terça-feira, 10 de setembro de 2019


O julgamento de Satanás e o Juízo final – apocalipse 20


Introdução:  quem é a antiga serpente?

No Antigo Testamento ele é chamado de Satanás – adversário. No hebraico significa “odiar, opor-se”.  No Novo Testamento ele é chamado de diabo, grego é diabállo; é formado por dois termos “dia” (através de) e “bollo” (jogar). Significa “jogar por cima ou através de, dividir, semear contendas, acusar, fazer acusações, caluniar” (Ap. 12.10).

Os anjos foram criados em estado de perfeição, mas perderam seu estado de santidade após a queda, tornando-se anjos maus (Mt 25:41; Ap 9:11). Não há dúvida de que Satanás tenha sido o chefe da apostasia.  Isaias 14:12-15"Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitava as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao altíssimo. E contudo levado será ao inferno, ao mais profundo do abismo". 



Ez 28:12-15: "Filho do homem, levanta uma lamentação ao rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo,  esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti". 

1)    O Dragão foi acorrentado
“Vi um anjo descendo do céu. Ele tinha a chave do abismo e uma corrente imensa. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente... acorrentou-o por mil anos...”.

“...mil anos”. É o tempo em que vai da primeira vinda de Cristo até o tempo da grande tribulação, da apostasia, do aparecimento do homem da iniquidade – anticristo. É o período que Cristo está reinando até colocar todos os seus inimigos debaixo dos seus pés (1 Co 15.23-25). “Porque é necessário que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés”(v.25).

“O anjo tinha uma chave ...e uma grande corrente. Ele segurou o dragão...e o prendeu por mil anos...lançou no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele...” (vs. 1 e 2) Um espírito não pode ser amarrado com corrente. Expressões como: prendeu, fechou e selou são termos que denotam a limitação do seu poder. Jesus nos ensina como isso se deu: “De fato, ninguém pode entrar na casa do homem forte (diabo) e levar dali os seus bens (escravos), sem que antes o amarre. Só então poderá roubar a casa dele” (Mc 3.27). Nem no próprio abismo, nem no céu ele tem poder para agir livremente (Jó 1.12, 2.6). No entanto, “NÃO PODEMOS SUBESTIMAR E NEM SOBREESTIMAR O PODER DE SATANÁS”. 



“...para que não mais enganasse as nações ...”. O educador Denisard Hippolyte Léon numa sessão espírita em 1857, quando um espírito por nome de Alan Kardec, lhe disse que o conhecia de uma vida anterior. Então, tomou o pseudônimo Alan Kardec para si e publicou todas as obras espíritas com esse nome. Infelizmente, desconhecendo que por trás das vozes não eram espíritos de mortos que viveram e não vivem mais nessa dimensão, mas sim, demônios, anjos caídos. 

Conforme vimos em Marcos 3.27, o valente foi amarrado. Em Lucas 10.17-18: “Então os setentas voltaram, cheios de alegria, dizendo: Senhor, em seu nome os próprios demônios se submetem a nós! Jesus lhes disse: Eu vi Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis que eu dei a vocês autoridade para pisarem cobras e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, lhes causará dano” (vs. 17-19). Vejam o que é mais importante: “No entanto, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, e sim porque o nome de cada um de vocês está registrado no céu” (v.20).

Em João 12.31-32, lemos: “Chegou o momento deste mundo ser julgado, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”. No livro de Colossenses é mais enfático: “E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expos ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz”. Na NVI “...fez deles um espetáculo público...”. Como acontecia no mundo da antiga Roma, quando os vencedores traziam os vencidos amarrados e humilhados e a multidão ovacionava a vitória. (Ap. 12.9)

Portanto, a prisão ou restrição do poder de Satanás tem a ver com a obra de Cristo na cruz e com a evangelização das nações. Satanás está limitado em seu poder no sentido de que não pode destruir a igreja (Mt 16.18). Nem pode impedir que as pessoas de outras nações recebam o evangelho de Jesus Cristo (Mt 28.18-20).

2)    Tronos e salvos
“Vi alguns tronos ... vi também as almas dos que haviam sido decapitados por causa do testemunho que deram por Jesus e pela palavra de Deus...”

A visão do trono, é a nossa centralidade em Deus. Isaias precisava saber que não era Uzias que assentava no trono, mas Deus (Is 6); Ezequiel tinha necessidade de ver um trono (Ez 1). Jeremias tinha necessidade de ver um trono. E nós? Principalmente quando estiver pensando em fazer coisas do seu próprio jeito. Em Romanos 14.10, ele é chamado do “trono do julgamento de Deus”; em 2 Corintios 5.10 é chamado de “trono do julgamento de Cristo”.

Esse trono (v.11) é diferente do trono de apocalipse 4. No capítulo 4, fala sobre aquele que está assentando no trono, aqui, não tem aparência do todo. No capítulo 4, há o arco íris, aqui, não há. No capítulo 4, temos tronos menores, aqui, não há. No capítulo 4, temos anjos e um coro angelical, aqui não há canto de alegria. NÃO HAVERÁ NADA PARA OUVIR EXCETO O SILENCIO DO MARTELO BATER, JULGADO. No capítulo 4, não há sete tochas representando o Espírito Santo, aqui, não tem misericórdia.

 Essas almas são as mesmas descritas na abertura do quinto selo (Ap. 6.9). Pelo texto, as almas reinam durante todo o tempo entre a morte e a ressurreição que se dará na segunda vinda de Cristo. OS SALVOS VÃO JULGAR AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL (veja Mt 19.28), o mundo (1 Co 6.2), e os anjos (1 Co 6.3). Jesus prometeu aos seus vencedores que se assentariam com ele no trono (Ap. 3.2).

“Eles viveram e reinaram com Cristo mil anos! O restante dos mortos não viveu até que os mil anos se completassem. Essa é a primeira ressurreição... (v.5). A primeira ressurreição é uma ressurreição espiritual. AQUELES QUE NASCEM SOMENTE UMA VEZ, PELO NASCIMENTO FISICO, MORREM DUAS VEZES, UMA FISICA E OUTRA ETERNAMENTE. OS QUE NASCEM DUAS VEZES, MORREM SOMENTE UMA VEZ, PELA MORTE FISICA. A REGENERAÇÃO É UMA ESPÉCIE DE RESSUREIÇÃO ESPIRITUAL. “Estávamos mortos em nossas transgressões, mas Deus nos ressuscitou em Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus’ (Ef. 2.5-6).

3)    Ultimato
“...Satanás será solto...enganar as nações...gogue e magogue...um exercito imenso com milhões de soldados. Ele vai marchar pela terra e cercar o acampamento do povo Santo de Deus...(vs. 7-10).

Aqui é a batalha do Megido (Ap 6.14-21; 19:19-21), é a batalha final. Gogue  e Magogue são nações como Rússia, Irã, Líbia, Turquia e China; estão na Ásia e no leste euroupeu. Os exércitos inimigos são numerosos (v.8): todo mundo iniquo irá perseguir a igreja. A perseguição será mundial. É o ultimo ataque do dragão contra a igreja. O apostolo Paulo diz que Cristo matará o homem da iniquidade com o sopro da sua boca na manifestação da segundo vinda. O apostolo João diz que o anticristo e o falso profeta são lançados no lago de fogo. O lago de fogo é um lugar de sofrimento tanto para o corpo como para a alma. 



Conclusão: Juizo final
“Depois vi um trono branco e aquele que estava nele assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, não se encontrou lugar para eles”. A palavra fugiu vem do grego e significa “fugir para longe ou procurar segurança voando”. ESTE TRONO TEM UM TERRÍVEL OCUPANTE. Não há nome, nem imagem, nem forma: mas simplesmente uma terrível, misteriosa e composta presença a qual pode ser nada menos do que a única, indescritível, Eterna Divindade.

Imagine que nós estamos sendo levados, jovens, idosos, à sala do trono de Deus. Estamos sendo levados e não conseguimos deter nossos passos, caminhamos sem conseguir parar. Enquanto isso, você vê os céus e a terra correndo em outra direção, gritando: “Fuja, fuja da ira de Deus. Fuja do que está assentado no trono. Quem pode contemplar a sua presença? Os rios secam diante dEle e as montanhas derretem”.  Enquanto caminha nessa grande sala, você vê tudo nesse mundo que não é eterno, passando por você na direção oposta, em direção à destruição (1 Jo 2.17). A expressão “o mundo passa”, pode ser traduzida por “está sendo empurrado para fora”.

“Eu vi os (nek-ros)”. Isso é horrorizante. Eu vi os mortos. Ele os chama por um nome, os mortos. “Os grandes e o pequeno, os grandes pecadores e os pequenos pecadores, governantes, escravos, nobres, os instruídos e os ignorantes, os refinados e os vulgares, os civilizados e os bárbaros, imperadores e mendigos, todos da mesma forma, estão lá” (Sl 62.9). Importante, nós fomos avisados sobre esse dia (Am 4.12; Lc 12.4-5).

“Oh Homem, Oh mulher, sejam quem for você, sua biografia está escrita, uma inerrante mão gravou cada item com cada coisa secreta. Não há um pensamento ruim, um agir mau, uma cena de erro em toda a sua história, uma trapaça, uma conversa suja, um sentimento mau que já procurou entreter seu coração, mas está lá descrito em mão destemida, pelo seu verdadeiro nome, e anotado na sua descrição, para serem trazidos para fora para os assentamentos finais. Se não estiver limpo, apagado pela fé no sangue de Jesus antes de sua vida presente terminar, como o seu caso irá se manter quando os livros forem abertos”.  



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