quarta-feira, 21 de novembro de 2018


Tu porém – 2 Timóteo 3.10-17



Introdução:

Paulo, dirige-se duas vezes a Timóteo com dois pequenos monossílabos “Tu porém”. Cada cristão é chamado a ser diferente do mundo “Que o mundo que nos rodeia não vos comprima nos seus próprios moldes” (Romanos 12). NÃO DEVEMOS SER COMO UM “CANIÇO AGITADO PELO VENTO” (Mt 11.7) QUE SE DOBRA SOBRE SI MESMO EM QUALQUER DIREÇÃO QUE O VENTO SOPRAR; PELO CONTRÁRIO, DEVEMOS SER COMO A ROCHA FIRME, QUE NÃO SE ABALA NEM MESMO COM UMA TORRENTE QUE DESCE PELA MONTANHA.

            A dupla exortação do apostolo Paulo a Timóteo, feitas nos versículos 10 e 14, pode ser parafraseada da seguinte forma: “Tu, porém, a despeito de toda doutrina falsa existente, tens seguido a minha doutrina e o meu modo de viver, e também o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha persistência e as minhas perseguições e os meus sofrimentos... os homens iníquos e charlatães (curandeiro que diz possuir remédios milagrosos), enganando a outros e a si próprios sendo enganados, ainda irão de mal a pior. Tu, porém, não deves ir além ou aquém, nem se desviar para qualquer outra direção diferente do meu ensino. Pelo contrário, fica firme, permaneça naquilo que aprendeste, naquilo em que creste, porque bem sabes de quem o aprendestes”.

1)   Passado (vs. 10-13).

Paulo está fazendo Timóteo lembrar-se não somente de que ele “conheceu plenamente”, ou “OBSERVOU” a doutrina  e a conduta do apóstolo, como se fosse um mero estudante imparcial, mas também de que ele se tornou um dedicado discípulo seu. Sem dúvida no inicio ele teve dificuldade para entender o sentido da instrução dada por Paulo, mas foi em frente. Ele se apossou do ensino, creu nele, absorveu e viveu de acordo com o mesmo. Do mesmo modo começou, sem dúvida, por observar o modo de vida do apostolo, mas depois passou a imitá-lo (1 Co 11.1; Fl 3.17). 



Os homens descritos nos versículos iniciais seguiam suas próprias inclinações (amavam a si mesmos, o dinheiro e os prazeres). Timóteo, por outro lado, seguia um modelo totalmente oposto, isto é, o ensino e o exemplo de Paulo, apostolo de Cristo: “Pois os homens serão egoístas ... Eles serão e farão isso e aquilo. Tu, porém, Timóteo, seguiste a mim, o meu ensino, a minha conduta, etc...

a)    A quem seguir?

Timóteo tinha observado e tentado imitar o “modo de viver” (conduta, tipo de vida) de Paulo, “a sua aspiração na vida” (ambições espirituais), a sua fé (fidelidade, “combati o bom combate e guardei a fé”), a sua paciência (longanimidade em relação às pessoas irritantes), o seu amor (para com Deus e o homem – eros ou ágape?) e a sua perseverança (a capacidade de suportar pacientemente situações penosas).

A referencia a “perseverança” ou “paciência” conduz naturalmente às “perseguições” e “aflições” que Paulo tivera que suportar. Ele menciona particularmente três cidades da Galácia: Antioquia, Icônio e Listra. Timóteo morava em Listra e presenciou  a ocasião em que o apostolo foi apedrejado pelo povo (Atos 14.19). Talvez a coragem de Paulo e a cura de um coxo, tenham contribuído para a conversão de Timóteo.

“Pois todos os cristãos que em Cristo Jesus, querem viver piedosamente, serão perseguidos”. Assim, também foi com o Nosso Senhor: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como todavia, não sois do mundo, pelo contrário dele vos escolhi; por isso o mundo vos odeia” (Jo 15.18-20).

 1) AQUELES QUE ESTÃO EM CRISTO, MAS NÃO NO MUNDO, NÃO SÃO PERSEGUIDOS, PORQUE NÃO ENTRAM EM CONTATO, EM CONFLITO COM OS SEUS PERSEGUIDORES, EM POTENCIAL. 2) AQUELES QUE ESTÃO NO MUNDO, MAS NÃO EM CRISTO, TAMBÉM NÃO SÃO PERSEGUIDOS, PORQUE O MUNDO NADA VÊ NELES PARA OS PERSEGUIR. OS PRIMEIROS (1) ESCAPAM DA PERSEGUIÇÃO RECUSANDO-SE O MUNDO; OS ULTIMOS PELA ASSIMILAÇÃO DAS COISAS DO MUNDO. A PERSEGUIÇÃO É INEVITÁVEL SOMENTE PARA AQUELES QUE ESTÃO SIMULTANEAMENTE NO MUNDO E EM CRISTO JESUS.

“Mas, os perversos e impostores andarão de mal a pior...”. A segunda palavra significa “feiticeiro” “impostor”. O apostolo não lhes atribui sinceridade; são “enganadores”. Tais homens “irão de mal a pior”.

2)   Futuro

Paulo inicia uma sentença com “Tu, porém”, distinguindo Timóteo dos homens perversos e impostores. Eles irão de mal a pior, ao passo que ele deve “permanecer” ou continuar, naquilo que aprendeu e creu.

Intimações desse tipo não são fora do comum nas paginas do Novo Testamento (cf. 2 joao 5). Diante de tantas “teologias” essa intimação é demasiadamente importante. Alguns homens radicais modernos estão anunciando conceitos de Deus e de Cristo, que Jesus e seus apóstolos nunca reconheceriam como sendo seus (1 Joao 4.2-3). Diante desse fato, ouçamos o conselho do Nosso Senhor Jesus Cristo: “Não há quem, após ter bebido vinho velho, queira do novo. Pois diz: o velho é que é bom” (Lc 5.39).

Os próprios apóstolos advertiam constantemente quanto às “novidades” e os chamavam sempre a retornar à mensagem apostólica original. João declara que “todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece, não tem Deus” e exorta o seu rebanho: “permanecer em vós o que ouviste desde o princípio” (2 Joao 9; 1 João 2.24).

Porquê? Timóteo deve permanecer naquilo que aprendeu, porque sabe de quem aprendeu. E quem era ele? O APOSTOLO PAULO! Paulo conduziu Timóteo a Cristo (2 Tm 1.2) e lhe impôs as mãos em sua ordenação (1.6), exortou sobre o dom que recebera do Espírito Santo e, que Deus não lhe havia dado o espírito de covardia, mas de amor, poder e moderação. Nos dois primeiros capítulos o apostolo pede a Timóteo que conserve “o padrão das sãs palavras que de mim ouviste” (1.13) e depois, que transmite a outros “o que de minha parte ouviste” (2.2).

Conclusão:

“Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreende, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”. 



1)    Toda escritura é inspirada por Deus. Ela é soprada por Deus (theopneustos).

2)    A escritura “é útil ao ensino”. V.15 “as sagras letras podem tornar-te sábio para a salvação”. Então, a Bíblia ensina fatos da salvação: a criação do homem à imagem e Deus; sua queda em pecado e o consequente juízo; o permanente amor de Deus para com o ser humano; o eterno plano de Deus para salvá-los através de seu filho, Jesus Cristo; a morte de Jesus e sua ressureição; a vida nova que recebemos de Cristo e a salvação eterna das nossas vidas.

3)    A escritura “é útil para ensinar a fé e corrigir o erro”, quando à conduta, ela é útil  para orientar a vida do homem e ensiná-lo a viver. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário