terça-feira, 19 de julho de 2022

 A majestade de Deus – Isaias 40.12-31. 

A palavra “majestade” vem do latim e significa “grandeza”. Na Bíblia a palavra “majestade” é usada para expressar a ideia da grandeza de Deus, nosso criador e Senhor. “O Senhor reina; está vestido de majestade...o teu trono está firme deste então; tu és desde a eternidade” (Sl 93.1-2). E o Salmista está deslumbrado com sua majestade: “Meditarei no glorioso esplendor da tua Majestade e nas tuas maravilhas” (Sl 145.5). O apostolo Pedro, em sua segunda carta, recordando sua visão da glória real de Cristo na transfiguração, afirma: “Nós...fomos testemunhas oculares da sua majestade” (2 Pe 1.16).

2) Nosso erro

Primeiro, remover de nosso conceito de Deus limites que o tornariam pequenos. Segundo, é compará-lo com poderes e forças que consideramos grandes. Olhem para o Salmo 139 onde o Salmista medita na infinita e ilimitada natureza da presença, conhecimento e poder de Deus em relação aos homens. O principio do salmo é: Deus está acima de todas as coisas (como quem preside), por baixo (para sustentar) está fora e dentro preenchendo tudo.

“Tu me cercas por trás e por diante... Para onde me ausentarei (“poderia escapar” NVI) do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subir ...se descer ao inferno (isto é, ao fundo da terra), ou se fugir para o fim do mundo, ainda assim não poderia escapar da presença de Deus – “lá estas também” -. Nem a escuridão, que me esconda da vida humana, me protegerá do olhar de Deus (Sl 139.11). 

Assim como nunca estou só, também nunca deixo de ser notado: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto” – todas as minhas ações e movimentos -; “de longe conheces os meus pensamentos” – tudo o que se passa em minha mente – “e conheces todos os meus caminhos – todos os meus hábitos, planos, ideias, desejos, assim como a minha vida -. “Ainda a palavra não me chegou a língua” – falada ou pensada – “e tu, Senhor, já conheces toda” (Sl 139.1-4).

Posso ocultar dos homens o meu coração, meu passado, e meus planos para o futuro, mas de Deus não posso esconder coisa alguma. Ele me conhece como eu sou realmente, melhor do que eu me conheço. Portanto, viver torna-se uma questão de grande importância quando você pensa que passa todos os momentos de sua vida sob as vistas e na companhia de um criador onisciente e onipresente.

2) Aspectos da majestade de Deus

“Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos”.  “Quem mediu as águas na concha da mão” – já imaginou a dimensão do Oceano Atlântico? Oceano Pacifico? Oceano Indico? Oceano Mediterrâneo? Esse é o nosso Deus!  “Com o plano definiu os limites dos céus”; “Pesou as montanhas nas balanças e as colinas” – Himalaia, Monte Everest, etc. “Eis o seu Deus”

“Na verdade, as nações são como gota que sobra do balde; para ele são como pó que resta na balança; para ele as ilhas não passam de um grão de areia”. As grandes forças do mundo, como: Estados Unidos, Rússia, França, Inglaterra, Índia, etc. Temos medo das nações porque o seu poder excede em destruição (Os Estados Unidos e a Rússia têm poder de destruir 16 vezes o planeta terra). Mas, como é muito difícil para um Joseph Stalin (governou a União Soviética 1924 -1953) assustar alguém que realmente crê em Deus. Ou, mesmo, um Adolf Hitler, com sua truculência de passar por cima de todos os seus inimigos! Onde está Stalin? Onde está Hitler? Mortos. 

“Diante dele todas as nações são como nada; para ele são sem valor e menos que nada” (v.17). No hebraico o termo traduzido por “menos que nada” significa “uma bolha de sabão” – algo que flutua pelo ar em uma película de espessura ínfima. Bata tocá-la para que desapareça; ninguém conseguirá encontra-la outra vez. Este é o sentido: todas as nações do mundo são para Deus como uma bolha de sabão.

“Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar” (Is 40.22). Considere o tamanho do mundo - segundo os cientistas o universo tem 93 bilhões de anos luz de diâmetro, ou seja, se você voasse a velocidade da luz trezentos mil km por segundo nessa velocidade, você demoraria mais de 93 bilhões de anos para ir de uma extremidade a outra -. Considere a sua variedade e complexidade (povos, culturas, línguas, comidas, etc).  

Pense nos 8 bilhões de pessoas que povoam a terra. Que figuras você e eu somos em comparação com o mundo que vivemos? Como dizia Sócrates, diante do tamanho do mundo: “O que sei é que nada sei”. O mundo nos faz pequenos, mas Deus torna o mundo pequeno. O mundo é o seu escabelo. Sobre o qual ele se senta com segurança. Ele é mais do que o mundo e tudo que nele há... 

“Ele aniquila os príncipes e reduz a nada os juízes deste mundo” (Is 40.23). o que aconteceu com Nabucodonosor quando imaginou que tudo a sua volta vinha dele? Deus o fez comer capim com os animais da terra (Dn 4).

 “Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exercito celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer” (Is 40.26). Abrão duvidava que Deus ainda lhe daria um herdeiro (Gn 15.3). Deus, então, leva-o para fora da tenda e lhe diz: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode conta-las...assim será a sua descendência” (Gn 15.4). Uma das experiencias mais impressionantes que a humanidade conhece é permanecer sozinho em uma noite límpida e observar as estrelas do céu: com tal visão sentimos nossa pequenez.  Nada proporciona um maior sentido de distancia e isolamento! E o texto nos diz algumas coisas: Deus é o criador de todas elas e as conhece pelo nome.... 


Quem pode orientar o Espírito do Senhor? Quem sabe o suficiente para aconselhá-lo ou instruí-lo? Acaso o Senhor já precisou do conselho de alguém? Necessita que o instruam a respeito do que é bom? Alguém lhe ensinou o que é certo ou lhe mostrou o caminho da sabedoria? Isaías 40:13,14. Quem foi o professor de Deus? Que universidade Deus se formou? Onde encontrou sabedoria para criar as leis do universo? Ou seja, Deus é a fonte de todo conhecimento, é a luz de toda verdade.

3) Pode me comparar? “A quem vocês podem me comparar? Quem se assemelha a mim? Pergunta o Santo?”

Com um ídolo? “A quem vocês podem comparar Deus? Que imagem usarão para representa-lo? Acaso pode ser comparado a um ídolo feito num molde, coberto de ouro e enfeitado com correntes de prata? (Is 40.18-19) Ele responde: “Nem toda a madeira nos bosques do Líbano nem todos os seus animais seriam suficientes para um holocausto digno de nosso Deus. (Is 40.16). 

Numa de suas cartas a Erasmo, Lutero disse: “Suas idéias sobre Deus são muito humanas”. Aqui é que muito de nós nos desviamos. Nossos pensamentos a respeito de Deus não são suficientemente grandes; deixamos de reconhecer a realidade de seu poder e sabedoria sem limites. Paulo ora para que os efésios pudessem “compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda plenitude de Deus” (Ef 3.18-19).

“Por que você reclama, ó Jacó, e porque se queixa, ó Israel: O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”. Depois de tudo isso que falamos sobre Deus, porque ainda não gozamos de grande sossego de coração e alma? Mas, insistimos em murmurar para Deus nossas angustias?  A verdade é que Deus se tornou um garçom, somente vamos a ele quando necessitamos, precisamos. Estamos em busca de coisas materiais, de coisas pequenas, mundanas, passageiras. Mas, quando tudo nossos ídolos se derretem, então, clamamos por Deus. De sorte que temos um Deus gracioso, que não obstante nossos pecados, ele nos escuta e nos socorre.

Conclusão:

Dá forças aos cansados e vigor aos fracos. Até os jovens perdem as forças e se cansam, e os rapazes tropeçam de tão exaustos. Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem. (Is 40.29-31).  A força vem do Senhor; ele dá força ao cansado. Os que esperam no Senhor renovam suas forças. Deus renova nossa mocidade como a da águia que vive 100 anos; é um período para outro ela muda sua plumagem, suas penas são trocadas, o bico é reforçado. Assim, Deus faz conosco, nos renova. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário