terça-feira, 6 de julho de 2021

 Saul e a médium. 1 Sm 28.3...

Introdução: hoje, no Brasil vivemos uma avalanche de literatura espírita, também novelas, filmes, etc, é uma das religiões que mais crescem no Brasil.  Quem vai a um centro espírita, vai no desejo de aprender os ensinamentos de Alan Kardec, e também para consultar o médium no sentido de falar com alguém que já faleceu.

O que levou o rei Saul a recorrer a “médium”, “mãe de santo”, “macumbeira”, ou “vale do amanhecer”, é o mesmo motivo que leva hoje milhões de brasileiros a buscarem uma solução para suas dificuldades no espiritismo, apesar do rei saber que Deus não admitia esse procedimento.

1)    Guerra com os filisteus

“...os filisteus se juntaram e vieram acampar em Suném, enquanto que Saul reunia todos os israelistas em Gilboa”. Duas cidades que ficavam em lados opostos do vale de Jezreel. Essa incursão filisteia pelo vale de Suném indica que Saul fora omisso na proteção das fronteiras. A preocupação de Saul era Davi, uma paixão irracional em eliminar Davi da terra. Os filisteus se aproveitaram dessa brecha. 



“Assim que Saul observou o acampamento filisteu, sentiu profundo pavou (pânico), e temeu muito por sua vida e futuro” (1 Sm 28.4-5). Portanto, o rei Saul está em pânico, pavor, perturbado espiritualmente, diante de um exercito inumerável de filisteus. O que fazer? “Consultou o Senhor a respeito do que deveria fazer, mas o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem pelo urim, nem pelos profetas” (v.6). No começo do capitulo, lemos: “Samuel havia morrido há algum tempo...” Não tinha mais profeta, nem sacerdotes (Saul tinha mandado matar todos), e nem urim e tumim, e muito menos sonhos. Ultimamente, eram pesadelos terríveis, inquietações, ansiedade, insônia...

Neste momento, ele disse: “Procurai uma mulher que seja médium a fim de que lhe fale da minha aflição e a consulte” (v.7). Interessante, quando Saul foi ungido por Samuel, no começo do seu reinado, perseguiu qualquer tipo de necromancia, espiritismo: “...Voce sabe que Saul expulsou todos os médius e todos os que consultam os espíritos dos mortos” (1 Sm 28.9).

2)    Procurai uma mulher que seja médium...

O que é mediunidade? É a comunicação entre mortos e vivos por meio de um médium. O que é um médium? São porta-vozes de um mundo que as pessoas desejam que exista, ou canais de alivio para muitas aflições. Alan Kardec explica como se dá a evocação: “Em nome de Deus todo-poderoso, peço ao espírito de tal que se comunique comigo...”. Na verdade, não se trata de espíritos mortos que se comunicam com os médiuns, mas sim, espíritos demoníacos que se manifestam nas sessões em que se evocam os espíritos.

Voltando ao texto, Saul se dissimula: “Então Saul se disfarçou, vestindo roupas diferentes. E, ao cair da noite, foi com dois dos seus servos falar com tal vidente. E lhe disse: “Rogo-te que me reveles o futuro, invocando para mim quem eu lhe nomear”. Duas coisas nesse pedido: me reveles o futuro, invocando alguém.  NO ENTANTO, SAUL SABIA QUE TAL ATO ERA PROIBIDO PELA PALAVRA DE DEUS. SENÃO, VEJAMOS:

“...Não permitam que alguém do povo pratique adivinhação, use encantamentos, interprete agouros, evolva-se com bruxaria, lance feitiços, atue como médium ou praticante do ocultismo, ou consulte os espíritos dos mortos” (Dt 18.10-11). Qual era o castigo? “Qualquer homem ou mulher que invocar os espíritos dos mortos ou praticar feitiçaria deverá ser morto a pedradas. Essa pessoa será responsável pela sua própria morte” (Lv 20.27). 

“Se alguém procurar ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e doa que adivinham o futuro, eu ficarei contra essa pessoa por causa desse pecado e a expulsarei do meio do povo” (Lv 20.6). Isaias é mais incisivo: “Talvez alguém lhe diga: vamos perguntar aos médius e aos que consultam os espíritos dos mortos. Com sussurros e murmúrios eles nos dirão o que fazer. Mas, será que o povo não deve pedir orientação a Deus? Será que os vivos devem buscar a orientação dos mortos? Consultem a lei e os ensinamentos de Deus!” (Is 8.19-20).

 3)    Sessão espírita

“Questionou a mulher: Pois bem, a quem desejas que eu faça subir?” E ele regou-lhe: “Faz-me ver subir Samuel” (v.11). De onde vem o espírito? “QUEM DEVO FAZER SUBIR?” Durante a sessão espírita, como em todas, em momento algum, a Bíblia diz que o rei Saul viu com os seus próprios olhos “o profeta Samuel”. Ele pergunta para a feiticeira: “o que você está vendo” (v.13). 


“Que vês?”, ela respondeu: “Vejo um deus que sobe da terra” (v.13). Insatisfeito com a resposta, ele perguntou novamente: “Como é a sua figura”, ao que ela respondeu: “Um ancião vestindo um manto está subindo” (v.14). “Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e adorou”. Saul não viu, mas deduziu que o ancião, o vulto, que subiu da terra, era o profeta Samuel.

Assim como acontece numa sessão espírita, o médium fala como se fosse a própria pessoa falecida, as pessoas não conseguem ver, mas somente ouvir a voz do espírito que fala por intermédio dos médiuns. Por exemplo, Alan Kardec, nas sessões espiritas, quando o médium recebia a mensagem de algum espírito, ele escrevia. Também, Chico Xavier, ninguém ouvia nem via, mas simplesmente recebia a mensagem psicografada, isto é, escrita.

Interessante que o espírito “de Samuel” falou nos versículos 16-18 o que era de conhecimento de todos: Deus virou as costas para ti, seu reino foi rasgado, não executou a ordem do Senhor quanto aos amalequitas. Alan Kardec, afirma: “um espírito pode imitar uma assinatura, ele pode igualmente imitar também a linguagem”. A criatividade, a dissimulação dos espíritos é infinita. Paulo, conhecendo afirmou: “Mas não me surpreendo. Até mesmo Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é de se admirar que seus servos finjam ser servos da justiça” (2 Co 11.14-15). 


 4)    Julgando as profecias de “Samuel”

 O Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus” (v.19). Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus, mas “...Saul puxou sua própria espada e atirou-se sobre ela” (1 Sm 31.4). Ou seja, é o primeiro suicídio da Bíblia. E, Saul e seus filhos foram cremados pelos homens de Jabes-Gileade. 


 Mais: “Amanhã tu e teus filhos estareis comigo”, mas morreu 18 dias depois.  Mais, não morreram todos os filhos de Saul, somente morreram Jônatas, Abinadabe e Malquisua (1 Sm 31.2). Mas, Is-Bosete, filho de Saul, assumiu o trono, depois do pai (2 Sm 2.8). “Amanhã tu e teus filhos estarão comigo”, Samuel se achava no Paraiso. Quanto a Saul: “...morreu Saul por causa de sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da Palavra do Senhor...porque interrogara e consultara uma necromante” (1 Cro 10.13).

CONCLUSÃO;

O diabo quer nos enganar, mas todo tipo de espiritismo confronta a Palavra de Deus, todo tipo: mesa branca, preta, macumba, camdomblé, todos tem os ardis de Satanás. O único que tem poder para nos libertar do poder maligno e dissimulante é Jesus Cristo. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário