terça-feira, 27 de março de 2018


Os gemidos do Espírito  Rm 8.26-28


Introdução: quem é o Espirito Santo?

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja sempre convosco (Jo 14.16)”. A expressão “outro consolador”  (em grego ALLOS – outro da mesma espécie e tipo) indica que o Espírito Santo é alguém como Jesus, uma personalidade distinta do Pai e do Filho. A palavra “Advogado” vem do latim advocatus, que é o equivalente exato do adjetivo verbal passivo grego parakletos (1 Jo 2.1), formado pelas palavras gregas PARA (ao lado de) e KLETOS(chamado). Quando Jesus se refere ao outro,  quer dizer que o outro advogado é igual a ele em tudo, mas viverá dentro dos crentes para orientá-los e defende-los para sempre.

    O Espírito Santo é onisciente (1 Co 2.10,11), onipresente (Sl 139.7-8) e onipotente (Gn 1.1-2; Sl 104.30). O Espírito Santo tem inteligência: 1 Co 2.10,11:  “Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus”. Tem vontade: 1 Co 12.11: “Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”. Tem emoções e sentimentos: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”. Efésios 4:30;  “Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes”? Tiago 4:5. Chama e envia pessoas: “Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” Atos 13:2       Guia e orienta: “Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu” (Atos 16.6,7)

 1)    O Espírito nos auxilia em nossa fraqueza
TEMOS FRAQUEZAS.  A nova era está errada ao afirmar que a força vem de dentro. A verdade é que somos fracos, limitados e contingentes “toda carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva, seca-se a erva, e cai a sua flor” (1 Pe 1.27). Temos fraquezas físicas, emocionais, morais e espirituais. Tropeçamos nos mesmos erros, incorremos nas mesmas falhas e caímos nas mesmas armadilhas. O Bem que queremos não praticamos, mas o mal que odiamos esse o fazemos  (Rm 7.19). Há uma guerra constante, instalada em nosso peito, um conflito permanente no campo de batalha da nossa mente (Gl 5.17). Todos nós temos o pés de barro (2 Co 4.7). TODOS NÓS TEMOS NOSSO CALCANHAR DE AQUILES, TODOS NOS TEMOS FRAQUEZAS. 



NÃO SABEMOS ORAR COMO CONVÉM (V.26). Somos fracos porque não conseguimos manter comunhão ininterrupta com o Deus Onipotente. “A inabilidade na oração não é apenas uma ilustração da fraqueza do crente, mas também uma explicação dessa fraqueza”. Muitas vezes PEDIMOS A DEUS UMA PEDRA, PENSANDO QUE ESTAMOS PEDINDO UM PÃO; PEDIMOS UMA COBRA, PENSANDO QUE ESTAMOS PEDINDO UM PEIXE; PEDIMOS O QUE NOS DESTRUIRÁ, PENSANDO QUE ESTAMOS PEDINDO O QUE NOS DARÁ VIDA. Na verdade, QUEREMOS QUE NOSSA VONTADE SEJA FEITA NO CÉU EM VEZ DE BUSCAR QUE A VONTADE DE DEUS SEJA FEITA NA TERRA.

Uma boa ilustração é o acidente registrado em 2 Corintios 12.7, com referencia ao espinho na carne. O apostolo orou: “Senhor agrada-te em remover esse espinho”. Ele pronunciou essa oração três vezes. Tudo faz crer que ele era de opinião que a remoção do espinho o faria uma testemunha MAIS poderosa de Cristo. A resposta de Deus, porém, foi: “Minha graça lhe é suficiente, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

Porque temos nós de orar? A resposta será: (a) um filho de Deus necessita e quer derramar seu coração diante de Deus em oração e ação de graças; ( b) o Espírito Santo somente ora nos corações daqueles que oram; (c) Deus ordenou a seu povo que ore e prometeu conceder todos os pedidos que estão em harmonia com a sua vontade.

O ESPÍRITO SANTO NOS ASSISTE EM NOSSA FRAQUEZA (8.26). O Espírito se encurva para tomar o nosso fardo e leva-lo por nós. Quando nos sentimos cansados, Ele nos toma no colo (Sl 23.4). A palavra grega traduzida por “ASSISTIR” significa que o Espírito toma sobre si nossa carga, para nos aliviar, carregando todo o peso por nós. Há momentos na vida em que se ajuntam sobre nossa cabeça NUVEUS ESCURAS: é a enfermidade grave que chega, é a dor luto que se instala, é o casamento ferido mortalmente pelo divórcio, é o pecado que tenazmente nos assedia (Is 43.2). Quando temos o Espírito Santo, temos um amigo divino, temos um consolador presente a quem Cristo enviou para estar sempre conosco.

 2)    A intercessão do Espírito a nosso favor (8.26-27).
Aqui vemos o Deus que está em nós, intercedendo por nós, ao Deus que está sobre nós. Temos dois intercessores na Trindade: Jesus, nosso advogado e sumo-sacerdote, é o nosso intercessor legal (8.34), e o Espírito Santo é o nosso intercessor existencial (8.26). Jesus intercede por nós no ceú, e o Espírito Santo na terra. A intercessão de Cristo pode ser comparada como a de um pai, o líder da família, em favor de todos os membros da família. A Intercessão do Espírito nos lembra, antes, a de uma mãe ajoelhada ao lado do berço de seu filhinho enfermo, e apresentando em oração as necessidades do filho diante do Pai Celestial. A INTERCESSÃO DO ESPÍRITO TEM CARACTERISTICA: 



    A)    É um intercessão intensa (v.26). O Espírito intercede por nós “sobremaneira”.Assim como o Pai nos amou “de tal maneira” (João 3.16), de igual forma, o Espírito intercede por nós “sobremaneira”.

  B)    É uma intercessão agônica (v.26). o gemido é uma expressão de dor. Aquele que conhece todas as línguas, idiomas e dialetos de todo os povos, de todos os tempos, ora por nós com tal agonia que o faz com gemidos inexprimeveis. A palavra grega ALALE significa “sem palavras”.

“Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como Admá? Como fazer-te um Zeboim? Meu coração está comovido dentro de mim, minhas paixões, à uma, se acendem”  (Os 11.8).

  C)    É UM INTERCESSÃO EFICAZ (RM 8.27). A intercessão do Espírito Santo em nós, ao Pai que está sobre nós, está sempre alinhada com sua soberana e perfeita vontade e por isso tem a marca da eficácia.


3)    Todas as coisas cooperam para o bem (v.28)
DEUS TRABALHA POR NÓS EM TODAS AS CIRCUNSTANCIAS DA VIDA (V.28). A vida é feita de montes e vales, alegrias e lagrimas, prosperidade e perdas. Mesmo que certas coisas sejam MÁS, Deus transformará em benção (Gn 50.20). Essas coisas encaixam por si mesmas, como se a vida fosse um grande jogo de quebra cabeça e as peças fossem sendo encaixadas por nossa iniciativa ou pela coincidência. Deus escreveu o poema da nossa vida capítulo por capitulo, esculpindo em nós, o caráter de Cristo (Sl 139.16). 



Conclusão: DEUS TRABALHA EM TODAS AS CIRCUNSTANCIAS PARA O BEM DAQUELES QUE O AMAM (8.28). “Para o bem daqueles que o amam”. Aqueles que semeiam vento colhem tempestades e os que semeiam na carne, da carne colhem corrupção. Se amarmos a Deus, contudo, sabemos que ele toma o nosso destino em suas mãos e trabalha para o nosso bem (Sl 119.71). Toda boa dádiva procede de Deus. Todo dom perfeito vem de suas bondosas mãos.


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