terça-feira, 5 de janeiro de 2021

 O Evangelho Rm 1.14-17 


Introdução

O que você responderia se lhe perguntassem: você pode expressar, em um minuto, o que é evangelho? E aí, o que você diria? Certamente não daria para transmitir toda a profundidade das Boas Novas em pouco tempo! Infelizmente, muitos cristãos, terão dificuldade em responder adequadamente. Imagine um cardiologista que não sabe o que é um coração, ASSIM É O CRISTÃO QUE NÃO CONHECE O EVANGELHO.

Atualmente, existem “versões” do evangelho: “Siga Jesus, dê o dizimo e tudo na sua vida irá bem”, como se o Salvador fosse um amuleto mágico de saúde e prosperidade. Ou, “Deus nos ama”, porém deixam de fora qualquer menção sobre o pecado do homem e o juízo de Deus.

1)    O Evangelho e você

Deus 


Começamos com Deus. E devemos tomar cuidado em presumir que pessoas entendem o mesmo significado quando dizemos a palavra “Deus”. Alguns pensam que Deus é uma força impessoal, outros que é o primeiro motor imóvel, outros negam a trindade.

Na eternidade, existia um único Deus trino, três pessoas e uma só natureza. O Pai, o Filho e o Espírito Santo comungavam em perfeito relacionamento de amor, alegria e benção. Deus é ESPÍRITO IMORTAL, IMUTAVEL, ETERNO, PURISSIMO, JUSTO, SANTO, PODEROSO, SÁBIO E SOBERANO. DEUS EXIGE SANTIDADE DE TODOS OS QUE DESEJAM TER UM RELACIONAMENTO COM ELE. CONFORME A BIBLIA DIZ: “SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUEM VERÁ O SENHOR” (Hb 12.14).

 PECADO

Do transbordar de Seu amor, Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança para partilhar de sua comunhão e benção. O ser humano, porém, se rebelou contra Deus e caiu de seu estado original. Nossos primeiros pais, Adão e Eva, todos nós fomos seduzidos a desobedecer a Deus. Portanto, não somos justos e nem estamos em um bom relacionamento com Deus. Na verdade, nosso pecado é tão sério que precisamos de uma nova vida (Jo 3). 


De acordo com Paulo “estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”. “Delitos” é outra palavra que significa “pecado”, descrevendo-o no sentido de transpor um limite. Para Tiago, “Pois qualquer que guarda toda lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado  de todos” (Tg 2.10). A ênfase de Tiago é que as leis de Deus não são apenas estatutos externos, mas são expressões do próprio Deus. Quando pecamos, vivemos contra Deus e em oposição a Deus.

Portanto, temos contrariado tanto a letra como o espírito de sua lei. Não somente nos sentimentos culpados, somos realmente culpados diante dEle. Não temos apenas conflito em nosso intimo, estamos em conflito com Deus.

Na epístola aos Romanos, Paulo evidencia como todos somos pecadores. No capitulo 1, Paulo Demonstra, como os gentios (não judeus) tem pecado, ou seja, as pessoas de todas as nações tem pecado e transgredido as leis de Deus. Mas, em seguida para que os leitores judeus não começassem a se sentir justos, Paulo evidencia que os judeus também tem pecado. E, no terceiro capítulo, Paulo sintetiza: “ Qual é a conclusão? Estamos nós em posição de vantagem? Não! Já que demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão todos subjugados ao pecado...”

“Como está escrito: Não há nenhum justo, nem ao menos um; não há uma só pessoa que entenda, ninguém que de fato busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que pratique o bem, não existe uma só pessoa” (Rm 3.9-12).

 Portanto, pecamos  – não primariamente contra nós mesmos e sim contra Deus. Por causa disso, agora começamos a perceber que somos com justiça, o objeto da ira de Deus, do seu juízo. Que merecemos a morte, a separação de Deus, espiritualmente alienados dEle, agora e para sempre.

 BOAS NOVAS

“Então, Jesus e os seus discípulos partiram para as aldeias de Cesaréia de Filipe e, no caminho, perguntou-lhes: Quem os homens dizem que o filho do homem é? E responderam: João Batista; outros: Elias;  mas Outros: alguns dos profetas. Então, lhes perguntou: Mas, vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo... Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o filho do homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse...Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois salvar a sua vida perde-la-a; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á” (Mt 16).

Imagens da salvação

Remissão. Quando a Bíblia diz que somos redimidos, está afirmando que fomos comprados da escravidão. Assim como Deus comprou e resgatou a Israel da escravidão, nós, cristãos, fomos comprados e libertos da escravidão do pecado. A morte de Cristo foi o preço por nossa libertação do pecado.

Relacional. Por meio da morte de Cristo, Deus nos reconciliou consigo mesmo – suas criaturas rebeldes haviam sido feitas à imagem dEle, mas caíram no pecado. E, assim, destruíram o relacionamento com Ele. Por meio de Cristo, a comunhão com Deus é restaurada, visto que o pecado é perdoado e cancelado.

Justificação. É uma declaração de “não somos culpados”. TETELESTAI – ESTÁ PERDOADO! Cristo levou nosso sofrimento e sofreu nossa morte. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm 8.1).

Militar. Vemos o mundo retratado como um campo de batalha espiritual. A Respeito da morte de Cristo na cruz, a Bíblia nos diz que ele despojou “os principados e potestades, publicamente os expos ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Cl 2.15). 

Muito dessa figura aparece reunida na magnificência da visão do apostolo João, na ilha de Patmos:

“Todavia, um dos anciãos me disse: não chores, eis que o leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir os livros e os seus sete selos. Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um cordeiro como tendi sido morto...Veio, pois, e tomou o livro da mão direita dAquele que estava sentado no trono; e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos, dobraram-se diante do cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus de toda a tribo e língua e povo e nação” (Ap 5).

Conclusão:

Preservem o evangelho. Sem o evangelho a igreja não tem nada a dizer 



Saturem-se do evangelho. Será que nossas orações, canções e pregações estão transbordando do evangelho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário