terça-feira, 15 de junho de 2021

  A PRESENÇA E O PODER DE DEUS – EX. 33.1-11


Introdução:

Se um “cristão” não lê a Bíblia, não ora, nem vive como discípulo de Cristo, tanto faz ser católico ou evangélico. Sua vida e seu destino serão o mesmo. Então, surge uma pergunta: somos evangélicos por causa do evangelho ou somos evangélicos por causa de uma cultura religiosa evangélica que nem sempre é coerente com o evangelho.

1)    O bezerro de ouro

“Disse o Senhor a Moisés: vai sobe daqui t e teu povo que tiraste da terra do Egito para a terra a respeito da qual eu jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó dizendo: À tua descendência a darei. Enviarei o anjo diante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Sobe para uma terra que mana lei e mel; eu não subirei no meio de ti, porque és povo de dura cerviz, para que não te consuma eu no caminho. OU vindo o povo estas más noticias pôs-se a prantear e nenhum deles vestiu seus atavios” (Ex 33.1-4).

Sempre ligamos o PODER DE DEUS À PRESENÇA DE DEUS. Mas, pelo texto, estas duas coisas nem sempre parecem se complementar e nem sempre se manifestam ligadas. Aqui, Moisés tinha subindo ao Monte para estar com Deus e, durante quarenta dias, o povo se cansou, e se desesperou. Pediram a Arão que lhes fabricasse: “faça para nós deuses que nos guiem” (Ex 32.1). Arão, então, diante da pressão, ordenou: “Tirem as argolas de ouro das orelhas de suas mulheres e de seus filhos e tragam para mim” (Ex 32.2). Então, construíram um bezerro de ouro, uma divindade Cananéia e egípcia. 



A ira de Deus se acendeu, porque além do pecado da idolatria: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas aguas debaixo da terra” (Ex 20.4). O povo também se entregou à orgia (Ex 32.5). O texto em hebraico diz que eles estavam literalmente NUS, parecia o carnaval de Salvador.

 Diante disso, vem a intercessão de Moisés que pede ao Senhor misericórdia , pois sente que a ira de Deus era presente: “... e eu lançarei contra eles minha ira ardente...” (Ex 32.9). Moisés, intercede pelo povo ingrato e desobediente: “Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si um deus de ouro. Mas, agora, eu te rogo, perdoa-lhes, se não, risca-me do teu livro que escreveste” (Ex 32.31,32). Depois disto, o verso 34, do capítulo 32, termina com uma promessa: “VAI, POIS, AGORA, E CONDUZE O POVO PARA ONDE TE DISSE: EIS QUE MEU ANJO VAI ADIANTE DE TI; PORÉM NO DIA DA VISITAÇÃO VINGAREI NELES O SEU PECADO”. 



2)    Discernindo a manifestação do poder de Deus.

“Mandarei à sua frente um anjo e expulsarei os inimigos...mas Eu não irei com vocês”.  O poder de Deus se manifesta por causa da fidelidade exclusiva de Deus, eu jurei e vou cumprir a minha Palavra  apesar desses desobedientes e ingratos. Mateus, escreve: “No dia do juízo, muitos me dirão: “Senhor! Senhor! Não profetizamos em teu nome? Não expulsamos demônios em teu nome  e não realizamos milagres em seu Nome? Eu, porém, responderei: Nunca os conheci. Afastem-se de mim, vocês que desobedecem à lei” (Mt 7.24-25). 


A mesma pessoa que orou por um canceroso e ele ficou curado, um dia vai ouvir de Jesus: “Nunca vos conheci”. Pois, quem opera o milagre e cura o doente não é aquela que ora impondo as mãos, mas O TODO PODEROSO.  Pedro afirmou no primeiro milagre da igreja primitiva: “Pela fé no Nome de Jesus, este homem que vocês veem e conhecem foi curado. A fé no Nome de Jesus o curou diante dos seus olhos” (Atos 3.16).

 3)    Discernindo a presença de Deus

O texto de Êxodo 33.7-11 descreve a relação cotidiana de Moisés com Deus. Ele arma sua tenda fora do arraial e para lá vai todos os dias. A Palavra de Deus diz que o povo se colocava de pé, cada um em sua tenda, observando Moisés indo à tenda da congregação. Todo povo via quando a coluna de nuvem descia sobre a tenda de Moisés: “Eis que o Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala ao seu amigo” (Ex 33.11).

Vejamos a diferença entre o texto de Exôdo 33.17, quando Deus diz a Moisés “Eu te conheço pelo teu nome”, e o de Mateus 7.23, quando o Senhor diz: “Nunca vos conheci”. Aqueles queriam e usavam apenas o poder, ao passo que Moisés usa o poder e vive a presença de Deus. A presença de Deus é resultado de intimidade com Ele; de vida com Ele; de tempo na presença dEle; de mente que busca e se conforma com o caráter dEle.

E, quanto mais buscamos mais nos aprofundamos em experiência  com Ele. “O Senhor confia os seus segredos aos que o temem” (Sl 24.14). Em Exôdo 33.18-23 vemos Moisés se aprofundando diante da presença de Deus. Moisés, roga: “Rogo-te que me mostres a tua glória. Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade e anunciarei diante de você, o meu nome, Senhor” (Ex 33.18-19).  E o Senhor continua: “Pois terei misericórdia de quem eu quiser, e mostrarei compaixão a quem eu quiser. Mas você não poderá olhar diretamente para minha face, pois ninguém pode me ver e continuar vivo” (Ex 33.18-20). Isso é graça, puramente a graça de Deus!

O verso 21 nos fala de uma fenda numa rocha, isso tudo ocorre enquanto Moisés intercedia e falava com Deus. “Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da rocha, e com a mão te cobrirei; até que eu tenha passado” (Ex 33.21,22). “...com a mão te cobrirei..” Olha o cuidado de Deus, seu zelo por Moisés, como uma mãe protege o filho. Portanto, a experiência da presença de Deus é graça pura, é alegria no espírito, é gozo, é contentamento, é paz, são línguas estranhas, é um poder tão maravilhado que ficamos sem fala, sem voz....arrebatados... 


 4)    O poder de Deus sem a presença de Deus

“Enviarei o anjo diante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuzeus. Sobe para uma terra que mana leite e mel...EU NÃO SUBIREI NO MEIO DE TI” (Ex 33.2-3).

O anjo do Senhor estaria com eles, mas o próprio Senhor não iria. O anjo vai efetuar o poder liberado de Deus, mas o Senhor não está no meio deles. É como se Deus falasse: “Voces querem prosperidade? Voces querem uma terra que mana leite e mel? Vocês querem um anjo poderoso  que vá com sua espada desembainhada derrubando obstáculos? Todavia, não irei; pois vocês são um povo duro, casca grossa, rebelde e a minha presença não estará convosco. Se eu for no meio de vós, minha PRESENÇA IRÁ CONSUMI-LOS. Porque não posso estar no meio do adultério, da imoralidade sexual, do homossexualismo, da violência, da mentira, da preguiça, da cobiça e da traição. 



É possível haver prosperidade, vitória, carro, e até um anjo abrindo caminha para crentes mascarados, mas a presença do Todo Poderoso não se afina jamais com a dureza de coração e com o pecado. Moisés, não aceita o poder sem a presença: “Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Ex 33.15).

Conclusão: Presença mais poder

"Faço com vocês uma aliança", disse o Senhor. "Diante de todo o seu povo farei maravilhas jamais realizadas na presença de nenhum outro povo do mundo. O povo no meio do qual você habita verá a obra maravilhosa que eu, o Senhor, farei. Êxodo 34:10. Deus está dizendo: se vocês não quiserem se satisfazer apenas com o anjo e quiserem andar na minha presença, vocês verão coisas extraordinárias que nação nenhuma jamais viu, povo algum nunca presenciou, coisas estas que ainda estão para ser escritas. Mody: “O mundo ainda esta para ver o que Deus pode fazer através de um homem que se coloca nas mãos dEle”. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário