O julgamento de
Satanás e o Juízo final – apocalipse 20
Introdução: quem é a
antiga serpente?
No Antigo Testamento ele é chamado de Satanás – adversário.
No hebraico significa “odiar, opor-se”. No
Novo Testamento ele é chamado de diabo, grego é diabállo; é formado por dois
termos “dia” (através de) e “bollo” (jogar). Significa “jogar por cima ou
através de, dividir, semear contendas, acusar, fazer acusações, caluniar” (Ap.
12.10).
Os anjos foram
criados em estado de perfeição, mas perderam seu estado de santidade após a
queda, tornando-se anjos maus (Mt 25:41; Ap 9:11). Não há dúvida de que Satanás
tenha sido o chefe da apostasia. Isaias 14:12-15: "Como caíste
desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que
debilitava as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das
estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me
assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei
semelhante ao altíssimo. E contudo levado será ao inferno, ao mais
profundo do abismo".
Ez 28:12-15: "Filho do homem,
levanta uma lamentação ao rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu
eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no
Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia,
topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e
ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste
criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te
estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas
andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até
que se achou iniquidade em ti".
1)
O
Dragão foi acorrentado
“Vi um anjo descendo do céu. Ele tinha a chave do abismo e
uma corrente imensa. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente... acorrentou-o
por mil anos...”.
“...mil anos”. É o tempo em que vai da primeira vinda de
Cristo até o tempo da grande tribulação, da apostasia, do aparecimento do homem
da iniquidade – anticristo. É o período que Cristo está reinando até colocar
todos os seus inimigos debaixo dos seus pés (1 Co 15.23-25). “Porque
é necessário que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos
seus pés”(v.25).
“O
anjo tinha uma chave ...e uma grande corrente. Ele segurou o dragão...e o
prendeu por mil anos...lançou no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele...” (vs. 1 e 2) Um
espírito não pode ser amarrado com corrente. Expressões como: prendeu, fechou e
selou são termos que denotam a limitação do seu poder. Jesus nos ensina como
isso se deu: “De fato, ninguém pode entrar na casa do homem forte (diabo) e
levar dali os seus bens (escravos), sem que antes o amarre. Só então poderá roubar
a casa dele” (Mc 3.27). Nem no próprio abismo, nem no céu ele tem poder para
agir livremente (Jó 1.12, 2.6). No entanto, “NÃO PODEMOS SUBESTIMAR E NEM SOBREESTIMAR
O PODER DE SATANÁS”.
“...para que não mais enganasse as nações
...”. O educador Denisard Hippolyte Léon numa sessão espírita em 1857, quando um espírito por nome de
Alan Kardec, lhe disse que o conhecia de uma vida anterior. Então, tomou o
pseudônimo Alan Kardec para si e publicou todas as obras espíritas com esse
nome. Infelizmente, desconhecendo que por trás das vozes não eram espíritos de
mortos que viveram e não vivem mais nessa dimensão, mas sim, demônios, anjos caídos.
Em João 12.31-32, lemos: “Chegou o momento deste mundo ser
julgado, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da
terra, atrairei todos a mim”. No livro de Colossenses é mais enfático: “E,
despojando os principados e as potestades, publicamente os expos ao desprezo,
triunfando sobre eles na cruz”. Na NVI “...fez deles um espetáculo público...”.
Como acontecia no mundo da antiga Roma, quando os vencedores traziam os
vencidos amarrados e humilhados e a multidão ovacionava a vitória. (Ap. 12.9)
Portanto, a prisão ou restrição do poder de Satanás tem a ver
com a obra de Cristo na cruz e com a evangelização das nações. Satanás está
limitado em seu poder no sentido de que não pode destruir a igreja (Mt 16.18).
Nem pode impedir que as pessoas de outras nações recebam o evangelho de Jesus
Cristo (Mt 28.18-20).
2)
Tronos
e salvos
“Vi alguns tronos ... vi também as almas dos que haviam sido
decapitados por causa do testemunho que deram por Jesus e pela palavra de
Deus...”
A visão do trono, é a nossa centralidade em Deus. Isaias
precisava saber que não era Uzias que assentava no trono, mas Deus (Is 6);
Ezequiel tinha necessidade de ver um trono (Ez 1). Jeremias tinha necessidade
de ver um trono. E nós? Principalmente quando estiver pensando em fazer coisas
do seu próprio jeito. Em Romanos 14.10, ele é chamado do “trono do julgamento
de Deus”; em 2 Corintios 5.10 é chamado de “trono do julgamento de Cristo”.
Esse trono (v.11) é diferente do trono de apocalipse 4. No capítulo 4,
fala sobre aquele que está assentando no trono, aqui, não tem aparência do
todo. No capítulo 4, há o arco íris, aqui, não há. No capítulo 4, temos tronos
menores, aqui, não há. No capítulo 4, temos anjos e um coro angelical, aqui não
há canto de alegria. NÃO HAVERÁ NADA PARA OUVIR EXCETO
O SILENCIO DO MARTELO BATER, JULGADO. No capítulo 4, não há sete tochas
representando o Espírito Santo, aqui, não tem misericórdia.
Essas almas são as
mesmas descritas na abertura do quinto selo (Ap. 6.9). Pelo texto, as almas
reinam durante todo o tempo entre a morte e a ressurreição que se dará na
segunda vinda de Cristo. OS SALVOS VÃO JULGAR AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL (veja Mt
19.28), o mundo (1 Co 6.2), e os anjos (1 Co 6.3). Jesus prometeu aos seus
vencedores que se assentariam com ele no trono (Ap. 3.2).
“Eles viveram e reinaram com Cristo mil anos! O restante dos
mortos não viveu até que os mil anos se completassem. Essa é a primeira
ressurreição... (v.5). A primeira ressurreição é uma ressurreição espiritual.
AQUELES QUE NASCEM SOMENTE UMA VEZ, PELO NASCIMENTO FISICO, MORREM DUAS VEZES,
UMA FISICA E OUTRA ETERNAMENTE. OS QUE NASCEM DUAS VEZES, MORREM SOMENTE UMA
VEZ, PELA MORTE FISICA. A REGENERAÇÃO É UMA ESPÉCIE DE RESSUREIÇÃO ESPIRITUAL. “Estávamos
mortos em nossas transgressões, mas Deus nos ressuscitou em Cristo e com ele
nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus’ (Ef. 2.5-6).
3)
Ultimato
“...Satanás será solto...enganar as nações...gogue e
magogue...um exercito imenso com milhões de soldados. Ele vai marchar pela
terra e cercar o acampamento do povo Santo de Deus...(vs. 7-10).
Aqui é a batalha do Megido (Ap 6.14-21; 19:19-21), é a
batalha final. Gogue e Magogue são
nações como Rússia, Irã, Líbia, Turquia e China; estão na Ásia e no leste
euroupeu. Os exércitos inimigos são numerosos (v.8): todo mundo iniquo irá
perseguir a igreja. A perseguição será mundial. É o ultimo ataque do dragão
contra a igreja. O apostolo Paulo diz que Cristo matará o homem da iniquidade
com o sopro da sua boca na manifestação da segundo vinda. O apostolo João diz
que o anticristo e o falso profeta são lançados no lago de fogo. O lago de fogo
é um lugar de sofrimento tanto para o corpo como para a alma.
Conclusão: Juizo final
“Depois vi um trono branco e aquele que estava nele
assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, não se encontrou lugar para
eles”. A palavra fugiu vem do grego e significa “fugir
para longe ou procurar segurança voando”. ESTE TRONO TEM UM TERRÍVEL OCUPANTE.
Não há nome, nem imagem, nem forma: mas simplesmente uma terrível, misteriosa e
composta presença a qual pode ser nada menos do que a única, indescritível,
Eterna Divindade.
Imagine que nós
estamos sendo levados, jovens, idosos, à sala do trono de Deus. Estamos sendo
levados e não conseguimos deter nossos passos, caminhamos sem conseguir parar.
Enquanto isso, você vê os céus e a terra correndo em outra direção, gritando:
“Fuja, fuja da ira de Deus. Fuja do que está assentado no trono. Quem pode
contemplar a sua presença? Os rios secam diante dEle e as montanhas derretem”.
Enquanto caminha nessa grande sala, você vê tudo nesse mundo que não é
eterno, passando por você na direção oposta, em direção à destruição (1 Jo
2.17). A expressão “o mundo passa”, pode ser traduzida por “está sendo
empurrado para fora”.
“Eu vi os (nek-ros)”. Isso é horrorizante. Eu vi os
mortos. Ele os chama por um nome, os mortos. “Os grandes e o pequeno, os
grandes pecadores e os pequenos pecadores, governantes, escravos, nobres, os
instruídos e os ignorantes, os refinados e os vulgares, os civilizados e os
bárbaros, imperadores e mendigos, todos da mesma forma, estão lá” (Sl 62.9).
Importante, nós fomos avisados sobre esse dia (Am 4.12; Lc 12.4-5).
“Oh Homem, Oh
mulher, sejam quem for você, sua biografia está escrita, uma inerrante mão
gravou cada item com cada coisa secreta. Não há um pensamento ruim, um agir
mau, uma cena de erro em toda a sua história, uma trapaça, uma conversa suja,
um sentimento mau que já procurou entreter seu coração, mas está lá descrito em
mão destemida, pelo seu verdadeiro nome, e anotado na sua descrição, para serem
trazidos para fora para os assentamentos finais. Se não estiver limpo, apagado
pela fé no sangue de Jesus antes de sua vida presente terminar, como o seu caso
irá se manter quando os livros forem abertos”.
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