Mefibosete 2 Samuel 9.1-7
Introdução
Graça: é quando Deus dá ao
ser humano o que ele não merece. É o favor imerecido que Deus concede ao homem.
Graça, portanto, é favor, é perdão, agrado. Deus nos concedeu salvação, nos
concedeu perdão de pecados e vida eterna.
Misericórdia: é quando Deus não dá a pessoa o
que ela merece. Ao invés de nos tratar de acordo com o nosso pecado, somos
perdoados. Ao invés de nos destituir de sua presença, envia seu filho para morrer
na cruz do calvário em nosso lugar.
A misericórdia remove a
culpa e a pena; a graça imputa à justiça. A misericórdia salva do perigo; a graça
proporciona uma nova natureza.
1)
A pergunta do rei Davi
“Um dia Davi perguntou: Será
que resta ainda alguém da familia de Saul, para que eu use de bondade para com
ele, por causa de Jônatas?” (2 Sm 9.1). A palavra “bondade” no hebraico é chesed,
que significa “amor constante”, “amor fiel”, “amor em aliança”. Sim, aqui, é a
graça sendo manifestada na vida de Mefibosete.
Vejam, o rei Davi não pergunta:
“Há alguém qualificado?”, ou “Há alguém digno?”. Mas, sim: “Há alguém? Não
importa quem seja, há ALGUÉM ainda vivo que deva receber a minha graça?”. Isso
é graça...
A graça é uma demonstração
de amor imerecido, não adquirido e que não pode ser pago. Chesed é o amor de
Deus que nada tem a ver com situações, condições emocionais. Não há nada que
possamos fazer para Deus nos amar mais. Não há nada que possamos fazer para
Deus nos amar menos.
Mefibosete era filho de Jônatas,
filho do rei Saul. Ambos foram mortos na guerra contra os filisteus. Depois de
Saul morto, Mefibosete que significa “Revoltada desonra”, teve que se esconder
em Lo-Debar, a leste do Rio Jordão. A babá de Mefibosete o pegou para fugir e
caiu, na queda quebraram-se os tornozelos do menino (2 Sm 4.4); seus ossos se
calcificaram tortos. Nunca mais pode andar normalmente, cresceu manco, na
obscuridade.
Cresceu em Lo-Debar sem sua
identidade real, sem nenhum dos seus. privilégios de nobre. Sentia-se a escória
do mundo real, sentia-se menos que um ser humano, perdera toda esperança e
expectativa do futuro e sua autoimagem era a pior possível: chamando a si mesmo
de “cão morto”. E pior, o lugar em que se escondera era o pior possível:
Lo-debar, “sem pasto”; vivendo de favor na casa de Maquir, que significa “vendido”.
Logo, Mefibosete era “vendido”, sem preço e “sem pasto”.
2)
Lo debar
E texto, diz: “Havia um
servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe
o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. Disse-lhe o rei: não há
ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele?
Então Ziba lhe respondeu ao rei: ainda há um filho de Jônatas, aleijado de
ambos os pés” (2 Sm 9.2-3).
Como assim rei Davi? É melhor
pensar duas vezes antes de agir, porque esse sujeito não vai causar boa
impressão em sua corte. Ele não se ajusta ao ambiente, a esta sala do trono, esta
casa nova na cidade de Jerusalém. E, mais, ele tem uma grave deficiência: “Ele
é aleijado dos dois pés” (2 Sm 9.3). Mas, Davi, em algum momento
condicionou, titubeou, simplesmente, mandou chamá-lo.
Assim é a graça, é a chesed.
A graça não procura feitos que mereçam amor. A graça não está preocupada com
defeitos físicos, emocionais etc. A graça de Deus é unilateral. Davi pergunta: “Onde
ele está?” – Ziba, respondeu: “Em Lo-Debar, na casa de Maquir, filho de Amiel”.
Lo significa “não” e debar é “pasto ou pastagem”. Ou seja, Mefibosete, vivia
numa região obscura e desolada.
Diz o texto: “...quando
compareceu diante de Davi, curvou-se com o rosto no chão. Davi disse:
Saudações, Mefibosete...” Ou, “Não temas, Mefibosete...”. Agora, seu nome terá
um novo significado, de aliança, sim, aliança de amor. “Não tenhas medo” (2 Sm
9.7). encontramos essa expressão na Biblia 365 vezes, não tenhas medo. Sobre ele
agora não estava mais o medo, temor, mas uma aliança baseada no amor.
Mas ainda não terminou: “Então
chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e disse-lhe: tudo o que pertencia a Saul e
toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu Senhor” (2 Sm 9.9). Além, de
receber, a aliança, a graça, também receberá toda herança que pertenceu a família
do seu pai.
Conclusão
E, tem mais: “voce comerá
sempre à minha mesa” (2 Sm 9.7). sentará a mesa do rei Davi.
Um jantar real: primeiro vem
Amnom, o mais velho, esperto e astucioso e senta à direita do rei Davi. Logo em
seguida, vem Tamar, filha querida de Davi, uma jovem encantadora, carismática e
senta ao lado esquerdo. Depois, vem Salomão, de forma vagarosa, pensativo e
senta ao lado de Tamar. Em seguida, chega Absalão, belo, com seus lindos
cabelos flutuantes e senta ao lado de Salomão. E, chega, Joabe, comandante do
exercito de Davi e senta ao lado de Amnom. Será que todos estão à mesa? Não,
falta um, falta Mefibosete, filho de Jônatas e vem chegando, desajeitado,
arrastando suas duas pernas e senta em uma das cadeiras e a toalha da mesa
cobre seus pés...
Isso é graça!


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