terça-feira, 20 de julho de 2021

 Um amigo chamado Timóteo. Fp 2.19-22


Introdução

O apostolo Paulo escreveu essa carta de Filipenses na prisão em Roma. Há dez antes Paulo fundara a igreja de Filipos, era, portanto,  pastor-fundador daquela congregação. E, na introdução da carta, lemos: “Eu, Paulo, e Timóteo...”. Evidenciando que Timóteo estava com ele na prisão domiciliar, enquanto muitos o abandonaram, Timóteo estava ali, junto dele. Diante disso, sabemos que os verdadeiros amigos, atravessam não somente os momentos bons, mas também, os momentos difíceis e delicados da nossa vida.

1)    Quem era Timóteo

Era nativo da cidade de Listra (Atos 16.1). Uma cidade que ficava ao sul da Ásia menor, no que é chamado de Turquia, atualmente. Ele era filho de um casamento misto: mãe judia (Eunice) e de um pai grego (não sabemos seu nome). Possivelmente a maior influencia na vida de Timóteo foi a cultura grega, porquanto permaneceu incircunciso até ser um jovem adulto. 

Mas, seu interesse espiritual veio do lado materno, de sua família. Tanto Eunice quanto a mãe dela Loide (sua avó): “...pela recordação que guardo da tua fé sem fingimento, a mesma que primeiramente habitou em sua avó Loide, e em tua mãe, Eunice, e estou certo de que também em ti” (2 Tm 1.5). “...desde a infância sabes as sagradas letras que podem torna-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Tm 3.14-15).

Paulo passou por Listra e Derbe em sua primeira viagem missionária e algo maravilhoso ocorreu: “...havia um homem que estava sempre sentado porque era aleijado dos pés. Ele havia nascido aleijado e nunca tinha andado. Esse homem ouviu as palavras de Paulo...Paulo lhe diz: levante-se e fique de pé! O homem pulou de pé e começou a andar” (Atos 14.8-10). Depois, em sua segunda viagem missionária, Paulo passa novamente por Listra e o texto diz: “Em Listra morava um cristão chamado Timóteo...”(Atos 16.1).  Então, Timóteo se converteu na primeira viagem missionária do apostolo. Desse modo, Timóteo, torna-se “meu filho amado e fiel no Senhor” (1 Co 4.17).

2)    Qualidades de um amigo

Em primeiro lugar, Timóteo tinha um espírito “de igual sentimento” especialmente ligado a Paulo. O termo grego “de igual sentimento” é a combinação de duas palavras “de uma mesma alma”, ou “afinidade de alma”, ou “de uma só alma”. Essa é a única vez, em todo o Novo Testamento, em que o vocábulo grego é usado. 

“Porque a ninguém tenho de igual sentimento”, uma unidade, duas partes que se juntam. Eles têm o mesmo proposito, o mesmo objetivo: o reino de Deus. “Espero... mandar-vos Timóteo...”. Paulo confiava em Timóteo. No entanto, ter o mesmo sentimento, não significa ter o mesmo temperamento, ou que ambos concordassem sempre. Mas, se estivessem um ao lado do outro, as coisas fluiriam suavemente entre os dois.  Como Davi e Jônatas: “A alma de Jônatas se ligou a de Davi; e Jônatas o amou como a sua própria alma” (1 Sm 18.1).

Podemos ter numerosos conhecidos casuais, e vários bons amigos na vida; mas encontrar alguém que tenha a mesma alma é algo incomum (e é um deleite). É como ter alguém que vive em nossa própria cabeça – alguém que lê os nossos motivos e compreende nossas necessidades mesmo que não digamos em palavras.

Em segundo lugar, Timóteo tinha um interesse genuíno por outras pessoas. Quando Timóteo estava com outras pessoas, seu coração era tocado pelas necessidades delas. “...preocupado pelo bem estar de vocês” (Fl 2.20). “Preocupado” tem um significado profundo, designando alguém que tem sentimentos fortes por algo ou alguém. É um termo que transmite emoções profundas. 

 Nem todos são assim, infelizmente, Paulo se refere a outros que ele conhece: “todos buscam seus próprios interesses, não os de Cristo” (Fl 2.21). Timóteo está realmente preocupado com o bem estar do próximo enquanto outros só se preocupam consigo mesmos. Certo homem escreveu com compreensão:

“Alguns poucos anos atrás eu me pus de pé sobre as margens de um rio da América do Sul e observei um homem vestido em trajes ocidentais sair de uma canoa primitiva. O veterano missionário como quem estava viajando fez um aceno ao jovem e sussurrou pra mim: Na primeira vez em que o vi ele era um garoto índio despido que estava sobre esta margem do rio, e ele empurrou minha canoa para mim. Deus deu-me uma real preocupação por ele e, com a passagem do tempo, ele acabou aceitando a Cristo, dedicou-se ao trabalho do Senhor e está retornando para casa após ter-se formado no Seminário de Costa Rica. Eu pude entender o ar de satisfação na fisionomia do missionário, e penso que Paulo tinha um ar de satisfação quando falava sobre os seus jovens. E ele tinha boa causa para estar tão satisfeito com eles”.

 Em terceiro lugar, tinha um “caráter aprovado”. “Timóteo foi aprovado...”(Fl 2.22). A expressão se referia a um teste especifico em que um metal era posto em uma fornalha para provar se ele era verdadeiro ou falso. Há um ditado que diz, que se você quer conhecer alguém, você tem que comer um saco de sal de 60 kg com ele. Já calculou quanto tempo leva para você consumir um saco de 60 quilos? Este ditado significa o seguinte: pra você saber quem é uma pessoa, você precisa travar um relacionamento, e ficar conhecendo a pessoa. 


Durante dez anos, Timóteo foi testado na batalha com Paulo, lutando na linha de frente na guerra espiritual. Embora fosse relativamente jovem, havia sido bem treinado na escola dos duros ataques ao ministério e passou com notas altas.  Timóteo esteve com Paulo quando o evangelho chegou pela primeira vez na Europa; estava lá quando a verdade chegou pela primeira vez a Filipos; e estava lá quando a confusão iniciou e a multidão cercou Paulo, arrastando-o para a prisão. Ele estava presente quando o preço a pagar por fazer parte da equipe ministerial era muito alta. Se você quer ser útil ao Senhor, isso exigirá que seja testado na batalha.

Em quarto lugar, Timóteo não media distancias. “Espero no Senhor Jesus em breve vos enviar Timóteo” (Fp 2.19) Em seguida, escreve: “Espero enviá-lo logo” (Fp 2.23). Paulo diz “enviar” duas vezes  - e quase parece que vai despachar Timóteo a uma curta distancia. Mas essa jornada que Timóteo está prestes a fazer é de uns 1300 km, em uma época em que as viagens eram penosas e cansativas. Ida e volta, seriam 2600 km! Timóteo estava pronto para fazer o que era necessário para o avanço do evangelho. 


Conclusão: lealdade

“É como um filho servindo a seu pai” (Fp 2.22). Em seu relacionamento, Timóteo assume o papel de filho, e Paulo, de pai espiritual. Em outra parte, Paulo chama Timóteo de “meu verdadeiro filho na fé” (1 Tm 1.2), “filho amado” (2 Tm 1.2), e “meu filho” (2 Tm 2.1).

Paulo era pai espiritual de Timóteo; Paulo discipulou Timóteo, tudo que ele sabia aprendeu com Paulo. Paulo foi o principal instrumento na instrução e no treinamento espiritual de Timóteo para o ministério. Paulo lhe deu conselhos sábios, supervisionando e orientando a vida de Timóteo, que por sua vez lhe retribuiu como um filho, dedicando a Paulo respeito, honra, obediência e lealdade.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário