sábado, 25 de janeiro de 2025

 Fundamentos para o casamento 

Introdução

 “O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete".19 O Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu. Trouxe-os ao homem para ver como os chamaria, e o homem escolheu um nome para cada um deles.20 Deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens. O homem, porém, continuava sem alguém que o ajudasse e o completasse.

21 Então o Senhor Deus o fez cair num sono profundo. Enquanto o homem dormia, tirou dele uma das costelas e fechou o espaço que ela ocupava.22 Dessa costela o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe ao homem. 23 "Finalmente!", exclamou o homem. "Esta é osso dos meus ossos, e carne da minha carne! Será chamada ‘mulher’, porque foi tirada do ‘homem’".24 Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só. 25 O homem e a mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha”

1)     A criação

O capitulo 2 de Genesis conta uma história, a história de um casamento, um casamento instituído por Deus. No começo não havia nada no mundo, somente escuridão. Elohim começa a criação do mundo: criou a luz, a separação das aguas de cima e de debaixo, os mares, a vegetação, os corpos celestes, os animais aquáticos e da terra e as aves. No final, Elohim, afirma: “E Deus viu que isso era bom”. Essa expressão aparece sete vezes no primeiro capítulo de Genesis. Sete é o número da perfeição de Deus.

Agora, no sexto dia da criação, Elohim criou Adão a sua imagem e a sua semelhança, sim, um ser humano capaz de amar, de pensar, de raciocionar, de criar, e de obedecer e colocou em seu coração a eternidade. No entanto, Deus falou: “Não é bom” (Gn 2.18). O que não é bom? Será que Elohim criou o homem de forma incorreta? Não! “Não é bom que homem esteja só”. O texto hebraico diz literalmente: “O homem estar só não é bom”.

Então, Elohim disse: “Farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Observe estes dois verbos: “auxilie” e “corresponda”. “Auxiliadora” não é sinônimo de serviçal. A palavra usada no hebraico é EZER que significa algo que é necessário, ou o que está faltando. O próprio Deus, o Senhor do universo é chamado de nosso auxilio em vários salmos (Sl 54.4).

Portanto, “auxiliadora” na cosmovisão judaica não tem nada a ver com a ideia de serviçal. Elohim, o criador de todas as coisas, viu Adão e conclui que lhe faltava algo importante. O homem estava incompleto, sim homem tinha a linha da melodia mas faltava-lhe a parte da harmonia. O cântico da vida deveria ser entoado em dueto, em harmonia, mas Adão era uma única voz. Em essência Deus lhe diz: “Sozinho, sua voz não dá conta, farei alguém que lhe ajude e complete”.

“E lhe corresponda”, ou “que lhe seja conveniente”, diz o texto. Então veja a criação da mulher: “O Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas... com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne” (Gn 2.21-23).

O missionário e comentarista bíblico Mattew Henry, expressou-se: “A mulher foi feita da costela de Adão; não foi feita da cabeça para dominá-lo, nem dos pés para ser pisada por ele, mas de um dos lados para ser igual a ele, ser protegida sob seu braço, e perto do coração para ser amada”. Tão logo Adão se “recuperou da cirurgia”, abriu os olhos e exclamou: “Até que enfim! Osso dos meus ossos, carne da minha carne” (Gn 2,23 A mensagem).

2)     Quatro elementos essências para o casamento

Em Genesis temos uma declaração muito importante na qual se baseia o casamento, se fundamenta o casamento. Essa declarada é repetida por Jesus (Mt 19.5) e pelo apostolo Paulo (Ef 5.31), diz assim: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles tornarão uma só carne. O homem e a mulher viviam nus, e não sentiam vergonha” (Gn 2,24-25).

Desvinculação

“O homem deixa pai e mãe”. A palavra hebraica para “deixar” é traduzida com mais frequência por “abandonar”. Isso não significa que os pais devem ser desconsiderados ou menosprezados. Mas a esposa vem, agora, em primeiro lugar...o marido, vem agora, em primeiro lugar. Portanto, “deixar” significa, em primeiro lugar, que o homem a mulher muda o foco da dedicação. Em segundo lugar, “deixar” não mais dependente dos pais, agora, um depende do outro, uma dependência mútua.

Permanência

“O homem se une à sua mulher”. O homem e a mulher deixam a família paterna para se unirem. Quando a gente pensa em união, pensa em um adesivo que une duas substâncias, duas coisas. Se voce já fez uso de uma cola profissional, tem uma advertência: “Não aplique a cola antes de estar preparado para fazer a junção”. Por quê? As coisas que voce colar ficarão unidas. Esse é o princípio da permanência. A partir de agora, vocês estão colados, vocês estão juntos, Deus está ratificando, Deus está carimbando, subscrevendo essa união. Jesus diz: “O que Deus uniu, o homem não separe” (Mt 10.9).

Unidade

“os dois se tornam um só”. O apostolo Paulo em Efésios chama essa união de “um grande mistério”, ou um “mistério grandioso”. Consegue imaginar duas pessoas muito diferentes se tornando uma só? O processo começa no altar, a partir de hoje. Vai demandar muito tempo, trabalho, sensibilidade, envergadura, para que as duas pessoas se tornem unidas em corpo, mente e proposito. A união entre um homem e uma mulher não é somente física, sexual. Não, é uma união em todos os sentidos da complexidade humana: física, emocional, social e espiritual.

Conclusão

Intimidade

“O homem e a mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha”. Vemos o homem no jardim do Eden se relacionando com Deus todos os dias. Sua nudez era mais que física, também era emocional. Eles não tinham segredos, eles não tinham celulares com senhas. Nada tinham a esconder, fosse de Deus ou um do outro. Um casamento saudável, um casamento funcional é um casamento onde tudo é transparente, onde nada se esconde do outro. O sábio Salomão fala sobre intimidade:  “Cântico dos Cânticos de Salomão. Beije-me com os beijos da sua boca! Porque o seu amor é melhor do que o vinho” 

Portanto, diz Salomão, o beijo é melhor, o beijo é o amor, é o compromisso, é a verdade, é a lucidez, é a sinceridade, é o companheirismo. Enquanto que o vinho, é simplesmente o encontro sem compromisso, é a paixão, é o desejo, depois cada um vai para sua casa.

Enfim, esses quatro elementos: desvinculação, permanência, unidade e intimidade são fundamentais para casamentos coesos, casamentos longínquos e casamentos verdadeiros.  

 

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