sábado, 1 de outubro de 2016

O jovem e o ministério – II Tm 4.11- 5-2.


Introdução:

Quando somos jovens, somos fortes e cheios de energia. Temos confiança e entusiasmo.  É maravilhoso ser jovem. Ao mesmo tempo, pode ser extremamente frustrante. A geração dos mais velhos nem sempre confia nos jovens. Muitas vezes, os mais velhos os tratam como se ainda fossem crianças. Não os aceitam facilmente como adultos por seus próprios méritos e acham difícil aceitá-los como líderes. 

“Ordene e ensine estas coisas. Ninguém despreze pelo fato de você ser jovem”. A palavra grega para jovem era usada para descrever pessoas com, pelo menos, até quarenta anos de idade. Provavelmente, Timóteo ainda tinha seus trinta e poucos anos e, comparado com alguns dos anciãos na igreja, podia parecer muito jovem.

Alguns cuidados:

Cuidado com seu exemplo. O versículo 12 diz: “Seja um exemplo”. Se quisesse que sua liderança fosse aceita, Timóteo tinha de se dar um bom exemplo. Exemplo: nas palavras e na vida, no amor e na fé e na pureza. Talvez estas sejam as mais difíceis: fé em Deus e domínio próprio.

Identifique sua autoridade. No versículo 13, Paulo diz: “Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura”. Algumas versões simplesmente dizem: “Dediquem-se à leitura”, mas o verbo usado para leitura é anagnosis, que sempre é usado como leitura pública de uma petição, de um testamento ou de um texto do púlpito. Que documento deveria ler Timóteo? Deveria ser as Escrituras do Antigo Testamento. Anagnosis é usado como referencia à leitura da lei em Esdras, Neemias 8.8 e à leitura de Isaias por Jesus na Sinagoga. 

Não somente o Antigo Testamento mas também às suas próprias cartas e às cartas dos outros apóstolos, pois, em outras passagens, ele diz sem rodeios que sua mensagem deveria ser lida publicamente (1 Ts 5.27; Cl 4.16; Ap 1.3). Mas havia outra coisa que Timóteo deveria fazer. Ele não só deveria ler as Escrituras, mas pregá-las, mas pregá-las e ensiná-las. Pregar e ensinar é, literalmente, exortar e instruir.


Exercite seus dons.
“Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros”. A palavra grega é charisma. Timóteo não deve negligenciar esse dom ministerial, mas, em vez disso, deve incentiva-lo, como escreve Paulo em 2 Timóteo 1.6.

Compartilhe seu progresso. O versículo 15 diz: “Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso”. Até aqui, Paulo se referiu ao exemplo, autoridade, comissão e dons de Timóteo. Agora, ele diz: “Seja diligente nessas coisas...”.  Timóteo deveria crescer na maturidade espiritual e no ministério. As pessoas deveriam ver não somente o que ele era, mas quem estava se tornando.

Preste atenção em sua consistência. O versículo 16 diz: “Atente bem para a sua propria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem”. Literalmente, ele deve prestar muita atenção em si mesmo e em sua doutrina.  Ou seja, deveria praticar o que pregava e aplicar seu ensino a si mesmo e aos outros de igual modo.

Ajuste seus relacionamentos.  Em 1 Timóteo 5.1-2 está claro que Timóteo era responsável por uma congregação mista, em se tratando de sexo, pois havia homens e mulheres, incluindo idosos e jovens.  

Os mais velhos: “não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai”.  Ou seja, deveria tratar os homens mais velhos como a pais e as mulheres mais velhas, como a mães. 

Os jovens: deveria tratar os mais jovens como a irmãos, ou seja, amando-os e não os menosprezando, e deveria tratar as mulheres mais jovens como a irmãs, amando-as também, mas com absoluta pureza, e tomando as devidas precauções para evitar a imoralidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário