terça-feira, 28 de maio de 2019


Abadom e a cavalaria do inferno – Ap 9.1-12


Introdução
Vimos em apocalipse 8 as quatro trombetas. As trombetas, diferente dos selos, enfatizam o sofrimento pelo qual o mundo vai passar, ou passa, sendo que somente uma terça parte de tudo é atingido.

Vimos, na primeira trombeta, “granizo e fogo misturado com sangue”, retratando a sétima praga do Egito. Na segunda trombeta, João vê uma imensa bola de fogo (um meteoro?) que é lançada no mar, causando um terço de calamidades no mar, nas criaturas do mar e nas embarcações humanas. Já na terceira trombeta, há uma imensa estrela chamada absinto (amargo), amargando a terça parte dos rios do mundo, causando morte de muita gente. E, pra finalizar, na quarta trombeta, o sol e a lua e as estrelas do céu, perderam um terço do seu brilho.

Enquanto, o apostolo João contempla esses acontecimentos, viu uma águia plainando sobre o céu e gritando em alta voz: Ai! Ai! Ai! Dos que habitam sobre a terra, por causa dos toques das trombetas que estão prestes a ser entoadas pelos três anjos.

1)    Preambulo
Vivemos dias difíceis. “...Nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos” (2 Tm 3.1).  As pessoas não têm paz. Elas buscam refugio na religião, no dinheiro, na bebida, no dinheiro, no sexo, nas drogas, na fama. Mas o vazio é cada vez maior. A degradação dos valores morais aumenta. Para um mundo que rejeita a Deus, a maldição é receber o que deseja, os próprios demônios. A quinta trombeta são gafanhotos diabólicos que atacam o corpo da pessoa, mas não as matam. “Há certos períodos da HISTÓRIA em que parece que o inferno é liberado, a restrição divina é retirada e o diabo e suas forças agem livremente entre homens e mulheres do mundo” (Rm 1.18-24). 



2)    Quem é o abadom?
“...eu vi uma estrela que do céu caiu na terra...” “...O seu nome é abado, e em grego Apoliom” (vs. 1,11). 


Ele é uma estrela caída do céu. Lúcifer era chamado de estrela da manhã: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitas as nações”  (Is 14.12). Jesus diz: Eu vi a satanás como um raio que caía do céu” (Lc 10.18). Ele é um ser caído, decadente, derrotado. (Cl 3.15).

Ele tem caráter pervertido, ele é destruidor (9.11). No Antigo Testamento Abadom já era personificado como príncipe da perdição. Os demônios que saem do poço do abismo são liderados por esse maligno. Ele é assassino, ladrão e mentiroso. Ele veio para roubar, matar e destruir (Joao 10.10). Esse rei é chamado de Abadom, no hebraico, e de Apoliom, no grego, por ser um destruidor.

Ele tem sua autoridade limitada (9.1,4,5). O diabo é um ser poderoso, mas Deus é Todo-Poderoso. O diabo não tem autoridade pra agir a não ser que Deus o permita. A autoridade do diabo é limitada em três aspectos:  Primeiro, ele precisa receber ordens para abrir o poço do abismo (9.1). O diabo não tem a chave do poço do abismo. Essa chave lhe é dada. É Jesus que tem as chaves da morte e do inferno (1:18).
Ele solta um bando de demônios que estavam presos. Existem dois tipos de demônios: os presos aguardando julgamento em algemas eternas  (Jd 6; 2 Pe 2:4) e aqueles que estão em atividade. Parte daqueles que estão presos são liberados aqui. Segundo, sua autoridade é limitada quanto à ação (9.4,5). Eles não podem matar os homens, mas apenas atormentá-los (9:5) e eles não podem atormentar os homens selados por Deus. Terceiro, sua autoridade é limitada quanto ao tempo (9:5). Cinco meses é a duração da vida do gafanhoto, da larva à plenitude da sua ação. Ele está limitado em sua ação e em seu tempo.

3) Quem são os demônios?
“...e vieram gafanhotos sobre a terra, e foi-lhes dado poder...”

“Os gafanhotos são insetos insaciáveis. Ele comem e defecam ao mesmo tempo. Quando passam por uma região devastam tudo. Em 1866 uma praga de gafanhotos invadiu a Argélia e tão grande foi a devastação que 200.000 pessoas morreram de fome nas semanas seguintes por falta de alimento”.   Os gafanhotos tem um tamanho incomum, e também voam com um barulho de asas que faz com que sejam confundidos com pássaros, e escureçam o sol, lançando na ansiedade, com medo de que destruam todas as suas terras. Os gafanhotos que João descreve, PORÉM, não são insetos, mas demônios. O cavalo, o homem, o leão e o escorpião estão reunidos neles.


São espíritos de obscuridade (9:2-3). “...e subiu a fumaça do poço do abismo...como uma fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu o sol e o ar”. Os gafanhotos aparecem voando em bando, podem chegar a escurecer a luz do sol. Eles cobrem a terra com uma nuvem de trevas. O diabo é da escuridão. Ele não suporta a luz. Onde há escuridão, existem demônios atuando. O diabo cega o entendimento dos incrédulos (2 Co 4.3). 
São espíritos de destruição (9:11). Eles são liderados por Abadom e Apoliom. Os demônios são implacáveis, impiedosos, destruidores. “Os gafanhotos não têm rei, agem em bando” (Pv 30:27). Esses espíritos malignos, porém, agem sob o comando de Satanás e se infiltram nos lares, nas escolas, nas instituições, na televisão, no cinema, no teatro, nas ruas, na vida dos homens e como uma cavalaria de guerra em disparada provocam grande tormento.

São espíritos que tem poder e domínio (9:7). “Eram semelhantes ao de cavalos aparelhados para a guerra”Esses demônios atuam nos filhos da desobediência (Ef 2:2). Eles mantêm no cativeiro seus escravos (Mt 12:29). Os ímpios estão sob o dominio de Satanás (Atos 26:18) e estão no reino das trevas (Cl 1:13). O diabo é o deus deste século (2 Co 4:4), é o príncipe da potestade do ar (Ef 2:2) e o espírito que atua nos filhos da desobediência (Ef 2:3).

      São espíritos que tem inteligência (9:7). “...seus rostos como rostos de homens...”Esses espíritos malignos podem discernir os que tem selo de Deus daqueles que não o tem. No reino espiritual anjos e demônios sabem quem é voce. Encantamento não vale contra a tenda do povo de Deus (Nm 23.23). O diabo não lhe toca. Precisamos ficar atentos contra as ciladas do diabo. Eles são detetives invisíveis (Ef 6.11). 

Em quinto lugar, são espíritos de sensualidade (9:8).”E tinham cabelos como cabelos de mulheres...” Devemos fugir daquela imagem medieval que pinta o diabo como um ser horrendo. Ele se dissimula. Ele aparece como um anjo de luz. Ele usa uma máscara atraente. A Orgia, a pornografia, o homossexualismo, e toda sorte de depravação moral estão enchendo a nossa cultura como uma fumaceira que sobe do abismo. O sexo no namoro, a infidelidade conjugal e as aberrações sexuais estão se tornando coisas normais para essa sociedade decadente. 



São espíritos de violência (9:8 b). Dentes de leão falam de poder aniquilamento (Jl 1:6). Dentes como leão retratam o poder destrutivo e devastador desses demônios. Eles não brincam, não descansam, não tiram férias. Eles são atormentadores. Agem com grande violência.

      São espíritos inatingíveis (9:9). Esses espíritos são seres invisíveis, inatingíveis que não podem ser atacados por armas convencionais (Jl 2:7-9). Eles não podem ser detidos em prisões humanas. Eles não podem ser destruídos por bombas. Precisamos enfrentar essas hordas com armas espirituais.

4) Missão principal desses gafanhotos que saem do abismo 

Esses gafanhotos tornam a vida dos homens um pesadelo. Eles despojam o homem de toda a perspectiva de felicidade. Eles tornam a vida um palco de dor e um picadeiro de angustias infernais. Eles ferroam os homens como escorpiões cheios de veneno (9:5,10). 


 Outra missão desses demônios é causar dano aos homens (9:4,10). Quantas perdas, quantas lágrimas, quanta vergonha, quanta dor, quanta angustia  nos lares arrebentados, quantas vidas iludidas, quantas pessoas com a esperança morta. O diabo é um falsário. Ele promete prazer, mas só da desgosto. Promete vida, mas provoca a morte. As pessoas buscam a morte em lugar de Deus.

CONCLUSÃO:
 Quem é nascido de Deus, o maligno não lhe toca (1 João 5:18). Aquele que está em nós é maior do que aquele que está no mundo ( 1 João 4:4). Nenhuma arma forjada contra nós prosperará (Is 54:17). Porque Deus é por nós, ninguém pode ser contra nós e nos destruir (Rm 8:31). Agora estamos nas mãos de Jesus (Joao 10:28) e (Pv 3:33).

 "Se Deus é por nós, quem será contra nós"
"E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão"
"A maldição do Senhor habita na casa do impio, mas a habitação dos justos abençoará"


Bibliografia
Hernandes Dias Lopes, Comentário no livro de Apocalipse
A Bíblia King James
O Trovão Inverso, Eugene Peterson
William Blaclay – Comentário no Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário