O pecado da idolatria Ez 8
Quando Paulo estava em Atenas “Paulo ficou indignado ao ver ídolos por toda cidade” (Atos 17). “Indignado” é “paroxyno” e se refere a um ataque epilético, uma revolta interna. Qual é a visão que você tem da sua cidade. O Salmo 15 afirma: “Seus ídolos não passam de objetos de prata e ouro, formados por mãos humanas. Tem boca, mas não falam; olhos, mas não vem. Tem ouvidos, mas não ouvem. Tem nariz, mas não respiram. Tem mãos, mas não apalpam; pés, mas não andam; garganta, mas não emitem som. Aqueles que fazem ídolos e neles confiam são iguais a eles. Ó Israel, confie no Senhor, ele é seu auxilio e seu escudo” (Sl 115 4-9).
Mas o livro de Êxodo,
afirma: “Não farás para ti imagem de
escultura, nem semelhança refere do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra;
nem nas aguas, nem debaixo da terra. Não adorarás nem lhe darás culto” (EX
20.4-5). Paulo pergunta: “...será que o sacrifício
oferecido a um ídolo significa alguma coisa? Ou o ídolo tem algum valor? E
responde: “Não! Quero enfatizar que o que
os pagãos sacrificam é oferecido...aos demônios e não a Deus...” (1 co
10.19-20).
Outros cultuam dinheiro (deus mamom), e outros, ainda, a comida, o celular, o consumismo, as novelas, a pornografia, o jogo do bicho, o time de futebol e a bebida “...o deus deles é o estomago; e o orgulho que eles ostentam fundamenta-se no que é vergonhoso; eles se preocupam apenas com o que é terreno” (Fl 3.19). O ídolo desvia de Deus o coração. O Senhor castigou Israel não só pelos ídolos materiais que fizeram, mas também por aquilo que idolatravam “no coração”. Ídolos do coração é o que você mais, mais tempo dedica... mais do que Deus.
1)
Ezequiel
é levado em espirito para Jerusalém
A data é 17 de setembro de 592 a.C “...os anciãos e lideres estavam reunidos em minha casa...” O
profeta havia adquirido uma casa, estava vivendo sua vida no exilio, como
mandou Jeremias. “Quando a poderosa mão
de Yahweh, o Eterno, veio sobre mim”, ou “Adonai-Yahweh” – o soberano eterno.
Deus não está indiferente ou apático a situação do seu povo, ele está presente
e tudo vê.
“Olhei e vi uma figura como a de um homem. Do que parecia ser a sua cintura para baixo, ele era como fogo, e dali para cima sua aparência tão brilhante como metal reluzente” (Ez 8.2). É o mesmo que aparece para ele em sua chamada as margens do rio quebar (Ez 1.26), dá as mesmas descrições. E o relato continua “ele estendeu o que parecia um braço e pegou-me pelo cabelo. O Espirito levantou-me entre a terra e o céu e, em visões de Deus, ele me levou a Jerusalém” (Ez 8.3). “Me pegou pelo cabelo”.
O apostolo João, quando estava na ilha de Patmos descreve o
que lhe aconteceu “...estava exilado na
ilha de Patmos por pregar a Palavra de Deus e testemunhar a respeito de Jesus.
Era o dia do Senhor, e me vi tomado pelo Espirito” (Ap 1.10-11).
2)
O
que Ezequiel vê em Jerusalém?
A imagem do ciúme “...à entrada da porta norte do pátio interno, onde estava colocado o ídolo que provoca o ciúme de Deus” (Ez 8.3), ou “...onde havia instalado o trono da imagem do ídolo que provoca o ciúme de Deus”. Possivelmente seria um poste-ídolo da deusa da fertilidade, copiado do culto pagão. O rei Manassés colocou um desses no templo “Manassés colocou uma imagem esculpida da deusa Aserá no templo...” (2 Cro 33.8). O rei Josias, seu filho, destruiu, mas parece que alguém o substituiu (2 Rs 23.6). Não obstante ao adultério espiritual “De repente, estava ali a glória do Deus de Israel, como eu tinha visto antes no vale” (Ez 8. 4).
“...desenhadas por todas as paredes, vi todo tipo criaturas rastejantes e animais impuros e todos os ídolos da nação de Israel” (Ez 8.10). O profeta cavou o muro, descobriu uma passagem escondida, ou secreta e se deparou com uma cena repugnante: estavam desenhados nas paredes muitos tipos de bestas, animais imundos de todas as espécies, ídolos infestando o templo, ou seja, uma representação de muitas nações: Canaã, Assíria, Babilônia, Síria, lugares como Grécia, etc.
O que mais deixou aflito o profeta “Jazanias, filho de Safã, estava no meio deles” (Ez 8.11). Ele era descendente de Safã, que fora secretário do rei Josias e levou o livro da lei ao rei, onde aconteceu uma reforma no meio de Israel. Safã desempenhou papel importante no governo de alguns reis de Israel e sempre se destacou por sua piedade, era também escriba e ajudou o profeta Jeremias várias vezes. Mas Jazanias abandonou as velhas tradições, ao Deus de Israel e se juntou na adoração aos ídolos. O apostolo Paulo teve um discipulo “...Demas, havendo amado mais o mundo secular me abandou e se foi...” (2 Tm 4.10).
Pensa que acabou? “E
acrescentou: "Venha, e eu lhe mostrarei pecados ainda mais detestáveis que
estes!" (Ez 8.13).
Culto a Tamuz. “Então ele me levou para a entrada da porta norte da casa do Senhor. Lá eu vi mulheres sentadas, chorando por Tamuz...”(Ez 8.14). Tamuz era uma divindade da Mesopotâmia ligada com a fertilidade, marido de Istar; era culto cheio de orgias e sexo. Seu culto se expandiu por toda região mediterrânea. Ela aparece na divindade egípcia e na grega e romana, como Afrodite, deusa do sexo, em Roma. Adorar Tamuz, hoje em dia, é participar de festas mundanas, carnaval, São João, festa de funke. Nesses ambientes o espirito de Tamuz está solto.
"Filho do homem,
você vê isso?", ele perguntou. "Venha, e eu lhe mostrarei pecados
ainda mais detestáveis que estes!" Ezequiel 8:15
Adorando o sol. “Ele então me levou para dentro do pátio interno da casa do Senhor, e ali, à entrada do templo, entre o pórtico e o altar, havia vinte e cinco homens. Com as costas para o templo do Senhor e os rostos voltados para o Oriente, estavam se prostrando na direção do sol” (Ez 8.16). O culto aos corpos celestes é muito antigo. A lua era cultuada em Ur dos Caldeus e em outros locais do Oriente Médio (Jó 31.26-27). O sol era adorado em Canaã antigo, aliás, Bete Semes significa “casa” ou “templo do sol”, possivelmente por causa do culto realizado nessa cidade. Hoje as pessoas querem viver como se os signos pudessem lhes dar um futuro; as pessoas perguntam: “você é de que signo?” Tem a mesma mentalidade.
E o pior de tudo isso é que o texto de Ezequiel 9.6 esses homens
são chamados de “autoridades”, “líderes”, possivelmente eram sacerdotes, homens
que tinham a função de oferecer sacrifícios ao Senhor. Os tolos tinham
abandonado Shekinah (a gloria do Senhor, a presença do Senhor, que se manifestava
no meio do povo) e a gloria do Santo dos Santos e estavam adorando uma coisa
criada, em lugar do próprio criador.
3)
Consequências
Em visão, o profeta viu o juízo executado sobre os idolatras. “Então o ouvi clamar em alta voz: tragam aqui os guardas da cidade, cada um com uma arma na mão” (Ez 9.1). Estes guardas são anjos de Deus foram trazidos para realizar o juízo.
Mas antes da morte dos ímpios, outro ser angelical vestido de linho, que levava na cintura um estojo com material de escrever e recebeu a ordem: “Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as praticas repugnantes que são feitas nela” (Ez 9.4). Portanto, quem levasse a marca na testa seria poupado da destruição geral.
Conta-se que no começo do governo comunista da União
Soviética, alguns cristãos estavam reunidos adorando a Deus. Os guardas
comunistas chegaram repentinamente e, parou o momento de louvor apontando suas armas
para os cristãos. O líder disse: “Aquele
que negar que Jesus é o salvador, pode sair e ficar do lado de fora da igreja”,
muitos saíram e ficaram no corredor da igreja. Poucos, no entanto, permaneceram
“disseram que não negariam Jesus por nada, nem mesmo se tirassem a vida deles”.
Então, o líder comunista olhou para aqueles poucos cristãos que ficaram da
igreja e disse “continua o culto de vocês”. Quanto aos covardes “que morram todos”.
O juízo cairia sobre os lideres no templo. Diz o Senhor: “Começai pelo meu santuário. Então, começaram pelos anciãos que estavam diante da casa” (Ez 9.6-7). É importante o comentário do apostolo Pedro: “Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus” (1 Pe 4.17).
Agora, no capitulo 8, Ezequiel é arrebato em espirito para Jerusalém e ele vê a gloria do Senhor, “como eu tinha visto antes no vale” (Ez 8.4). No capitulo 9, “...a gloria do Deus de Israel se levantou do meio dos querubins....e se moveu para a entrada do templo” (Ez 9.3). E no capitulo 10, parece uma repetição do capitulo 1, no entanto, agora em Jerusalém. Ele vê novamente os querubins e as rodas giratórias, o som das asas dos querubins era como cachoeiras fortes. Mas, no v.18, “Então a gloria do Senhor se afastou do templo e parou sobre os querubins”. A gloria do Senhor se retirou do templo. E assim termina o capitulo 10, o profeta contemplando a gloria do Senhor no meio dos querubins, não mais, no meio do povo de Deus.
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