terça-feira, 27 de fevereiro de 2018


Voce é um atirador de lanças? 1 Samuel 18.6-11


Introdução: Os atiradores de lanças são pessoas que não tem escrúpulos em prejudica-lo nem em ameaça-lo – chegam até mesmo a destruir você e a sua reputação. Eles gostam de ver as pessoas se retorcerem. Eles pensam apenas em si mesmos, são motivados por interesses próprios e enganam a si mesmos. E fazem tudo isso encobertos com versículos das Escrituras e escondidos sob os mais elevados motivos. Eles estão nos escritórios, na vizinhança e, às vezes, em nossa casa.

1)    Saul
Primeiro, foi ungido por Deus: “Então, tomou Samuel um vaso de azeite e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o Senhor por capitão sobre a sua herdade?” (1 Sm 10.1). Deus concedeu a ele a mais alta honra: ser ungido o primeiro rei a liderar seu povo. Ele não foi exaltado pelos homens, mas por Deus.

Segundo, Saul é extraordinariamente dotado. No caso dele, o dom é o da profecia. Samuel diz aos recém-empossado rei: “E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem. E há de ser que quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo” (1 Samuel 10. 6). Deus cumpriu a sua promessa, e quando Saul chegou a Gibeá uma procissão de profetas encontro-o “E O ESPÍRITO DE DEUS SE APODEROU DELE, E PROFETIZOU NO MEIO DELES” (v.10).

Terceiro, Saul desfrutava de admirável aparência física “...moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele. Dos ombros para cima, ele sobressaia a todo povo”. O final do capitulo de 1 Samuel 10 relata que o povo, quando sai para coroar Saul, não consegue encontra-lo. Ele tem a qualidade de retrair-se, humildade, algo que apenas o tornaria ainda mais atraente como líder e rei. 



Quarto, Saul possuía incomum bravura militar. A leitura atenta de 1 Samuel revela o gênio militar e a coragem de Saul em batalhas. No entanto, parece grande no exterior  - aparência – mas seu interior é lamentavelmente defeituoso. Por que quando alguém o faz ficar sob uma luz desfavorável aparece a verdadeira essência de Saul. Em 1 Samuel, capitulo 17 registra a morte de Golias, o guerreiro filisteu, morto por um jovem pastor chamado Davi. Contudo, a bravura, de Davi é demais para que esse rei, aguentasse (1 Sm 18.5-9).

“Saul matou mil; Davi matou dez mil”. Saul gosta da sua canção: “Saul feriu os seus milhares”, mas odeia a de Davi: “Porém Davi, os seus dez milhares”. No dia seguinte, um espirito maligno, ataca Saul, e o rei delira em sua casa, enquanto Davi permanece sentado, tocando a lira para acalmar o rei. Saul tem sua lança na mão e em uma acesso de ciúme lança-a na esperança de “encravar Davi na parede”. Isso acontece duas vezes, e Davi escapa nas duas (1 Samuel 18.10-11). SAUL UNGIDO, CHAMADO, DOTADO, ATRAENTE...E ATIRADOR DE LANÇAS. ESSE ERA SAUL.

2)    Características do atirador de lanças

I)                    ELE ACREDITA QUE O REINADO É SEU, NÃO DE DEUS
Saul sabe que Deus lhe deu o reinado, mas uma vez que o reinado é seu, ele age como se não tivesse o direito de tirá-lo dele. O PROFETA SAMUEL registra a DESOBEDIENCIA deliberada de Saul ao se recusar a matar todos os amalequitas. Oh, sim, ele afirma que poupou o REI e os melhores carneiros e bois para sacrificar ao Senhor. Contudo, Samuel observa: “O que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas” (1 Samuel 15.22). O profeta não se contenta em apenas reprendeer Saul, ele acrescenta: “...Porquanto rejeitaste a Palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel (v.26). E a fim de deixar a mensagem bem cristalina, Samuel ainda diz: “O Senhor tem rasgado de ti, hoje, o reino de Israel e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu” (v. 28). 


Como Saul responde? “Pequei, honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel” (v.30). Apesar de ser rejeitado por Deus, POR ORGULHO, escolhe se agarrar ao reinado o máximo possível. Ele não abriria mão do poder e do prestigio por nada deste mundo.

EXISTE UMA ÚNICA RAZÃO PARA PESSOAS BOAS SE TORNAREM MÁS:  a incapacidade em reconhecer a autoridade de Deus sobre seu reinado, sua vocação, seus  recursos, suas habilidades e, acima de tudo, sobre sua vida. A insistência delas em ser proprietárias, senão administradoras, dessas coisas, leva-as a destruir outras a fim de proteger o que percebem como seu. NÓS COMO JÓ, devemos ser capazes de dizer: “...O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor”. (Jó 1.21).

II)                Ele demonstra muita insegurança e ciúme
Saul fica obcecado por causa da insegurança e do ciúme. Quando Davi e os outros retornam, depois da morte de Golias, as mulheres vão ao encontro deles e dizem: “Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares” (1 Sm 18.7). Isso deixa Saul indignado, e, a partir desse momento, ele começa a observar Davi e pergunta: “Na verdade, que lhe falta, senão só o reinado” (V.8). ALGUMAS PESSOAS SEMPRE TEM DE SER O CENTRO DAS ATENÇÕES, ou seja, ser “a noiva de todo casamento e o cadáver em todo o funeral”.

III)              Ele demonstra ter espírito manipulador causador de dissensão
Saul tenta forçar uma separação entre as pessoas. Ele tenta manipular seu filho Jonatas, para que este matasse Davi. Felizmente Jonatas não obedece ao pai, ao contrário, ajuda Davi a escapar do pai (1 Sm 19.1). Toda pessoa assim, torna-se um murmurador, critica uma pessoa para outra; ele apela para o ego da pessoa que tenta controlar enquanto desabona os amigos da pessoa.

Quando um homem se dedica a destruir os outros, ele fica entorpecido emocionalmente, incapaz de sentir solidariedade. Na verdade, ele dissocia-se de suas emoções a fim de não ter nenhum sentimento pelas pessoas que fere. Do ponto de vista emocional, ele, como diz o ditado, “ignora a consciência”.

IV)             Ele vive de acordo com suas próprias regras
Saul, em obediência a ordem de Deus expulsou todas as feiticeiras de Israel. Contudo, quando sente que seu fim se aproxima, ele vai à feiticeira de Em-Dor para saber o que deve fazer a seguir. Isso se chama a LEI DA GRANDE EXCESSÃO – eu não estou preso às leis que fiz para vocês. ATIRADORES DE LANÇAS JOGAM APENAS POR SUAS PROPRIAS REGRAS, QUANDO CAÇAM SUAS VITIMAS.

O ATIRADOR DE LANÇAS ACREDITA QUE O QUE FAZ É CERTO PELO SIMPLES FATO DE QUE É ELE QUEM FAZ ISSO. Toda a realidade é interpretada através das suas lentes. ELE É LOUCO, MAS ACREDITA QUE É O ÚNICO HOMEM SÃO NO REINO.

Uma pergunta INQUIETANTE: POR QUE DEUS ESCOLHE SAUL E O DEIXA REINAR POR TANTO TEMPO? “Ele, às vezes, concede grande poder a vasos indignos para que, no fim, seja revelado a todos os homens a verdadeira condição de desamparo interior desse homem”. Ou seja, o motivo porque Deus deixou Saul se agarrar ao reinado por dez longos anos, após ser rejeitado, foi para TIRAR O SAUL DO CORAÇÃO DE DAVI! Se não fosse quebrantando, teria o potencial para ser o rei Saul numero dois.

Conclusão: defesa contra um atirador de lanças
Primeiro, é esquivar-se. Isso pode sérum pouco exagerado, mas evitar a pessoa é a melhor estratégia. Davi fugiu duas vezes da presença de Saul. Ele não ficou por perto para se tornar um mártir. Se vive com um marido abusivo, busque ajuda. E, em especial, mude-se logo se o abuso envolve filhos.  A falsa humildade de Saul mantém Davi desnorteado, pois há momentos em que Saul é encantador e parece ser muito afável. Ele pensou cinco vezes em emendar o seu caminho, dizendo que estava arrependido. 


Nunca leve o que um atirador de lanças diz para o lado pessoal. As suas palavras e atos julgam a eles mesmos. Conselho: “Nunca lute com um porco, pois, primeiro, você se sujará, segundo, o porco amará isso; e, terceiro, ele age de acorco com um conjunto de regras distintas”.

Segundo, não se torne você mesmo um atirador de lanças. Davi deixou passar duas oportunidades de matar Saul. Davi estava disposto a deixar Deus cuidar de seus inimigos. Jesus adverte: “A ninguém torneis mal por mal”.

Terceiro, busque o proposito de Deus em meio às provações. E o proposito de Deus para Davi incluía a experiência no deserto. O melhor treinamento para o jovem rei pastor é na escola da adversidade e da injustiça. Saul foi a bigorna sobre o qual Deus forjou o verdadeiro caráter real em Davi.

Em ultimo lugar, espere pelo Senhor e confie nEle o usar em suas lutas. Daqueles anos áridos no deserto fluíram as fontes doadoras de vida que temos no livro de Salmos (Salmo 34.4,6; 37.3,4; Sl 40.1,2).



Nenhum comentário:

Postar um comentário