terça-feira, 26 de junho de 2018


A sina de Jefté – Jz 11.1-11


Introdução: compreendendo uma cultura...

Depois que “Josué despediu o povo... para ocupar a terra” (Jz 2.6), “o povo cultuou o Senhor”. Durante a vida de Josué e de seus líderes. Essa geração havia “visto os grandes feitos que o Senhor havia realizado em favor de Israel” (v.7). Ao introduzi-lo e ao derrotar seus inimigos. Josué foi um “SERVO DO SENHOR” (v.8). Ele teve o privilégio de morrer  ser enterrado “no território de sua herança” (v.9). “Ele morreu com cento e dez anos e sepultaram no termo de sua herança, em Timnate Heres, no monte de Efraim”.

No entanto, Josué advertiu o povo: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servi ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Js 24.15. E mais, “Não podereis cultuar o Senhor... se abandonardes o Senhor e cultuardes deuses estrangeiros, então ele virá contra vós, vos punirá e vos destruirá. Jogai fora os deuses estrangeiros, que há no meio de vós; e inclinai o coração ao Senhor, Deus de Israel” (Js 24.19).

O capítulo 2.10,11 descreve uma rebelião que aconteceu em dois estágios. PRIMEIRO, a geração que veio depois de Josué “não CONHECIA o Senhor, nem o que ele havia feito por Israel” (v.10). O verbo “conhecia” não significa que esses israelitas não sabiam nada sobre o Êxodo, o Mar vermelho, a travessia do Jordão e a derrubada das muralhas de Jericó, mas, sim, que os atos salvadores de Deus haviam deixado de ser preciosos ou importantes aos olhos deles. OU SEJA, essa geração se esqueceu do “EVANGELHO” de que foi salva da escravidão no Egito e levado a terra prometida por meio do poder e da bondade de Deus.

SEGUNDO, como resultado de terem esquecido o evangelho, eles “fizeram o que era mau aos olhos do Senhor e cultuaram os Baalins” (v.11). O QUE É MAU AOS OLHOS DO SENHOR? Amar e servir aos ídolos, deuses pífios, deuses inexistentes. “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”. “BAAL” é um termo cananeu para “Senhor”. Portanto, a nova geração se esqueceu de tudo sobre o Senhor e passou a adorar senhores insignificantes. Aliás, o lema de Juízes era: “Naqueles dias não havia rei em Israel, cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos” (Jz 17.6). 


“Serviram aos Baalins, às imagens de Astarote, aos deuses de Arã, aos deuses de Sidom, aos deuses de Moabe, aos deuses dos amonistas e aos deuses dos filisteus” (Jz 10.6). Os baalins e as imagens de Astarote eram deuses dos cananeus “nativos”. Mas, os deuses de Arã (ao nordeste) e de Sidom (ao norte) ou de Amom e Moabe (ao leste) e dos filisteus (ao sul) eram adorados pelas nações que invadiram Canaã e oprimiram os israelitas. Quando adoravam os ídolos de uma nação acabava sendo oprimidos pela nação. Desta vez, Israel adorou os deuses dos amonistas e dos filisteus -,e como resultado, os israelistas foram oprimidos por esses povos (Jz 10.7).

1)    Jefté – o rejeitado.
Jefté fora rejeitado por seus irmãos. Era filho de Gileade, que era muito importante, possuía riquezas e projeção social. Mas, “era, então, Jefté, o gileadita, homem valente, porém, filho de uma prostituta; Gileade gerara Jefté” (Jz 11.1). A palavra PORÉM é significativa. Ele era um homem valoroso, filho de um cidadão respeitado e influente, porém SUA MÃE ERA PROSTITUTA. Ainda quando estava no ventre materno, já carregava o estigma de ser filho ilegítimo e isso deveria acompanha-lo até o seu último dia na face da terra. 


O feto (no latim FETUS significa pequenino, o dicionário define feto como “filho no ventre), embora não seja capaz de falar ou pensar, e ainda não tenha sido totalmente formado, ou seja é um ser humano nos primeiros estágios do seu desenvolvimento. Ele já é capaz de perceber os sentimentos e expectativas que seus pais carregam no que se tange à aprovação ou rejeição. O profeta Isaias afirmou: “Ouvi-me, terras do mar, e vós povos de longe, escutai! O Senhor me chamou desde o meu nascimento, desde o ventre de minha mãe fez menção do meu nome” (Is 49.1).

Aos olhos do mundo, líderes são pessoas que estudaram em universidades, tem linhagem familiar centenária e poderosa, sem antecedentes criminais. Então, os “filhos legítimos” de Gileade expulsaram Jefté de casa “Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho doutra mulher”, disseram-lhe (v.2).

2)    As consequências da rejeição
A Bíblia diz que Jefté fugiu para a terra de TOBE, um principado aramaico situado a leste do rio Jordão e ao norte de Gileade. Tobe era um deserto, um lugar árido, inóspito, selvagem e solitário.  Assim, nos dias atuais, várias pessoas ao sentirem-se rejeitadas, abandonam a família, os amigos e a igreja, passando a frequentar lugares perigosos e deprimentes, como que dizendo no seu interior: “Eu não mereço coisa melhor”.

Há feridas que não são vistas, mas que podem se alojar profundamente em nossa alma e conviver conosco pelo resto das nossas vidas. São as feridas emocionais, as marcas das dificuldades vividos na infância e que determinam, muitas vezes, como será nossa qualidade de vida quando adultos. Uma das feridas emocionais mais profundas é a da rejeição, porque quem sofre com ela se sente rejeitado internamente. Rejeitar significa resistir, desprezar ou recusar.



ADEMAIS, o texto conta que ‘homens levianos se ajuntaram com ele e com ele saiam” (v.3). Ele enveredou pelo caminho da marginalidade, do crime. Juntos passaram a assaltar as caravanas, os viajantes e os pequenos povoados, espalhando medo e terror por onde iam. Essa era a sua resposta à sociedade, aos pais, aos irmãos, aos conterrâneos e a todos que o haviam feito sofrer. Era a sua vingança. “O CORAÇÃO CONHECE A SUA PROPRIA AMARGURA, E DA SUA ALEGRIA NÃO PARTICIPARÁ O ESTRANHO” (Pv 14.10). As ruas de nossas cidades estão hoje cheias de “Jeftés”. Gente que foi desprezada, magoada, feridas e que fez da revolta e da rebeldia o seu jeito de sobreviver.

Eis o pensamento de Jefté:
Todos me rejeitaram – rejeitarei todos!
Deus me rejeitou – rejeitarei a Deus!

No entanto, Deus escolheu Jefté para ser libertador. Quando os amonistas “entraram em guerra contra Israel” (v.4), os líderes de Gileade (seus irmãos) “foram buscar Jefté” e pediram que ele comandasse seu exército na luta contra o inimigo (v. 5,6).  NOSSO DEUS É AQUELE QUE JOGA POR TERRA TODAS AS PREVISÕES, DIAGNÓSTICOS, PROGNÓSTICOS, EXPECTATIVAS E PROFECIAS DOS HOMENS.

Tudo quanto não pode ser
Tudo quando os homens ignoravam em mim
Disso fui digno diante de Deus
Cujas rodas amoldaram o vaso.

Conclusão: respostas à rejeição

O filosofo Jean Paul Satre disse certa vez: “Não importa o que os outros fizeram de você; importa o que você fez com que os outros fizeram de você”.


A resposta a rejeição dos pais é o fato de que estávamos nos planos de Deus. “O Senhor “nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos” ( Tm 1.9). No Salmo 139, vemos: “Tu formaste o intimo do meu ser e me fizeste no útero de minha mãe (...) Meus ossos não te eram encobertos, quando fui formado ocultamente e tecido nas profundezas da terra. Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse”. (Sl 139.13-16).

A resposta a rejeição dos homens é o fato de que Jesus também conheceu a rejeição. Seus irmãos disseram que ele estava louco e os fariseus o tacharam de endemoninhado. Em Isaias 53.3, vemos: “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum”. “PORQUE NÃO TEMOS UM SUMO SACERDOTE QUE NÃO POSSA COMPADERCER-SE DAS NOSSAS FRAQUEZAS; ANTES, FOI ELE TENTADO EM TODAS AS COUSAS, A NOSSA SEMELHANÇA, MAS SEM PECADO” (Hb 4.15).

E, por fim, Deus transforma a rejeição em benção. “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos” (Sl 118.22-23).  Foi necessário Jefté ser expulso da casa dos seus irmãos; porque ele aprendeu a lutar, aprendeu a malicia, aprendeu a se virar no deserto. Tudo isso estava preparando Jefté para esse momento 







Nenhum comentário:

Postar um comentário