terça-feira, 11 de setembro de 2018


QUANDO MEU SONHO, NÃO É O SONHO DE DEUS  2 Sm 7. 1-16


INTRODUÇÃO:
“E, tendo tirado a este (Saul), levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” At 13:22. O que significa ser um homem segundo o coração de Deus? Ele é um homem cujo coração bate em sincronia com o de Deus. Quando Deus olha para direita, ele também olha. Quando Deus diz: Interesso por isso, Davi diz: Eu também me interesso”.  Em 2 Samuel, capitulo 6, temos a história de Davi, quando resolve, depois de 20 anos longe de Jerusalém, trazer a arca para Jerusalém. E, DAVI DANÇOU...DE ALEGRIA DE REGOZIJO, COMO UM VERDADEIRO ADORADOR.

1)   UM TEMPO DE PAZ
“Sucedeu que, habitando o rei Davi em sua própria casa, tendo-lhe o Senhor dado descanso de todos os seus inimigos em redor” (v.1).

Davi teve paz doméstica. Na vida há momentos em que estamos no topo da montanha (tudo corre bem, sem sobressaltos), há momentos que estamos no meio da montanha (está tudo bem, mas com algumas dificuldades) e, quando estamos no vale (circunstancias adversas, difíceis, tribulosas, muito vento, muita tempestade, etc). Então, vivendo no cimo da montanha, Davi, começou a refletir, a meditar. Esses são alguns dos melhores tempos na vida – os breves interlúdios, os silêncios. Eles abrem espaço para a REFLEXÃO, PARA OS PENSAMENTOS PROFUNDOS.

Davi tinha “descanso nacional”. “Tendo-lhe o Senhor dado descanso de todos os seus inimigos. A batalha permanente com os filisteus fora resolvida temporariamente e tudo estava calmo, pelo menos por algum tempo. NÃO HAVIA NENHUM GIGANTE em cena, gritando BLASFEMIAS. Não existia qualquer movimento, qualquer estratégia para invadir a nação, carros pesados não estavam carregando implementos de guerra para perto dos muros de Jerusalém. 



Então, NESSE INTERLÚDIO, Davi chama o profeta Natã e diz: “Disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu MORO EM CASA DE CEDROS, E A ARCA DE DEUS SE ACHA NUMA TENDA, disse Natã ao Rei: Vai, faze tudo quanto está no teu coração, porque o Senhor é contigo.

Vemos, que Davi estava preocupado com o fato de a arca estar numa tenda enquanto ele, morava numa linda casa. Teve então a idéia de construir uma residência permanente para Deus, que abrigaria todos os utensílios sagrados. DISSE DAVI: “Não é certo que o rei more nesta bela casa de cedros e a arca, A PROPRIA PRESENÇA DE DEUS, fique numa pequena tenda lá fora. VOU CONSTRUIR UMA CASA PARA DEUS. QUERO LEVANTAR UM TEMPLO EM SUA HONRA.

Durante os interlúdios da vida é que temos tempo para concretizar um sonho ou um objetivo, ou ideal. Alguns de nós, NOS ITERLUDIOS, descobrimos a vocação para a qual Deus nos chamou. Isso pode acontecer quando viajamos para umas férias. Ou, no silencio da madrugada, ou quando entramos em um monologo, falamos conosco mesmos, etc.

Somos atingidos por uma flecha diretamente sobre algum objetivo novo e interessante. Então, surpresos, expressamos: É isso! Esse é o meu compromisso, é para onde vou! No entanto, temos que RETARDAR o passo e ficar em silencio NESSES TEMPOS ESPECIAIS, a fim de ouvir a voz de Deus e sentir a sua orientação. 



Porque algumas vezes o sonho vem de Deus, outras vezes não. AMBOS SÃO IDEAIS, SONHOS. Mas, quando não são de Deus, não irão realizar-se... nem DEVEM. E, nestas horas, teremos amigos, como Natã, que dirão: “Vai, faça tudo o que decidiu, porque o Senhor está com você”. Mas oramos? Buscamos a orientação de Deus?

2)   O que Deus diz ...
“Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo: Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?” (2 Sm 7.4-5). Ou, “Vai, e dize ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Tu não edificarás casa, para minha habitação” (1 Cro 17.3-4).

De modo, que Natã não ouvira a voz de Deus da primeira vez. Não fazia parte da vontade de Deus que Davi construísse um templo. Era uma ótima idéia, um grande plano no coração de Davi. Mas não era a vontade de Deus. E ISSO É DIFICIL DE SUPORTAR!

“Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da MALHADA, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel. E FUI contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra”.  2 Samuel 7:8,9

_DAVI, VOCE É UM HOMEM DE GUERRA, O SEU CORAÇÃO ESTÁ NOS CAMPOS DE BATALHA. VOCE É UM SOLDADO E UM GUERREIRO, E, NÃO UM CONSTRUTOR. É UM HOMEM PARA AS TRINCHEIRAS E O ABENNÇOEI – LHE TIREI DA MALHADA, DE DETRÁS DAS OVELHAS – DE TAL MODO QUE TODOS OS SEUS INIMIGOS FORAM SUBJULGADOS, VENCIDOS.

“Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens”. 2 Samuel 7:12-14

Deus está redirecionando o plano de Davi e dizendo: ESSA É UMA GRANDE DECISÃO, MAS DIGO “NÃO” A VOCE E DIGO “SIM” AO SEU FILHO. ACEITE ISSO. Infelizmente desejamos que a nossa lógica seja a dele e quando não é, ficamos imaginando o que está errado por não funcionar como teria funcionado com a nossa ( 1 Reis 8.17). A ultima parte do versículo 17 é profunda, pois Deus diz a Davi: “Bem fizeste em resolver em teu coração”.

3)    O que aprendemos
Quando Deus diz “não”, não se trata necessariamente de disciplina ou rejeição. Pode ser simplesmente REDIREÇÃO. Voce buscou a vontade dele e quis cumpri-la.  Como se disséssemos: “Pela graça de Deus vou buscar isto – e eis você, trinta, ou quarenta anos mais tarde, ou talvez apenas cinco anos, e não conseguiu nada!”

Quanto casais que bem cedo na vida tinham o seu plano traçado para a existência inteira, mas não funcionou. Por mais que tentassem, ele não foi na direção planejada.
Portanto, o que temos que fazer em nosso andar com Deus é ouvir CUIDADOSAMENTE, TODOS OS DIAS. Não volte apenas a uma decisão dizendo: “VAI SER ASSIM PARA SEMPRE, NÃO IMPORTAM AS CIRCUNSTANCIAS”. Precisamos examina-la cada dia, mantê-la fresca, manter  o fogo aceso, dizendo: Senhor, este arranjo é teu? Este plano é teu? E não for, torne-me sensível a ele.

DEUS NÃO CHAMA A TODOS PARA CONSTRUIR TEMPLOS. ELE CHAMA ALGUNS PARA SEREM SOLDADOS. CHAMA ALGUNS PARA FAZER O TRABALHO DURO NAS TRINCHEIRAS. CHAMA PESSOAS PARA REPRESENTÁ-LO EM OUTROS PAISES, MAS NÃO CHAMA A TODOS.

4)    Resposta de Davi
Então entrou o rei Davi na casa do Senhor e ficou perante ele...”  OBSERVE: “ficou perante o Senhor...” Não é interessante? Acabara de ouvir Deus dizer-lhe: “A RESPOSTA É “NÃO”. VOCE NÃO VAI FAZER A MINHA CASA”. Vejam a reação de Davi, diante do Senhor:
Então entrou o rei Davi, e ficou perante o SENHOR, e disse: Quem sou eu, Senhor DEUS, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui? E ainda foi isto pouco aos teus olhos, Senhor DEUS, senão que também falaste da casa de teu servo para tempos distantes; é este o procedimento dos homens, ó Senhor DEUS? E que mais te pode dizer ainda Davi? Pois tu conheces bem a teu servo, ó Senhor DEUS.  2 Samuel 7:18-20

Quem somos nós, Senhor? Para sermos abrigados das chuvas que caíram, deixando centenas de desabrigados? Quem somos nós para que ele tivesse abençoado nossas casas e as mantido seguras? Quem sou eu, Senhor, para me dares saúde e forças para manter meu emprego e viver com dignidade?

“Portanto, grandíssimo, é Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti... Agora, pois, ó Senhor Deus, quanto a esta palavra, que disseste acerca de teu servo e acerca de sua casa, confirma-a para sempre... seja para sempre engrandecido o teu nome... tu mesmo és Deus, e as tuas palavras são verdade. Com a tua benção será para sempre bendita a casa do teu servo .. (2 Sm 7.22-29).

Conclusão:
Uma a uma ele as tirou de mim,
Todas as coisas que eu mais apreciava
Até que minhas mãos se esvaziaram;
Cada brinquedo brilhante se foi.

Andei então pelas estradas da vida, angustiado,
Em meus trapos e pobreza.
Até que ouvi sua voz convidando:
“Levante essas mãos vazias para mim”

Estendi então as mãos para os Céus,
E ele as encheu com um suprimento
De suas próprias riquezas transcendentes
Até que elas não podiam mais contê-las..

Minha mente insensata e embotada,
Finalmente compreendeu
Que Deus NÃO PODIA derramar suas riquezas
Em mãos já cheias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário