terça-feira, 3 de julho de 2018


Jacó, a caminho de casa – Gn 31


Introdução: Jacó

Filho de Isaque e Rebeca.  Rebeca era estéril, demorou 20 anos para que nascessem seus filhos.  Esaú significa “cabeludo”, depois sua descendência  mudou-se  para Edom que significa “vermelho”, por haver comido o guisado avermelhado  (Gn 25.30). Jacó significa “o que segura pela calcanhar”, porém mais tarde Esaú o interpretou como “suplantador”-;  Dicionário:  transpor obstáculos, superar, exceder (Gn 27.36). Jacó toma a benção do seu irmão, se passando pelo próprio irmão, ardilosamente. Esaú promete em tirar a vida de Jacó, então, sua mãe, envia Jacó para a terra dos seus parentes, em Padã Arã. 


Na época que isso aconteceu Jacó devia ser um menino inconsequente, irresponsável, que ainda precisa amadurecer.  No entanto, se você examinar o texto, Jacó tinha exatamente 71 anos quando sai de casa! Ele passa vinte anos em Padã – Arã, onde constitui família; saiu de casa pobre. Vinte anos depois, tem família, filhos e muita riqueza. E, retorna depois do nascimento de José, com 91 anos. Em Genesis 30.43: “E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos e camelos e jumentos”.  Jacó está fugindo de seu sogro e retornado para terra dos seus pais.

   1)    A decisão de voltar (vs. 1-16). 

     A)    Comentário dos cunhados (v.1)
“Então ouvia as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacó tem tomado tudo o que era de nosso pai; e do que era de nosso pai fez ele toda esta glória”. Perceba que o comentário era maldoso. Isso acontece em muitas famílias. O dinheiro sempre será motivo de contendas no seio familiar. Diante desse cenário de inveja, Jacó, percebe que o ambiente lhe era hostil.

    a)     Semblante desfavorável do sogro (v.2).
“Viu também Jacó o rosto de Labão, eis que não era para com ele como anteriormente”. No começo a relação era boa, gentil. Veja a confissão do próprio Labão: “E aconteceu que, como Raquel deu à luz a José, disse Jacó a Labão: Deixa-me ir, que me vá ao meu lugar, e à minha terra. Dá-me minhas mulheres e os meus filhos, pelas quais te tenho servido, e ir-me-ei; pois tu sabes o serviço que te tenho feito. Então lhe disse Labão: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o Senhor me abençoou por amor de ti. E disse mais: Determina-me o teu salario, que to darei. (Gn 30.25-27). Os cunhados falando constantemente no ouvido de Labão, acabou com que o semblantes já não era mais o mesmo; isso foi uma das razões pelas quais Jacó resolveu voltar.

   b)    Por ordem expressa de Deus (v.3)
“E disse o Senhor a Jacó: Torna à terra de teus pais e de tua parentela; e eu serei contigo”. “Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste uma voto; levante-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela” (v.13).
O desenrolar do projeto de Deus na vida de Canaã seria em Canaã, não mais em Padã Arão. Depois de vinte anos, ele precisa voltar.

    c)     Conselhos das mulheres (v.4)
“Então,  Jacó mandou vir Raquel e Lia ao campo, para junto do seu rebanho”. VEJA JACÓ NÃO VAI PRA CASA, ELAS SÃO CHAMADAS AO CAMPO. “Então responderam Raquel e Lia: Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai?”  A CRISE ESTÁ INSTALADA. E SE AS MULHERES TOMASSEM O LADO DO PAI DELAS? PORQUE NEM TODO MUNDO FAZ A MESMA LEITURA. E responderam: “Não nos considera ele como estrangeira? Pois nos vendeu e consumiu tudo o que nos era devido” (v.15).  JACÓ TRABALOU 14 ANOS PELAS MENINAS E NÃO VIRAM NENHUM CENTAVO. FAMILIAS QUE GIRAM EM TORNO DO DINHEIRO. SOMOS MERCADORIAS DO PAPAI; DEUS ENRIQUECEU PAPAI ATRAVÉS DO TRABALHO DE JACÓ E ELE NOS TRATOU COMO ESTRANGEIRO. V.16: “Por que toda riqueza que Deus tirou de nosso pai é nossa e de nossos fihos; agora, pois, faze tudo o que Deus te disse”. É HORA DE ROMPER, É HORA DE ARRUMAR AS MALAS... 


     2)    FUGA DE JACÓ   (vs. 17 à 24).
 “Então, se levantou Jacó e, fazendo montar seus filhos e suas mulheres em camelos, levou todo o seu gado e todos os seus bens que chegou a possuir; o gado de sua propriedade que acumulara em Padã Arã, para ir a Isaque, sei pai, à terra de Canaã”. O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O SEU SOGRO? V.19: “Tendo ido labão fazer tosquia das ovelhas, Raquel furtou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai. E Jacó enganou a Labão, o arameu, não lhe dando a saber que fugia. E fugiu com tudo o que lhe pertencia; levantou-se, passou o Eufrates e tomou o rumo da montanha de Gileade. No terceiro dia, Labão foi avisado que Jacó ia fugindo”(19-22). FOGE CLANDESTINAMENTE SABENDO QUE NÃO DAVA PARA COSTURAR UM ACORDO. V.31: “Eu fugi porque tive medo, POIS CALCULEI:  não suceda que me tome à força as suas filhas ”.  Elas foram mercadoria há vinte anos, e se meu sogro me tira minhas mulheres e meus filhos, o que farei da minha vida?

    3)    Perseguição de Labão – vs 22-25
“No terceiro dia, Labão foi avisado que Jacó ia fugindo. Tomando, pois, consigo a seus irmãos, saiu-lhe no encalço, por sete dias de jornada, e o alcançou na montanha de Gileade”. ELE ESTÁ INDO NO ENCALÇO. PARA ABRAÇAR? PARA SE DESPEDIR? Não! Ele está irado. Veja o que diz o v. 24: “De noite, porém, veio Deus a Labão, o arameu, em sonhos, e lhe disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal”.  Vemos aqui a GRAÇA de Deus na vida de Jacó, afinal era um suplantador. Jacó está voltando com 91 anos de idade MAS ainda não era convertido. Somente no capitulo 32, no vau de Jaboque que ele tem um encontro com Deus.  TODOS SOMOS JACÓ, O CORAÇÃO DE JACÓ PULSA EM NÓS. MAS A MISERICÓRDIA É QUE FAZ DEUS SE APROXIMAR DE NÓS. 



A MOTIVAÇÃO DE LABÃO ERA TRÍPLICE: MATERIAL: Deus abençoava Jacó, logo Labão se enriquecia. EMOCIONAL: Acabou a chance de conviver com as filhas e netos. RELIGIOSA: os seus deuses foram roubados. UM CARA QUE TEM UM DEUS E PODE SER ROUBADO ESTÁ EM MAUS LENÇOIS! UM DEUS QUE FICA DEBAIXO DA SAIA DE UMA MULHER. V.29: “Há poder em minhas mãos para vos fazer o mal, mas o Deus de vosso pai me falou, ontem à noite, e disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal”. NÃO FOSSE DEUS EU TE ARREBENTAVA, FOI DEUS QUE ME CERCOU.

    4)    Acusações de Labão
Jacó é irresponsável (v.26) “E Disse Labão a Jacó: que fizeste, me enganaste e levaste minhas filhas como cativas pela espada”. CATIVAS, OU SEQUESTRO!  No entanto, as meninas tinham consciência de que Jacó era mais justo do que seu pai. QUEM ACUSA NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM A VERDADE. Temos que tomar cuidado com as motivações do coração (Jr 17.9). Temos que tomar cuidado com a raiva no seio da família.

Labão acusa Jacó de ter sido enganado com a sua fuga oculta (v.27): “Porque fugiste ocultamente, e me enganaste, e nada me fizeste saber, para que eu te despedisse com alegria, e com cânticos, e com tamboril, e com harpa?”. Festa, dança, cânticos, alegria... Amontoado de mentiras! Pior coisa é “quando a boca fala o que o coração não sente”. O coração está cheio de ódio.   “QUANDO A BOCA NÃO CONSEGUE DIZER O QUE O CORAÇÃO SENTE, O MELHOR É DEIXAR A BOCA SENTIR O QUE O CORAÇÃO DIZ” William Shakespeare.

Não ter dado oportunidade de beijar suas filhas e seus netos (v.18). “E porque não me permitiste beijar meus filhos e minhas filhas? Nisso procedeste insensatamente’. Pergunta. PORQUE NÃO BEIJOU ANTES? POR QUE ESSA NECESSIDADE? PORQUE NÃO APROVEITOU A OPORTUNIDADE? ELE PASSOU 20 ANOS SEM BEIJAR! AS MENINAS FORAM EXPLORADAS, NEGOCIADAS. “SE PERDEMOS A OPORTUNIDADE NO DIA A DIA, AMANHÃ NOSSA CONSCIÊNCIA IRÁ NOS COBRAR”.

Infelizmente, dentro da cultura brasileira defunto recebe mais flor que gente viva. Por que os mortos recebem mais flor que gente viva? PORQUE A VOZ DO REMORSO É MAIOR QUE A VOZ DA GRATIDÃO. 



E MAIS, LABÃO DIZ PARA JACÓ QUE SOMENTE NÃO SE VINGA PORQUE FOI IMPEDIDO POR DEUS. NÃO TE ARREBENTO PORQUE DEUS NÃO DEIXA (V.29).

    5)    Acusações de Jacó
Qual é o meu pecado que tão furiosamente tem me perseguido (v.36). “Então, se irou Jacó e alterou com Labão; e lhe disse: Qual é a minha transgressão? Qual o meu pecado, que tão furiosamente me tens perseguido?” FURIOSAMENTE: desabafo! Jacó aguentou calado por 20 anos. EXPLODIR POR QUALQUER MOTIVO É RUIM, AGORA, REPRESAR POR TANTO TEMPO, É PERIGOSO!

Jacó defende a sua integridade (v.38). “Vinte anos eu estive contigo, as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca perderam as crias, e não comi os carneiros de teu rebanho. Nem te apresentei o que era despedaçado pelas feras; sofri dano; da minha mão o requerias, tanto o furtado de dia como de noite. De maneira que eu andava, de dia consumido pelo calor, de noite, pela geada; e o meu sono me fugia dos olhos” (vs.39-40).  ELE ERA UM ESCRAVO DO SOGRO. A BÍBLIA DIZ QUE NÃO PODE ATAR A BOCA DO BOI QUE DEBULHA. A PESSOA QUE TRABALHA TEM O DIREITO DE RECEBER. JACÓ NÃO TINHA DIREITO DE COMER UM CABRITO.  VSS. 41 E 42: “Tenho estado agora vinte anos na tua casa, cartoze anos te servi por duas filhas, e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes. Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o temor de Isaque não fora comigo, por certo me despedirias agora vazio. Deus atendeu à minha aflição, e ao trabalho das minhas mãos, e repreendeu-te ontem à noite”

CONCLUSÃO: A RECONCILIAÇÃO
Vejam a insensatez de Labão (v.43): “Então, respondeu Labão a Jacó: as filhas são minhas filhas, os filhos são meus filhos, os rebanhos são meus rebanhos, e tudo o que vês é meu; que posso fazer hoje a estas minhas filhas ou aos filhos que elas deram à luz?” Agora, vem e façamos aliança. Primeiro ele chuta a canela de Jacó, depois quer fazer uma aliança! TUDO O QUE ELE FALOU NÃO É VERDADE! As filhas são esposas de Jacó; os filhos são seus netos e não filhos. ISSO É UM DESRESPEITO AOS PAIS. Os rebanhos não são deles, era fruto do trabalho de Jacó.

Mas, Jacó foi manso. Tem hora que é necessário ter um controle emocional. Jacó nos ensina sobre mansidão. O que é mansidão? É ter poder ou controle. VOCE TEM O PODER DE REVIDAR E NÃO PAGA NA MESMA MOEDA. É COMO UM ANIMAL QUE TEM FORÇA MAS É DOMESTICADO. “A palavra dura suscita a ira, mas a resposta branda desvia o furor” (Pv 15.1). No versículo 50, ele aconselha “cuida bem das minhas filhas...”.

V.52: “Seja o montão testemunha, e seja a coluna testemunha de que para o mal não passarei o montão para lá, e tu não passarás o montão e a coluna para cá”. VAMOS PARA COM AS BRIGAS, AS DIFERENCIAS, VAMOS CELEBRAR A VIDA. A COISA MAIS IMPORTANTE QUE DEUS NOS DEU NESTA TERRA, FOI A FAMILIA!

v. 45: ERIGIU UMA COLUNA; 
V. 54, JACÓ OFERECEU UM SACRIFICIO;
 V.54, COMERAM E DORMIRAM ALI NA MONTANHA;
 V.55. LABÃO BEIJOU S SUAS FILHAS E OS SEUS NETOS.


VOCÊ BEIJA OS SEUS FILHOS? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário