e não encontrei a paz de que você
fala. Não obtive resposta. Não adianta me dizer para eu orar”. Mas, Paulo
afirma: “NÃO ESTEJAIS INQUIETOS POR COISA ALGUMA; ANTES AS VOSSAS PETIÇÕES SEJA
EM TUDO CONHECIDAS DIANTE DE DEUS PELA ORAÇÃO E SÚPLICAS, COM AÇÃO DE GRAÇAS”.
ORAÇÃO. Primeiro, ele diz que devemos orar. Paulo estabelece uma
diferença entre oração, súplica e ação de graças. O que ele quer dizer com
oração? Oração significa adoração e louvor. Antes de tornar suas petições
conhecidas diante de Deus, orem, louvem, adorem. Entrem na presença de Deus, e
esqueçam as suas dificuldades por um pouco. É só lembrar que está face a face
com Deus.
SÚPLICA. Mas depois da oração vem a súplica. Agora estamos avançando.
Depois de adorar a Deus porque Ele é Deus, tendo oferecido nossa adoração e
louvor de forma geral, passamos agora as nossas súplicas, e o apostolo aqui nos
encoraja a apresentar as nossas súplicas. Então trazemos nossas petições,
aquelas circunstâncias que estão nos preocupando de forma particular.
AÇÃO DE GRAÇAS. Devemos agradecer a Deus pela sua bondade, seu amor, sua
longanimidade. Não podemos ter qualquer dúvida em nosso coração sobre a bondade
de Deus. Não pode haver qualquer indagação ou desconfiança; devemos ter razões positivas
para dar graças a Deus.
CONCLUSÃO: “Orem e tornem os seus pedidos conhecidos diante de Deus, e
Deus fará alguma coisa”. Não é a sua oração que vai fazer algo, nem vocês que
vão fazer alguma coisa acontecer – é Deus. “A paz de Deus, que excede todo
entendimento guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo
Jesus”.
Guardará, essa expressão significa “pôr guarda à volta”. O que vai
acontecer é que esta paz de Deus vai andar em volta dos muros e das torres da
nossa vida. Nós estamos dentro, e as atividades da mente e do coração estão
produzindo essas ansiedades e pertubações do lado de fora. Mas a paz de Deus as
manterá do lado de fora, e nós mesmos, do lado de dentro, estaremos em perfeita
paz.
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