terça-feira, 15 de novembro de 2022

 As fases da vida em Jó – Jó 1.1-12 

Introdução. Que frase sintetiza o livro de Jó: “A vida é injusta”. Quantas injustiças nos rodeiam, em todos os sentidos. O sistema de justiça é subornado; os políticos são corruptos; temos muitos desempregos; uma enfermidade que aparece no seu corpo; divórcio, traição;  muita gente passando necessidades, enfim, vemos maldades quase todos os dias diante dos nossos olhos. Seja bem vindo ao mundo de Jó.

1)     Uma cena familiar

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto” (Jó 1:1). Seus negócios eram feitos com integridade. Ele cumpria a sua palavra. Tratava os outros com justiça. Como resultado, era respeitado pelos que o rodeavam, quer dentro ou fora da família. Era reto. Respeitava a Deus e evitava constantemente o mal. Era um homem de caráter. No que se referia à família, Jó tinha sido abençoado com sete filhos e três filhas

Jó tinha 7.000 ovelhas; grande parte da lã da ovelha era vendida. O resto podia ser tecido e transformado em roupas quentes para o inverno. Havia 3000 camelos, talvez, Jó alugava camelos para caravanas de leste ao oeste do deserto da Arábia e, também, transporte pessoal pelo deserto. Possuía mil bois, que trabalhavam em pares para arar a terra e serem abatidos para o sustento dele e seus servos. Quinhentos jumentos, utilizava e transporte e também a iguaria da época, leite da jumenta. 

Acima de tudo, Jó tinha uma família saudável e feliz. Com dez filhos adultos morando nas proximidades de sua casa. Nada de filhos pequenos, mas todos adultos. “Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemando contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente” (Jó 1.4-5).

Ao oferecer dez ofertas em nome de cada jovem adulto, ele se preocupava com a ideia de que poderia haver no coração deles uma pitada de desobediência, ou que talvez um deles tivesse cometido algum ato de desobediência a Deus. “Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus”. é profundamente zeloso – espiritualmente sensível não só em relação à sua vida, mas no que se referia à coerência da vida de seus filhos. HOMEM DE ORAÇÃO. PURO. VERDADEIRO SACERDORTE, FIEL... 

Essas reuniões familiares faziam parte da atmosfera de bem estar que dá inicio à história. Sinaliza a benção de Deus sobre a vida de Jó...

2)     De repente, tudo muda...

No versículo 5, fala da festa dos filhos de Jó e de sua oração a eles. No versículo 6, fala de uma reunião que acontece no céu. Os versículos 1 a 5 estão cheios de boas notícias, bênçãos maravilhosas, integridade nos negócios, pureza no coração, fidelidade de vida. Enquanto ele dorme, outra cena se abre para nós, a qual é desconhecida de Jó. Deus executa um plano que nos surpreender. Ele permite que aconteçam coisas que não esperamos, não desejamos...somos transportados de Uz ao terceiro céu, a fim de testemunhar sua ocorrência.

Reflita sobre a diferença entre as primeiras linhas de Jó 1.1 e Jó 1.6: “Havia um homem (...) Num dia”. Houve um homem que vivia nesta terra. Houve um dia no salão do trono de Deus. Somos levados do cenário familiar terreno para a cena desconhecida da presença de Deus no céu. “Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles” (Jó 1.6). Ao olhar à sua volta, O Senhor vê seus servos angélicos que vieram para se apresentar diante dele. Mas, presente entre eles, está um intruso...Satanás. 

Alguém que não se acha selecionados. Ele é identificado como “o Satanás”, no hebraico é Sah Tahn. Significa Sah Tahn “ser  adversário, resistir”. Portanto o substantivo é no geral traduzido como “o adversário”, “o acusador”. Satanás acusa dia e noite o povo de Deus. Ele aparece de repente entre outros anjos.

Satanás não é um diabinho de corpo vermelho, carregando um garfo. Essa é uma caricatura medieval em que Satanás gostaria que você acreditasse. Ele era o arcanjo mais atraente, brilhante e poderoso que Deus já criou. Não perdeu o seu brilho e nem o seu poder. Ele é insidioso, ele atua nos bastidores. O fato de ser invisível não significa que ele não seja real. Ele tem personalidade e está ativo e envolvido numa tarefa incessante de destruir o povo de Deus e sua obra. 

3)     Satanás questiona

O Senhor Deus vê o intruso e fala com ele: “Donde vens?” (Jó 1.7). Sabemos que Deus é onisciente, sabe de todas as coisas. A pergunta de Deus poderia ter sido esta: “Diga-me de onde veio. O que está havendo?”. A resposta de Satanás é breve e parece atrevida: “De rodear a terra e passear por ela” (Jó 1.7). Satanás tem acesso a este planeta como nos céus. Nada o detém! 

O Senhor então indaga: “Observaste o meu servo Jó?” (Jó 1:8). Que título magnífico Deus deu a Jó! “Meu servo.” Ele pode ter sido considerado o “maior de todos os [homens] do Oriente” (Jó 1:3), mas o fato maravilhoso sobre Jó é que era um servo de Deus. A avaliação de Deus é impressionante: “Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1:8).  

Ao ouvir a palavra mal, a fonte do mal responde: “Porventura, Jó debalde teme a Deus?” (Jó 1:9). Em nossas palavras: “Olhe, Deus, admita o seu tratamento dele com luvas de pelica!” O Acusador continua: “Acaso não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem?” (Jó 1:10). Ou seja, ele foi protegido do perigo e seus bens da destruição. O muro divino posto ao redor desse homem é invejável. Não somente o protegeu, mas como também abençoou o trabalho de suas mãos. Quem não o adoraria nessas circunstancias? 

Vejam a personalidade do diabo: Sabemos que ele tem intelecto porque conversa com o Senhor. Ele tem emoções por mostrar antagonismo em relação a Jó. Possui também vontade porque pretende destruir Jó, na esperança de desacreditar Deus. A grande esperança de Satanás é arrasar Jó: “Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face” (Jó 1.11). Ou seja,  “Se quiser saber do que ele realmente é feito, retire todo esse tratamento privilegiado e essa proteção total. Remova dele o verniz do conforto e verá que imediatamente se voltará contra você.” “E verás se não blasfema contra ti na tua face”.

Deus disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele. Então Satanás saiu da presença do Senhor”. (Jó 1:12).  Veja o bilhete de permissão que ele entrega a Satanás: “Tudo o que ele tem está em teu poder.” E ele acrescenta uma advertência: “Somente contra ele não estendas a mão” (Jó 1:12). “Não toque na sua vida. Nao toque em seu corpo, em sua alma ou sua mente. Você pode remover seus bens e atacar sua família, mas deixe o homem em paz.”

Conclusão: Princípios para a vida cristã

Primeiro, encontramos um inimigo que não podemos ver, mas ele é real. Paulo afirma: “Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Ef. 6.12).

O desejo do Acusador é arruinar o seu testemunho da mesma forma que destrói a sua vida. Durante o processo, se isso significar a destruição de seus relacionamentos familiares, ele o fará.

Segundo, suportamos provações imerecidas, mas que são permitidas. A vida inclui provações que não merecemos, mas que devem, mesmo assim, ser suportadas.

Terceiro, há um plano que não compreenderemos, mas é o melhor. Nossa perspectiva é extremamente limitada. Nós temos uma visão restrita do tempo. A visão de Deus, porém, é panorâmica. O vasto plano cósmico de Deus está em operação agora, e ele não sente a necessidade (nem tem obrigação) de explicá-lo a nós. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário