terça-feira, 4 de setembro de 2018


Qual é o seu ideal? Filipenses 3.8-16



Introdução:
“Se alguém avançar com confiança na direção de seus sonhos, e esforçar-se por viver a vida que ele imaginou, então obterá um sucesso inesperado nas horas mais comuns”  Henry David Thoreau

Sonhos, ou ideais?
Se tornar um jogador de futebol famoso!
Ganhar na loteria federal!
Se tornar um advogado famoso!
Construir minha casa!
Ter meu próprio negócio!
Viajar e conhecer outros países!
Que toda minha casa se converta ao Senhor Jesus!
Arrumar uma boa esposa!
Arrumar um marido cristão!
Ter filhos...

1)    O passado de Paulo
“Por que nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne” Fl 3.3. Se houve um judeu bem firmado no judaísmo, esse judeu foi Paulo. Vejamos suas reinvindicações:

Ele fora circuncidado ao oitavo dia, ou seja, trazia no corpo a estampa e a marca de que pertencia ao povo escolhido, assinalado por Deus como Seu.

Ele pertencia à raça judia de Israel, ou seja, era membro da nação que tinha uma relação de pacto com Deus, uma relação na qual nenhum outro povo participava.

Ele era da tribo de Benjamim. A tribo de Benjamim tinha um lugar impar na história de Israel. Fora de Benjamim que viera o primeiro rei de Israel, porquanto Saul era Benjamita. Quando Israel entrava em batalha, era a tribo de Benjamim que ocupava o posto de maior honra. O grito de batalha de Israel era: “após ti, ó Benjamim”.

Ele era hebreu de hebreus, ou seja, Paulo não era um daqueles judeus da dispersão que, em algum país estrangeiro, tinha se esquecido de seu próprio idioma, mas era um judeu que ainda e lembrava e conhecia a língua de seus pais.

Ele era fariseu, ou seja, não somente um judeu devoto, mas Paulo era um dos “separados”, que tinha desistido de todas as atividades normais a fim de dedicar sua vida à observância da lei, e era irrepreensível.

Quanto à lei: FARISEU. Quanto ao zelo: persegui a igreja. Quando à retidão: irrepreensível. Paulo era a estrela da esperança para Gamaliel e para o Sinédrio. SERIA MATÉRIA EM CAPA DE REVISTA SEMANAL! 



2)    Mas
Na estrada de Damasco todo esse castelo desmoronou-se. “Saulo, Saulo, porque me persegues? ” Atônito Paulo perguntou: “Quem és? ” Então, ouviu essa resposta: “EU SOU JESUS, A QUEM ESTÁS PERSEGUINDO! DIFÍCIL TE É ESCOICEARES CONTRA OS AGUILHÕES”.  Então, Paulo viu Jesus, seus ferimentos nas mãos e nos pés, viu a face e reconheceu que acabara de ver o Senhor!

Até então, estava lutando contra si mesmo, contra sua consciência, contra a sua falta de poder (Rm 7.19), contra as trevas e o caos de sua alma. Deus pairava acima desse caos, e levou ao momento da nova criação, e só queria o seu ‘SIM”. Paulo quebrantou-se. QUANDO DEUS QUER FAZER UMA TAREFA IMPOSSÍVEL. ELE TOMA UM HOMEM IMPOSSÍVEL E O ESMAGA . 



Eis porque o versículo sétimo do terceiro capitulo de Filipenses começa com ‘MAS”. Com efeito, Paulo admitiu: “SIM, EU ATINGIRA TODAS AQUELAS HONRARIAS, EU HAVIA GANHO TODOS OS PRÊMIOS, EU HAVIA OBTIDO TODO O APLAUSO, EU TINHA IMPRESSIONADO TODOS OS MEUS CONTEMPORANEOS... MAS DEUS EMPURROU TODAS ESSAS COISAS CONTRA A PAREDE. ENQUANTO ESMAGAVA MEU ORGULHO, CONQUISTAVA MEU CORAÇÃO E VEIO VIVER DENTRO DE MIM” (FL 3.7-9).

3)    E, agora? (12 à 16)
O PLANO É PROGRESSÃO, NÃO PERFEIÇÃO. “Não que eu tenha recebido, ou tenha já obtido a perfeição... quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado”. O que ele não havia alcançando? A SEMELHANÇA COM CRISTO. Verdadeira e completa piedade, em sua forma final, sem maior espaço para melhoramento.

NÓS MESMOS SOMOS IMPERFEITOS, VIVEMOS EM UM MUNDO IMPERFEITO, RODEADOS POR PESSOAS IMPERFEITAS, QUE CONTINUAM A MODELAR A IMPERFEIÇÃO SOBRE UMA BASE DIÁRIA. SE CONSEGUIMOS MUDANÇAS EM NOSSA VIDA, EM COMPARAÇÃO AO ANO PASSADO, ENCORAJAM-SE!  Eu não sou o que eu devia ser. Eu não sou o que eu quero ser. Eu não sou o que eu espero ser. Contudo, Eu não sou o que eu costumava ser. E, pela graça de Deus, eu sou o que eu sou”. John Newton – o traficante de escravos

O PASSADO TERMINOU...ESQUEÇA-O! “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam” Era um termo grego que significa esquecendo-se completamente. Na verdade, era um antigo termo atlético, usado para indicar um corredor que ultrapassava a outro em alguma corrida: uma vez que ele alcançasse a frente, nunca deveria voltar-se, para olhar para atrás; antes, deveria esquecer-se do corredor ultrapassado. 



O que está no passado? Ou grandes realizações e empreendimentos que nos poderiam tornar indiferentes, se descansarmos sobre ele... ou FRACASSOS e derrotas que não podem ajudar-nos, mas podem despertar sentimentos de culpa e vergonha.

O FUTURO NOS ACENA COM A ESPERANÇA ... estenda a mão para o mesmo! “Avançando para as que diante de mim estão”. Ele pode ter pensado no condutor de um daqueles carros, de pé no pequeno carro de duas rodas, com duas longas rédeas de couro nas mãos, inclinado para a frente para manter o equilíbrio. Nesta corrida, chamada vida, devemos voltarmo-nos para a frente antecipando o que jaz a frente, sempre ávidos a ver o que há a nossa frente, fazendo da vida uma inquirição apaixonada e aventurosa. 



Três perguntas:
Você já abandonou o passado – com isso quero dizer, realmente, já deixou para trás?

Você está obtendo progresso – alguma espécie de progresso deliberado com a sua vida?

Você busca apaixonadamente algum sonho – algum alvo especifico?

Robert Ballard era um homem com uma inquirição. Ele queria encontrar o Titanic. E a 1º de setembro de 1985, ele descobriu o navio afundado no Atlântico Norte. Ele descreve: “Minha primeira visão direta do Titanic durou menos de dois minutos, mas a visão dantesca de seu imenso costado negro, agigantando-se sobre o fundo do oceano permanecerá para sempre gravada em minha memória. Meu sonho de toda vida foi encontrar esse grande navio, e durante os últimos treze anos, a busca pelo mesmo dominou a minha vida. 


Qual é a sua inquirição? Pelo que você se inclina para a frente? Há alguma coisa maravilhosamente excitante em chegar ao futuro com excitada antecipação, e aqueles que buscam novas aventuras. Através da vida permanecem mais jovens, pensam melhor e mais alto!

Conclusão:
O segredo é uma atitude determinada ... mantenha-a!
Em Tiago 1.2-4, lemos: “meu irmãos, tendo por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”

Ou, “querido irmãos, é vossa vida cheia e dificuldades e tentações? Neste caso, senti-vos felizes, pois quando o caminho é áspero, a vossa paciência tem a oportunidade de crescer. Portanto, deixai-a crescer, e não tenteis livrar-vos de vossas dificuldades. Pois quando a vossa paciência estiver em pleno desenvolvimento, estareis prontos para qualquer coisa, fortes em caráter plenos e completo.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário