terça-feira, 19 de janeiro de 2021

 O que é evangelismo? Romanos 10.4-17


Introdução. Algumas desculpas para não evangelizar:

Vai causar discórdia. A proclamação do evangelho aos nossos familiares amigos ou colegas de trabalho, causará discórdia ou desentendimento. Precisamos entender que o sofrimento pelo nome de Cristo é algo normal na vida cristã.  “Ser cristão sempre foi e será um desafio à nossa coragem. Não é cristão quem é covarde”. Agostinho. Vejam as palavras de Jesus: “Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mae, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 14.26).

Eu tenho vergonha. O evangelista Timóteo passou por essa tentação, e Paulo o encorajou, dizendo: “Porque Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Portanto, não se envergonhe do testemunho de Nosso Senhor” (2 Tm 1.7-8). Temamos aquele que disse: “Pois quem se envergonhar de mim e das minhas palavras; dele se envergonhará o Filho do homem” (Lc 9.26).

Não me sinto preparado. O que Moisés disse? “Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” (Ex 3.11). E, jeremias? “Ah, Senhor Deus! Eu não sei falar; porque ainda sou menino” (Jr 1.6). O apostolo Paulo, pergunta: “Quem, porém, é capaz de fazer estas coisas?” A verdade é que ninguém é, nem o apostolo é suficiente. Contudo, ele responde sua indagação: “É por intermédio de Cristo que temos tamanha confiança em Deus... mas a nossa capacidade vem de Deus” (2 Co 3.4-5).

1)    Quem deve evangelizar?

Paulo escreveu aos cristãos de Roma: “Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma” (Rm 1.14-15). Jesus deu sua convocação, antes de ascender aos céus: 



 “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.18-20).

Essa comissão de anunciar o evangelho é passada dos apóstolos a toda igreja, já que a presença de Cristo acompanha a comissão: ...”todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Em Atos 8.1-4, podemos ler, após grande perseguição “Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere” (v.3). TODOS,  exceto, os apóstolos, foram dispersos, e os que foram dispersos iam por toda parte anunciando as boas novas da Palavra de Deus.

“Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo...”. O apostolo Pedro exorta: “Antes santifica a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pe 3.15).

2)    Como devemos evangelizar?

Quais os melhores métodos para a evangelização? Cultos na igreja. Culto nos lares. Entrega de folhetos. Culto nas praças. Evangelismo pessoal (Jesus e a mulher samaritana, Jesus e Nicodemos, Filipe e o Etíope), Whatassap, etc. Alguns pontos importantes:

Diga ás pessoas com honestidade que, se elas se arrependerem e crerem, serão salvas – mas haverá um preço. 

O evangelho tem que ser apresentado, por exemplo. Temos que falar sobre Deus como criador e Senhor, em seguida, que todos nós somos pecadores e, precisamos urgentemente de um Salvador, Jesus Cristo, que veio, morreu e ressuscitou. No final, apresenta a mensagem do arrependimento de seus pecados para receber a vida que Deus tem para dar. 


 Diga às pessoas, com urgência, que, se elas se arrependerem e crerem, serão salvas – mas elas tem de decidir-se agora.

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 4.7). Ninguém, possui uma quantidade ilimitada  de tempo na qual podemos decidir se seguiremos ou não a Cristo. Paulo nos exorta: “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no principio...Vai a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz” (Rm 13.11-12). 



Diga às pessoas, com alegria, que, se elas se arrependerem e crerem nas boas novas, serão salvas. Embora haja dificuldades, vale a pena!

Hebreus 11 conta a história daqueles que sofreram por causa da fé e, apesar disso, permaneceram firmes. Jim Eliot, afirmou: “Não é tolo aquele que dá o que não pode reter, para ganhar o que não pode perder” o que ganhamos em Cristo? Ganhamos um relacionamento com o próprio Deus. Ganhamos perdão, proposito, liberdade, comunhão, certeza e esperança.

Diga às pessoas da igreja, que a vida de cada cristão e da igreja toda como um todo são partes centrais da evangelização.

Como igreja, assumimos uma responsabilidade corporativa de apresentar ao mundo o que significa ser um verdadeiro cristão. Deus é glorificado não somente por comunicarmos a mensagem, mas também por vivermos de modo coerente com ela – isto não significa que possamos viver de modo perfeito, e sim que tentamos, pelos menos, viver de um modo que prova o evangelho. Além disso, temos que nos amar: Novo mandamento vos dou: que ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos amais uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos; se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13.34-35). 



 Conclusão: Assembleia de Deus uma igreja evangelística.

Somos conhecidos como PENTECOSTAIS, porque no dia do Pentecoste o Espirito Santo desceu sobre os discípulos e receberam poder para serem testemunhas.  No inicio do século XX, nos Estados Unidos, um movimento ocorria na Rua Azuza, que era o batismo com Espirito Santo. Dois suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, foram batizados com Espírito Santo.

Vingren, relata sua experiência em seu diário:  “Quando recebi o Espírito Santo, falei línguas justamente como está escrito que aconteceu com os discípulos no dia do Pentecostes. É impossível descrever a alegria que encheu meu coração. Eternamente o louvarei, pois me batizou com o Seu Espírito Santo”

Havia o irmão Oldin, que tinha dom de profecia e interpretação. Falando em línguas e interpretando profetizou que Gunnar Vingren e Daniel Berg deveriam fazer missões no Pará. Portanto, em 19 de novembro de 1910, os dois missionários suecos chegam ao Brasil.

Eles ficaram alojados no porão da igreja Batista, mas sempre depois do culto, os irmãos se reuniam para orar. Como resultado a irmã Celina de Albuquerque e a irmã Nazaré foram batizadas com Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas.

Quando o pastor da igreja Batista descobriu esse movimento pentecostal ocorrendo no fundo da igreja expulsou os dois missionários, no entanto, 17 irmãos seguiram os missionários. Então, em 18 de junho de 1911, foi fundada a Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Hoje é a maior igreja evangélica do Brasil, com quase 25 milhões de pessoas... 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário