Tu porém – 2
Timóteo 3.10-17
Introdução:
Paulo, dirige-se duas vezes a Timóteo
com dois pequenos monossílabos “Tu porém”. Cada cristão é chamado a ser
diferente do mundo “Que o mundo que nos rodeia não vos comprima nos seus
próprios moldes” (Romanos 12). NÃO DEVEMOS SER COMO UM “CANIÇO AGITADO PELO
VENTO” (Mt 11.7) QUE SE DOBRA SOBRE SI MESMO EM QUALQUER DIREÇÃO QUE O VENTO
SOPRAR; PELO CONTRÁRIO, DEVEMOS SER COMO A ROCHA FIRME, QUE NÃO SE ABALA NEM
MESMO COM UMA TORRENTE QUE DESCE PELA MONTANHA.
A dupla
exortação do apostolo Paulo a Timóteo, feitas nos versículos 10 e 14, pode ser
parafraseada da seguinte forma: “Tu,
porém, a despeito de toda doutrina falsa existente, tens seguido a minha
doutrina e o meu modo de viver, e também o meu propósito, a minha fé, a minha
paciência, o meu amor, a minha persistência e as minhas perseguições e os meus
sofrimentos... os homens iníquos e charlatães (curandeiro que diz possuir
remédios milagrosos), enganando a outros e a si próprios sendo enganados, ainda
irão de mal a pior. Tu, porém, não deves ir além ou aquém, nem se desviar para
qualquer outra direção diferente do meu ensino. Pelo contrário, fica firme,
permaneça naquilo que aprendeste, naquilo em que creste, porque bem sabes de
quem o aprendestes”.
1) Passado (vs. 10-13).
Paulo está fazendo Timóteo lembrar-se
não somente de que ele “conheceu plenamente”, ou “OBSERVOU” a doutrina e a conduta do apóstolo, como se fosse um
mero estudante imparcial, mas também de que ele se tornou um dedicado discípulo
seu. Sem dúvida no inicio ele teve dificuldade para entender o sentido da
instrução dada por Paulo, mas foi em frente. Ele se apossou do ensino, creu
nele, absorveu e viveu de acordo com o mesmo. Do mesmo modo começou, sem
dúvida, por observar o modo de vida do apostolo, mas depois passou a imitá-lo
(1 Co 11.1; Fl 3.17).
Os homens descritos nos versículos
iniciais seguiam suas próprias inclinações (amavam a si mesmos, o dinheiro e os
prazeres). Timóteo, por outro lado, seguia um modelo totalmente oposto, isto é,
o ensino e o exemplo de Paulo, apostolo de Cristo: “Pois os homens serão
egoístas ... Eles serão e farão isso e aquilo. Tu, porém, Timóteo, seguiste a
mim, o meu ensino, a minha conduta, etc...
a) A quem seguir?
Timóteo tinha observado e tentado
imitar o “modo de viver” (conduta, tipo de vida) de Paulo, “a sua aspiração na
vida” (ambições espirituais), a sua fé (fidelidade, “combati o bom combate e
guardei a fé”), a sua paciência (longanimidade em relação às pessoas
irritantes), o seu amor (para com Deus e o homem – eros ou ágape?) e a sua
perseverança (a capacidade de suportar pacientemente situações penosas).
A referencia a “perseverança” ou
“paciência” conduz naturalmente às “perseguições” e “aflições” que Paulo tivera
que suportar. Ele menciona particularmente três cidades da Galácia: Antioquia,
Icônio e Listra. Timóteo morava em Listra e presenciou a ocasião em que o apostolo foi apedrejado
pelo povo (Atos 14.19). Talvez a coragem de Paulo e a cura de um coxo, tenham
contribuído para a conversão de Timóteo.
“Pois todos os cristãos que em Cristo
Jesus, querem viver piedosamente, serão perseguidos”. Assim, também foi com o
Nosso Senhor: “Se o mundo vos odeia,
sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fosseis do
mundo, o mundo amaria o que era seu; como todavia, não sois do mundo, pelo
contrário dele vos escolhi; por isso o mundo vos odeia” (Jo 15.18-20).
1) AQUELES QUE ESTÃO EM CRISTO, MAS NÃO NO
MUNDO, NÃO SÃO PERSEGUIDOS, PORQUE NÃO ENTRAM EM CONTATO, EM CONFLITO COM OS
SEUS PERSEGUIDORES, EM POTENCIAL. 2) AQUELES QUE ESTÃO NO MUNDO, MAS NÃO EM
CRISTO, TAMBÉM NÃO SÃO PERSEGUIDOS, PORQUE O MUNDO NADA VÊ NELES PARA OS
PERSEGUIR. OS PRIMEIROS (1) ESCAPAM DA PERSEGUIÇÃO RECUSANDO-SE O MUNDO; OS
ULTIMOS PELA ASSIMILAÇÃO DAS COISAS DO MUNDO. A PERSEGUIÇÃO É INEVITÁVEL
SOMENTE PARA AQUELES QUE ESTÃO SIMULTANEAMENTE NO MUNDO E EM CRISTO JESUS.
“Mas, os perversos e impostores andarão de mal a pior...”. A
segunda palavra significa “feiticeiro” “impostor”. O apostolo não lhes atribui
sinceridade; são “enganadores”. Tais homens “irão de mal a pior”.
2) Futuro
Paulo inicia uma sentença com “Tu,
porém”, distinguindo Timóteo dos homens perversos e impostores. Eles irão de
mal a pior, ao passo que ele deve “permanecer” ou continuar, naquilo que
aprendeu e creu.
Intimações desse tipo não são fora do
comum nas paginas do Novo Testamento (cf. 2 joao 5). Diante de tantas “teologias”
essa intimação é demasiadamente importante. Alguns homens radicais modernos
estão anunciando conceitos de Deus e de Cristo, que Jesus e seus apóstolos
nunca reconheceriam como sendo seus (1 Joao 4.2-3). Diante desse fato, ouçamos
o conselho do Nosso Senhor Jesus Cristo: “Não há quem, após ter bebido vinho
velho, queira do novo. Pois diz: o velho é que é bom” (Lc 5.39).
Os próprios apóstolos advertiam
constantemente quanto às “novidades” e os chamavam sempre a retornar à mensagem
apostólica original. João declara que “todo aquele que ultrapassa a doutrina de
Cristo e nela não permanece, não tem Deus” e exorta o seu rebanho: “permanecer
em vós o que ouviste desde o princípio” (2 Joao 9; 1 João 2.24).
Porquê? Timóteo deve permanecer
naquilo que aprendeu, porque sabe de quem aprendeu. E quem era ele? O APOSTOLO
PAULO! Paulo conduziu Timóteo a Cristo (2 Tm 1.2) e lhe impôs as mãos em sua
ordenação (1.6), exortou sobre o dom que recebera do Espírito Santo e, que Deus
não lhe havia dado o espírito de covardia, mas de amor, poder e moderação. Nos
dois primeiros capítulos o apostolo pede a Timóteo que conserve “o padrão das
sãs palavras que de mim ouviste” (1.13) e depois, que transmite a outros “o que
de minha parte ouviste” (2.2).
Conclusão:
“Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para
ensinar, para repreende, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o
homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”.
1)
Toda
escritura é inspirada por Deus. Ela é soprada por Deus (theopneustos).
2)
A
escritura “é útil ao ensino”. V.15 “as sagras letras podem tornar-te sábio para
a salvação”. Então, a Bíblia ensina fatos da salvação: a criação do homem à
imagem e Deus; sua queda em pecado e o consequente juízo; o permanente amor de
Deus para com o ser humano; o eterno plano de Deus para salvá-los através de
seu filho, Jesus Cristo; a morte de Jesus e sua ressureição; a vida nova que
recebemos de Cristo e a salvação eterna das nossas vidas.
3)
A
escritura “é útil para ensinar a fé e corrigir o erro”, quando à conduta, ela é
útil para orientar a vida do homem e
ensiná-lo a viver.
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